O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Letícia Machado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182784
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar propostas de atividades que facilitem o processo de aprendizagem do léxico de espanhol de crianças na etapa pré-escolar através de histórias infantis. O tema e abordagem justificam-se por perceber como pode ser importante colocar crianças em contato com uma língua estrangeira desde cedo, por se tratar de clássicos, considerando que são de amplo conhecimento das crianças, e por acreditar que as histórias infantis facilitam o caminho da aprendizagem por permitir às crianças aprender através de um universo que estimule o interesse e a criatividade. As atividades foram elaboradas a partir de cinco histórias pertencentes à coleção Clássicos Bilíngue: Alicia en el país de las maravillas, Blancanieves y los siete enanitos, Caperucita Roja, La Cenicienta e Mogli. Como referencial teórico, trazemos autores que tratam do Léxico, da Competência Comunicativa, da Competência Lexical, assim como as teorias de aquisição da linguagem. Além disso, trazemos como referência a teoria de Piaget sobre o desenvolvimento da criança. Pretendemos, com este trabalho, refletir sobre a importância do ensino de língua estrangeira na educação infantil e demonstrar como as histórias podem ser usadas no contexto de ensino de língua estrangeira, auxiliando também outros professores inseridos no contexto da educação infantil.
id UFRGS-2_cb6c8310c487fa334246e90b98e9c7b4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182784
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Trindade, Letícia MachadoNariño Rodriguez, Mónica2018-09-26T02:34:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/182784001077414O presente trabalho tem como objetivo apresentar propostas de atividades que facilitem o processo de aprendizagem do léxico de espanhol de crianças na etapa pré-escolar através de histórias infantis. O tema e abordagem justificam-se por perceber como pode ser importante colocar crianças em contato com uma língua estrangeira desde cedo, por se tratar de clássicos, considerando que são de amplo conhecimento das crianças, e por acreditar que as histórias infantis facilitam o caminho da aprendizagem por permitir às crianças aprender através de um universo que estimule o interesse e a criatividade. As atividades foram elaboradas a partir de cinco histórias pertencentes à coleção Clássicos Bilíngue: Alicia en el país de las maravillas, Blancanieves y los siete enanitos, Caperucita Roja, La Cenicienta e Mogli. Como referencial teórico, trazemos autores que tratam do Léxico, da Competência Comunicativa, da Competência Lexical, assim como as teorias de aquisição da linguagem. Além disso, trazemos como referência a teoria de Piaget sobre o desenvolvimento da criança. Pretendemos, com este trabalho, refletir sobre a importância do ensino de língua estrangeira na educação infantil e demonstrar como as histórias podem ser usadas no contexto de ensino de língua estrangeira, auxiliando também outros professores inseridos no contexto da educação infantil.El presente trabajo tiene como objetivo presentar propuestas de actividades que faciliten el proceso de aprendizaje del léxico del español de niños en edad preescolar a través de cuentos infantiles. El tema y enfoque se justifican por percibir como puede ser importante poner a los niños en contacto con una lengua extranjera desde pequeños, por tratarse de clásicos, considerando que son de amplio conocimiento de los niños, y por creer que los cuentos infantiles facilitan el camino del aprendizaje porque permiten a los niños aprender a través de un universo que estimule el interés y la creatividad. Las actividades fueron elaboradas a partir de cinco cuentos pertenecientes a la colección Clásicos Bilingüe: Alicia en el país de las maravillas, Blancanieves y los siete enanitos, Caperucita Roja, La Cenicienta y Mogli. Como marco teórico, presentamos autores que tratan del Léxico, de la Competencia Comunicativa, de la Competencia Lexical, así como las teorías de adquisición del lenguaje. Además, traemos como referencia la teoría de Piaget sobre el desarrollo del niño. Pretendemos, con este trabajo, reflexionar sobre la importancia de la enseñanza de lengua extranjera en la educación infantil y demostrar cómo es posible utilizar los cuentos en el contexto de enseñanza de lengua extranjera, ayudando también otros profesores que están en el contexto de la educación infantil.application/pdfporLíngua espanholaEnsino e aprendizagemObjetos de aprendizagemEnsino de língua estrangeira (espanhol)Literatura infantilLéxicoAprendizajeLengua ExtranjeraCuentos InfantilesO uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077414.pdfTexto completoapplication/pdf1082432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182784/1/001077414.pdfa5c0eb09c5271024f5808a3cb11673c7MD51TEXT001077414.pdf.txt001077414.pdf.txtExtracted Texttext/plain71993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182784/2/001077414.pdf.txt540135d6830236f9a7278484e1b50030MD52THUMBNAIL001077414.pdf.jpg001077414.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182784/3/001077414.pdf.jpgc7d2bf2f7fb824361239fa426cc5aac7MD5310183/1827842022-08-06 04:52:25.73088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182784Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar
title O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar
spellingShingle O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar
Trindade, Letícia Machado
Língua espanhola
Ensino e aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Literatura infantil
Léxico
Aprendizaje
Lengua Extranjera
Cuentos Infantiles
title_short O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar
title_full O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar
title_fullStr O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar
title_full_unstemmed O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar
title_sort O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar
author Trindade, Letícia Machado
author_facet Trindade, Letícia Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Letícia Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nariño Rodriguez, Mónica
contributor_str_mv Nariño Rodriguez, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Ensino e aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Literatura infantil
topic Língua espanhola
Ensino e aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Literatura infantil
Léxico
Aprendizaje
Lengua Extranjera
Cuentos Infantiles
dc.subject.spa.fl_str_mv Léxico
Aprendizaje
Lengua Extranjera
Cuentos Infantiles
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar propostas de atividades que facilitem o processo de aprendizagem do léxico de espanhol de crianças na etapa pré-escolar através de histórias infantis. O tema e abordagem justificam-se por perceber como pode ser importante colocar crianças em contato com uma língua estrangeira desde cedo, por se tratar de clássicos, considerando que são de amplo conhecimento das crianças, e por acreditar que as histórias infantis facilitam o caminho da aprendizagem por permitir às crianças aprender através de um universo que estimule o interesse e a criatividade. As atividades foram elaboradas a partir de cinco histórias pertencentes à coleção Clássicos Bilíngue: Alicia en el país de las maravillas, Blancanieves y los siete enanitos, Caperucita Roja, La Cenicienta e Mogli. Como referencial teórico, trazemos autores que tratam do Léxico, da Competência Comunicativa, da Competência Lexical, assim como as teorias de aquisição da linguagem. Além disso, trazemos como referência a teoria de Piaget sobre o desenvolvimento da criança. Pretendemos, com este trabalho, refletir sobre a importância do ensino de língua estrangeira na educação infantil e demonstrar como as histórias podem ser usadas no contexto de ensino de língua estrangeira, auxiliando também outros professores inseridos no contexto da educação infantil.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-26T02:34:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182784
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077414
url http://hdl.handle.net/10183/182784
identifier_str_mv 001077414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182784/1/001077414.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182784/2/001077414.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182784/3/001077414.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a5c0eb09c5271024f5808a3cb11673c7
540135d6830236f9a7278484e1b50030
c7d2bf2f7fb824361239fa426cc5aac7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224558333657088