Docência na educação infantil : um lugar gênero? - Estudo de caso sobre docência masculina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181820 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem o objetivo de analisar como a docência do profissional do sexo masculino acontece na Educação Infantil e de que modo esta atuação é percebida a partir de diferentes óticas (docentes, acadêmicos e gestoras). O problema de pesquisa parte da dificuldade em compreender a complexidade e o lugar de gênero na docência no espaço da Educação Infantil. Isto é, como os professores, gestoras e acadêmicos concebem o lugar da docência a partir de um diferencial de gênero (masculino). A metodologia adotada foi através de entrevistas direcionadas e análise do discurso de nove entrevistados, sendo eles: três professores homens, três acadêmicos do curso de pedagogia e três gestoras que atuam em escolas de Educação Infantil. Como aporte teórico para realizar as análises, foram utilizadas as seguintes autoras: Flores (2000), Sayão (2005), Felipe (2006) e Jaeger e Jacques (2017). As categorias de análise foram construídas a partir dos discursos, e, aquela que mais se evidenciou diz respeito à concepção histórica reiterando que maternagem e cuidado ainda são fatores que concorrem para uma atuação docente na Educação Infantil predominantemente feminina. |
id |
UFRGS-2_c9681c5be1ba8e00fc1a0daa277fc666 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181820 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreira, Danielle SilveiraAlbuquerque, Paulo Peixoto de2018-09-12T02:32:48Z2018http://hdl.handle.net/10183/181820001075474Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem o objetivo de analisar como a docência do profissional do sexo masculino acontece na Educação Infantil e de que modo esta atuação é percebida a partir de diferentes óticas (docentes, acadêmicos e gestoras). O problema de pesquisa parte da dificuldade em compreender a complexidade e o lugar de gênero na docência no espaço da Educação Infantil. Isto é, como os professores, gestoras e acadêmicos concebem o lugar da docência a partir de um diferencial de gênero (masculino). A metodologia adotada foi através de entrevistas direcionadas e análise do discurso de nove entrevistados, sendo eles: três professores homens, três acadêmicos do curso de pedagogia e três gestoras que atuam em escolas de Educação Infantil. Como aporte teórico para realizar as análises, foram utilizadas as seguintes autoras: Flores (2000), Sayão (2005), Felipe (2006) e Jaeger e Jacques (2017). As categorias de análise foram construídas a partir dos discursos, e, aquela que mais se evidenciou diz respeito à concepção histórica reiterando que maternagem e cuidado ainda são fatores que concorrem para uma atuação docente na Educação Infantil predominantemente feminina.application/pdfporGêneroDocênciaDocência na educação infantil : um lugar gênero? - Estudo de caso sobre docência masculinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075474.pdfTexto completoapplication/pdf735943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181820/1/001075474.pdf775a5c58f590cb256517eb82b008e208MD51TEXT001075474.pdf.txt001075474.pdf.txtExtracted Texttext/plain112551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181820/2/001075474.pdf.txtd8bc6c7b625a4eb5a411a29472137541MD52THUMBNAIL001075474.pdf.jpg001075474.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181820/3/001075474.pdf.jpg184dcd0b2ab13a2510fb2a84aee93006MD5310183/1818202018-10-05 07:49:24.308oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181820Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:49:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Docência na educação infantil : um lugar gênero? - Estudo de caso sobre docência masculina |
title |
Docência na educação infantil : um lugar gênero? - Estudo de caso sobre docência masculina |
spellingShingle |
Docência na educação infantil : um lugar gênero? - Estudo de caso sobre docência masculina Moreira, Danielle Silveira Gênero Docência |
title_short |
Docência na educação infantil : um lugar gênero? - Estudo de caso sobre docência masculina |
title_full |
Docência na educação infantil : um lugar gênero? - Estudo de caso sobre docência masculina |
title_fullStr |
Docência na educação infantil : um lugar gênero? - Estudo de caso sobre docência masculina |
title_full_unstemmed |
Docência na educação infantil : um lugar gênero? - Estudo de caso sobre docência masculina |
title_sort |
Docência na educação infantil : um lugar gênero? - Estudo de caso sobre docência masculina |
author |
Moreira, Danielle Silveira |
author_facet |
Moreira, Danielle Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Danielle Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Docência |
topic |
Gênero Docência |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem o objetivo de analisar como a docência do profissional do sexo masculino acontece na Educação Infantil e de que modo esta atuação é percebida a partir de diferentes óticas (docentes, acadêmicos e gestoras). O problema de pesquisa parte da dificuldade em compreender a complexidade e o lugar de gênero na docência no espaço da Educação Infantil. Isto é, como os professores, gestoras e acadêmicos concebem o lugar da docência a partir de um diferencial de gênero (masculino). A metodologia adotada foi através de entrevistas direcionadas e análise do discurso de nove entrevistados, sendo eles: três professores homens, três acadêmicos do curso de pedagogia e três gestoras que atuam em escolas de Educação Infantil. Como aporte teórico para realizar as análises, foram utilizadas as seguintes autoras: Flores (2000), Sayão (2005), Felipe (2006) e Jaeger e Jacques (2017). As categorias de análise foram construídas a partir dos discursos, e, aquela que mais se evidenciou diz respeito à concepção histórica reiterando que maternagem e cuidado ainda são fatores que concorrem para uma atuação docente na Educação Infantil predominantemente feminina. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-12T02:32:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181820 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001075474 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181820 |
identifier_str_mv |
001075474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181820/1/001075474.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181820/2/001075474.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181820/3/001075474.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
775a5c58f590cb256517eb82b008e208 d8bc6c7b625a4eb5a411a29472137541 184dcd0b2ab13a2510fb2a84aee93006 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447223513645056 |