Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196285 |
Resumo: | Este artigo analisa o Caderno Virtual Pontos de Vista, material elaborado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que apresenta uma sequência didática para o ensino do gênero artigo de opinião. Enfocamos, na análise do Caderno, a forma como a Olimpíada aborda o gênero artigo de opinião, a relação entre a proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004) e a sequência didática apresentada e o modo como o tema da avaliação é desenvolvido. Ao longo do trabalho, levantamos algumas problematizações e apontamos caminhos possíveis para um aprimoramento do Caderno, com o objetivo de contribuir com o trabalho da Olimpíada, projeto tão importante para o ensino de escrita e leitura na rede pública de ensino. |
id |
UFRGS-2_c888981f7646677222284487753aed42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196285 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schmidt, Gabriela MochSchoffen, Juliana Roquele2019-06-26T02:35:02Z20172236-2592http://hdl.handle.net/10183/196285001093877Este artigo analisa o Caderno Virtual Pontos de Vista, material elaborado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que apresenta uma sequência didática para o ensino do gênero artigo de opinião. Enfocamos, na análise do Caderno, a forma como a Olimpíada aborda o gênero artigo de opinião, a relação entre a proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004) e a sequência didática apresentada e o modo como o tema da avaliação é desenvolvido. Ao longo do trabalho, levantamos algumas problematizações e apontamos caminhos possíveis para um aprimoramento do Caderno, com o objetivo de contribuir com o trabalho da Olimpíada, projeto tão importante para o ensino de escrita e leitura na rede pública de ensino.This article analyzes Carderno Virtual Pontos de Vista, prepared by Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, which presents a didactic sequence for teaching essay. The analysis focused on the way essay genre is addressed, the correspondence between Dolz, Noverraz and Schnewly (2004)’s proposal and the didactic sequence presented, and the way the concept of assessment is developed. Throughout the analysis, we raised some problematizations and pointed out possible improvements for the material, with the objective of contributing to the development of Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, an important project for teaching writing and reading in Brazilian public schools.application/pdfporPERcursos Linguísticos. Vitória, ES. Vol. 7, n. 17 (2017), p. 48-69Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil)Língua portuguesaAvaliaçãoLeitura e escritaEssayDidactic sequenceAssessmentAnálise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093877.pdf.txt001093877.pdf.txtExtracted Texttext/plain58566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196285/2/001093877.pdf.txtfe75a2697e3a9c3be75e6766cfd0d824MD52ORIGINAL001093877.pdfTexto completoapplication/pdf1049817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196285/1/001093877.pdf0dc521cb91bd7d46dd59b6f0a9d7c888MD5110183/1962852023-10-01 03:38:08.890099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196285Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-10-01T06:38:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro |
title |
Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro |
spellingShingle |
Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro Schmidt, Gabriela Moch Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil) Língua portuguesa Avaliação Leitura e escrita Essay Didactic sequence Assessment |
title_short |
Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro |
title_full |
Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro |
title_fullStr |
Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro |
title_full_unstemmed |
Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro |
title_sort |
Análise do caderno virtual Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro |
author |
Schmidt, Gabriela Moch |
author_facet |
Schmidt, Gabriela Moch Schoffen, Juliana Roquele |
author_role |
author |
author2 |
Schoffen, Juliana Roquele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Gabriela Moch Schoffen, Juliana Roquele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil) Língua portuguesa Avaliação Leitura e escrita |
topic |
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Brasil) Língua portuguesa Avaliação Leitura e escrita Essay Didactic sequence Assessment |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Essay Didactic sequence Assessment |
description |
Este artigo analisa o Caderno Virtual Pontos de Vista, material elaborado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que apresenta uma sequência didática para o ensino do gênero artigo de opinião. Enfocamos, na análise do Caderno, a forma como a Olimpíada aborda o gênero artigo de opinião, a relação entre a proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004) e a sequência didática apresentada e o modo como o tema da avaliação é desenvolvido. Ao longo do trabalho, levantamos algumas problematizações e apontamos caminhos possíveis para um aprimoramento do Caderno, com o objetivo de contribuir com o trabalho da Olimpíada, projeto tão importante para o ensino de escrita e leitura na rede pública de ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-26T02:35:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196285 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-2592 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001093877 |
identifier_str_mv |
2236-2592 001093877 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
PERcursos Linguísticos. Vitória, ES. Vol. 7, n. 17 (2017), p. 48-69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196285/2/001093877.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196285/1/001093877.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe75a2697e3a9c3be75e6766cfd0d824 0dc521cb91bd7d46dd59b6f0a9d7c888 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725049218531328 |