Monitoring interaction and collective text production through text mining
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104346 |
Resumo: | Este artigo apresenta a ferramenta Rede de Conceitos desenvolvida a partir da tecnologia de mineração de texto. O principal objetivo é extrair e relacionar os termos tratados com maior incidência na produção textual e exibir o resultado através de um grafo. A Rede foi implementada no Editor de Texto Coletivo (ETC) que é uma ferramenta online que permite a produção de textos de forma síncrona ou assíncrona pelos autores. Este artigo descreve a aplicação da Rede tanto em produções textuais coletivas, quanto na ferramenta fórum. O intuito é de oferecer suporte para o professor gerenciar o alto volume de dados oriundos das negociações e construção do texto em um menor tempo que o demandado atualmente. Os resultados apontam que a Rede de Conceitos pode auxiliar o professor, pois possibilita a obtenção de indicadores sobre a qualidade da produção textual. Além disso, ele pode analisar as mensagens postadas nos fóruns, sem necessariamente ler todo o conteúdo deste material anteriormente. |
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Lorandi, AlexandraBehar, Patrícia AlejandraAzevedo, Breno Fabrício Terra2014-10-09T02:13:31Z20141676-2592http://hdl.handle.net/10183/104346000938648Este artigo apresenta a ferramenta Rede de Conceitos desenvolvida a partir da tecnologia de mineração de texto. O principal objetivo é extrair e relacionar os termos tratados com maior incidência na produção textual e exibir o resultado através de um grafo. A Rede foi implementada no Editor de Texto Coletivo (ETC) que é uma ferramenta online que permite a produção de textos de forma síncrona ou assíncrona pelos autores. Este artigo descreve a aplicação da Rede tanto em produções textuais coletivas, quanto na ferramenta fórum. O intuito é de oferecer suporte para o professor gerenciar o alto volume de dados oriundos das negociações e construção do texto em um menor tempo que o demandado atualmente. Os resultados apontam que a Rede de Conceitos pode auxiliar o professor, pois possibilita a obtenção de indicadores sobre a qualidade da produção textual. Além disso, ele pode analisar as mensagens postadas nos fóruns, sem necessariamente ler todo o conteúdo deste material anteriormente.This article presents the Concepts Network tool, developed using text mining technology. The main objective of this tool is to extract and relate terms of greatest incidence from a text and exhibit the results in the form of a graph. The Network was implemented in the Collective Text Editor (CTE) which is an online tool that allows the production of texts in synchronized or non-synchronized forms. This article describes the application of the Network both in texts produced collectively and texts produced in a forum. The purpose of the tool is to offer support to the teacher in managing the high volume of data generated in the process of interaction among students and in the construction of the text. Specifically, the aim is to facilitate the teacher’s job by allowing him/her to process data in a shorter time than is currently demanded. The results suggest that the Concepts Network can aid the teacher, as it provides indicators of the quality of the text produced. Moreover, messages posted in forums can be analyzed without their content necessarily having to be pre-read.Este paper presenta la Herramienta Red de Conceptos (en portugues Rede de Conceitos). Fue desarrollada a partir de la tecnologia de mineración de texto. El principal objetivo és extrair y relacionar los conceptos tratados con mayor Incidencia en la producción textual y exibir el resultado a través de un grafo. La Red fue implementada en el Editor de Texto Colectivo (ETC) que és una herrameinta online que permite la producción de textos de forma síncrona o assíncrona por los autores. Este artículo describe una aplicación de la Red tanto en producciones textuales colectivas, quanto en un fórun de discusión. La intención és ofrecer soporte para que el profesor gerencie el gran volumen de datos originados de las negociaciones y de la construcción del texto en un tiempo menor que lo demandado normalmente. Los resultados apuntan que la Red de conceptos puede auxiliar el profesor, porque posibilita el logro de Indicadores sobre la calidad de la producción textual. Además de eso, él podrá analisar las mensagens postadas em el fórun, sin necesariamente tener que leer todo el material del contenido anteriormente.application/pdfengETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 16, n.1 (jan./abr. 2014), p. 67-83Tecnologia educacionalProdução textualInteraçãoEducation developmentTechnologyDesarrollo educacionalMonitoring interaction and collective text production through text miningAcompanhamento da interação e produção textual coletiva por meio de mineração de textos Acompañamiento de la interacción y producción textual colectiva através de la mineración de textos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000938648.pdf000938648.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1259359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104346/1/000938648.pdf7fc733753e61c61675c9f739e23bb791MD51TEXT000938648.pdf.txt000938648.pdf.txtExtracted Texttext/plain38150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104346/2/000938648.pdf.txt13799526d4eeaf252fea59246d8cc7faMD52THUMBNAIL000938648.pdf.jpg000938648.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104346/3/000938648.pdf.jpg024c21e5085e610d6e2043a0fa81fd55MD5310183/1043462021-08-18 04:33:30.636942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104346Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:33:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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