Branding e movimentos sociais: o caso Nike-Kaepernick
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229834 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a analisar a eficácia de campanhas de Branding que se apropriam de narrativas de movimentos sociais, através do estudo de caso da campanha da Nike com Colin Kaepernick em 2018. Para isso, elaborou-se um sistema de verificação com base nos processos de criação de campanhas de Branding propostos pelos autores consultados. Na pesquisa bibliográfica se apresentam conceitos de Branding e como ele pode ser desenvolvido. Também se observam conceitos de movimentos sociais e como eles agregam entidades às suas narrativas. Por fim, se confrontam os parâmetros de Branding estabelecidos pela literatura com o caso da campanha da Nike para, através desse exemplo, entender a efetividade de uma campanha que utiliza um movimento social como tema principal. |
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Silva, Guilherme Rost daLiedke, Enoi Dago2021-09-16T04:21:37Z2021http://hdl.handle.net/10183/229834001131477O presente trabalho se propõe a analisar a eficácia de campanhas de Branding que se apropriam de narrativas de movimentos sociais, através do estudo de caso da campanha da Nike com Colin Kaepernick em 2018. Para isso, elaborou-se um sistema de verificação com base nos processos de criação de campanhas de Branding propostos pelos autores consultados. Na pesquisa bibliográfica se apresentam conceitos de Branding e como ele pode ser desenvolvido. Também se observam conceitos de movimentos sociais e como eles agregam entidades às suas narrativas. Por fim, se confrontam os parâmetros de Branding estabelecidos pela literatura com o caso da campanha da Nike para, através desse exemplo, entender a efetividade de uma campanha que utiliza um movimento social como tema principal.The present work intends to analyze the efficiency of branding campaigns that appropriate from social movements narratives through Nike's Colin Kaepernick campaign from 2018. For that a verification system was made based on the bibliography. The bibliography covers concepts of branding and the steps to build a branding campaign. It also covers social movements concepts and how they communicate and include other entities in their narratives. The present work also confronts the parameters of branding established in the literature with Nike's campaign to analyze it's effectiveness.application/pdfporGestão de marcasMarketingCampanha publicitáriaBrandingSocial movementsBrand constructionBranding e movimentos sociais: o caso Nike-Kaepernickinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131477.pdf.txt001131477.pdf.txtExtracted Texttext/plain100281http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229834/2/001131477.pdf.txt04b8cb8d6f7182f2feb0e9630202e871MD52ORIGINAL001131477.pdfTexto completoapplication/pdf14854388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229834/1/001131477.pdf35892d3fe5ad73eaaf752cf5f31c2a5bMD5110183/2298342021-09-19 04:27:02.108001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:27:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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