Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha, Luciana Sandrini, Krassmann, Aliane Loureiro, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262400
Resumo: A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia em ascensão por proporcionar experiências autênticas em ambientes interativos e colaborativos, superando limitações de espaço e tempo. Este artigo apresenta uma investigação sobre plataformas web de RV que possam ser utilizadas na educação. De caráter exploratório, o estudo busca reunir eanalisar plataformas que disponibilizem acesso multiusuário e simultâneo, interaçãosocial, trabalho colaborativo, versão gratuita e sejam acessíveis a professores, alunos eusuários comuns. Os resultados da pesquisa contribuem com o meio acadêmico, ao facilitar a escolha da plataforma mais adequada às necessidades de professores, alunos edemais usuários com algum interesse nesta tecnologia.
id UFRGS-2_cb4e5247b8d1493cc76fa2882b5cf098
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262400
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vidotto, Kajiana Nuernberg SartorRocha, Luciana SandriniKrassmann, Aliane LoureiroTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-07-20T03:34:22Z20221679-1916http://hdl.handle.net/10183/262400001170357A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia em ascensão por proporcionar experiências autênticas em ambientes interativos e colaborativos, superando limitações de espaço e tempo. Este artigo apresenta uma investigação sobre plataformas web de RV que possam ser utilizadas na educação. De caráter exploratório, o estudo busca reunir eanalisar plataformas que disponibilizem acesso multiusuário e simultâneo, interaçãosocial, trabalho colaborativo, versão gratuita e sejam acessíveis a professores, alunos eusuários comuns. Os resultados da pesquisa contribuem com o meio acadêmico, ao facilitar a escolha da plataforma mais adequada às necessidades de professores, alunos edemais usuários com algum interesse nesta tecnologia.Virtual Reality (VR) is a technology on the rise for providing authenticexperiences in interactive and collaborative environments, overcoming limitations ofspace and time. This article investigates VR web-based platforms that are suitable foreducation. Of an exploratory nature, the study seeks to gather and analyze platforms thatprovide multi-user and simultaneous access, social interaction, collaborative work, freeversion and are accessible to teachers, students, and general users. The research resultscontribute to academia by facilitating the choice of the appropriate platform to the needsof teachers, students, and other users with some interest in this technology.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n. 1 (2022), p. 338-347Tecnologia educacionalWeb-based PlatformsVirtual RealityEducationEducation TechnologyMetaversePlataformas web de realidade virtual : possibilidades para a EducaçãoVirtual reality web-based platforms : possibilities for educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170357.pdf.txt001170357.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262400/2/001170357.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001170357.pdfTexto completoapplication/pdf7980783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262400/1/001170357.pdf38183fd11a7fc14251e8efa9e3b9fa99MD5110183/2624002023-07-21 03:29:11.52665oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262400Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-21T06:29:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Virtual reality web-based platforms : possibilities for education
title Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação
spellingShingle Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação
Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor
Tecnologia educacional
Web-based Platforms
Virtual Reality
Education
Education Technology
Metaverse
title_short Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação
title_full Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação
title_fullStr Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação
title_full_unstemmed Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação
title_sort Plataformas web de realidade virtual : possibilidades para a Educação
author Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor
author_facet Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor
Rocha, Luciana Sandrini
Krassmann, Aliane Loureiro
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Rocha, Luciana Sandrini
Krassmann, Aliane Loureiro
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidotto, Kajiana Nuernberg Sartor
Rocha, Luciana Sandrini
Krassmann, Aliane Loureiro
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
topic Tecnologia educacional
Web-based Platforms
Virtual Reality
Education
Education Technology
Metaverse
dc.subject.eng.fl_str_mv Web-based Platforms
Virtual Reality
Education
Education Technology
Metaverse
description A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia em ascensão por proporcionar experiências autênticas em ambientes interativos e colaborativos, superando limitações de espaço e tempo. Este artigo apresenta uma investigação sobre plataformas web de RV que possam ser utilizadas na educação. De caráter exploratório, o estudo busca reunir eanalisar plataformas que disponibilizem acesso multiusuário e simultâneo, interaçãosocial, trabalho colaborativo, versão gratuita e sejam acessíveis a professores, alunos eusuários comuns. Os resultados da pesquisa contribuem com o meio acadêmico, ao facilitar a escolha da plataforma mais adequada às necessidades de professores, alunos edemais usuários com algum interesse nesta tecnologia.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-20T03:34:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262400
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170357
identifier_str_mv 1679-1916
001170357
url http://hdl.handle.net/10183/262400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n. 1 (2022), p. 338-347
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262400/2/001170357.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262400/1/001170357.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
38183fd11a7fc14251e8efa9e3b9fa99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225092283236352