O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182784 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar propostas de atividades que facilitem o processo de aprendizagem do léxico de espanhol de crianças na etapa pré-escolar através de histórias infantis. O tema e abordagem justificam-se por perceber como pode ser importante colocar crianças em contato com uma língua estrangeira desde cedo, por se tratar de clássicos, considerando que são de amplo conhecimento das crianças, e por acreditar que as histórias infantis facilitam o caminho da aprendizagem por permitir às crianças aprender através de um universo que estimule o interesse e a criatividade. As atividades foram elaboradas a partir de cinco histórias pertencentes à coleção Clássicos Bilíngue: Alicia en el país de las maravillas, Blancanieves y los siete enanitos, Caperucita Roja, La Cenicienta e Mogli. Como referencial teórico, trazemos autores que tratam do Léxico, da Competência Comunicativa, da Competência Lexical, assim como as teorias de aquisição da linguagem. Além disso, trazemos como referência a teoria de Piaget sobre o desenvolvimento da criança. Pretendemos, com este trabalho, refletir sobre a importância do ensino de língua estrangeira na educação infantil e demonstrar como as histórias podem ser usadas no contexto de ensino de língua estrangeira, auxiliando também outros professores inseridos no contexto da educação infantil. |
id |
UFRGS-2_cb6c8310c487fa334246e90b98e9c7b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182784 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Trindade, Letícia MachadoNariño Rodriguez, Mónica2018-09-26T02:34:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/182784001077414O presente trabalho tem como objetivo apresentar propostas de atividades que facilitem o processo de aprendizagem do léxico de espanhol de crianças na etapa pré-escolar através de histórias infantis. O tema e abordagem justificam-se por perceber como pode ser importante colocar crianças em contato com uma língua estrangeira desde cedo, por se tratar de clássicos, considerando que são de amplo conhecimento das crianças, e por acreditar que as histórias infantis facilitam o caminho da aprendizagem por permitir às crianças aprender através de um universo que estimule o interesse e a criatividade. As atividades foram elaboradas a partir de cinco histórias pertencentes à coleção Clássicos Bilíngue: Alicia en el país de las maravillas, Blancanieves y los siete enanitos, Caperucita Roja, La Cenicienta e Mogli. Como referencial teórico, trazemos autores que tratam do Léxico, da Competência Comunicativa, da Competência Lexical, assim como as teorias de aquisição da linguagem. Além disso, trazemos como referência a teoria de Piaget sobre o desenvolvimento da criança. Pretendemos, com este trabalho, refletir sobre a importância do ensino de língua estrangeira na educação infantil e demonstrar como as histórias podem ser usadas no contexto de ensino de língua estrangeira, auxiliando também outros professores inseridos no contexto da educação infantil.El presente trabajo tiene como objetivo presentar propuestas de actividades que faciliten el proceso de aprendizaje del léxico del español de niños en edad preescolar a través de cuentos infantiles. El tema y enfoque se justifican por percibir como puede ser importante poner a los niños en contacto con una lengua extranjera desde pequeños, por tratarse de clásicos, considerando que son de amplio conocimiento de los niños, y por creer que los cuentos infantiles facilitan el camino del aprendizaje porque permiten a los niños aprender a través de un universo que estimule el interés y la creatividad. Las actividades fueron elaboradas a partir de cinco cuentos pertenecientes a la colección Clásicos Bilingüe: Alicia en el país de las maravillas, Blancanieves y los siete enanitos, Caperucita Roja, La Cenicienta y Mogli. Como marco teórico, presentamos autores que tratan del Léxico, de la Competencia Comunicativa, de la Competencia Lexical, así como las teorías de adquisición del lenguaje. Además, traemos como referencia la teoría de Piaget sobre el desarrollo del niño. Pretendemos, con este trabajo, reflexionar sobre la importancia de la enseñanza de lengua extranjera en la educación infantil y demostrar cómo es posible utilizar los cuentos en el contexto de enseñanza de lengua extranjera, ayudando también otros profesores que están en el contexto de la educación infantil.application/pdfporLíngua espanholaEnsino e aprendizagemObjetos de aprendizagemEnsino de língua estrangeira (espanhol)Literatura infantilLéxicoAprendizajeLengua ExtranjeraCuentos InfantilesO uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077414.pdfTexto completoapplication/pdf1082432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182784/1/001077414.pdfa5c0eb09c5271024f5808a3cb11673c7MD51TEXT001077414.pdf.txt001077414.pdf.txtExtracted Texttext/plain71993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182784/2/001077414.pdf.txt540135d6830236f9a7278484e1b50030MD52THUMBNAIL001077414.pdf.jpg001077414.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182784/3/001077414.pdf.jpgc7d2bf2f7fb824361239fa426cc5aac7MD5310183/1827842022-08-06 04:52:25.73088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182784Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar |
title |
O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar |
spellingShingle |
O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar Trindade, Letícia Machado Língua espanhola Ensino e aprendizagem Objetos de aprendizagem Ensino de língua estrangeira (espanhol) Literatura infantil Léxico Aprendizaje Lengua Extranjera Cuentos Infantiles |
title_short |
O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar |
title_full |
O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar |
title_fullStr |
O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar |
title_full_unstemmed |
O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar |
title_sort |
O uso de histórias infantis para o ensino do léxico de língua espanhola : propostas de atividades para crianças na etapa pré-escolar |
author |
Trindade, Letícia Machado |
author_facet |
Trindade, Letícia Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Letícia Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nariño Rodriguez, Mónica |
contributor_str_mv |
Nariño Rodriguez, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Ensino e aprendizagem Objetos de aprendizagem Ensino de língua estrangeira (espanhol) Literatura infantil |
topic |
Língua espanhola Ensino e aprendizagem Objetos de aprendizagem Ensino de língua estrangeira (espanhol) Literatura infantil Léxico Aprendizaje Lengua Extranjera Cuentos Infantiles |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Léxico Aprendizaje Lengua Extranjera Cuentos Infantiles |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar propostas de atividades que facilitem o processo de aprendizagem do léxico de espanhol de crianças na etapa pré-escolar através de histórias infantis. O tema e abordagem justificam-se por perceber como pode ser importante colocar crianças em contato com uma língua estrangeira desde cedo, por se tratar de clássicos, considerando que são de amplo conhecimento das crianças, e por acreditar que as histórias infantis facilitam o caminho da aprendizagem por permitir às crianças aprender através de um universo que estimule o interesse e a criatividade. As atividades foram elaboradas a partir de cinco histórias pertencentes à coleção Clássicos Bilíngue: Alicia en el país de las maravillas, Blancanieves y los siete enanitos, Caperucita Roja, La Cenicienta e Mogli. Como referencial teórico, trazemos autores que tratam do Léxico, da Competência Comunicativa, da Competência Lexical, assim como as teorias de aquisição da linguagem. Além disso, trazemos como referência a teoria de Piaget sobre o desenvolvimento da criança. Pretendemos, com este trabalho, refletir sobre a importância do ensino de língua estrangeira na educação infantil e demonstrar como as histórias podem ser usadas no contexto de ensino de língua estrangeira, auxiliando também outros professores inseridos no contexto da educação infantil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-26T02:34:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182784 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001077414 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182784 |
identifier_str_mv |
001077414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182784/1/001077414.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182784/2/001077414.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182784/3/001077414.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5c0eb09c5271024f5808a3cb11673c7 540135d6830236f9a7278484e1b50030 c7d2bf2f7fb824361239fa426cc5aac7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224558333657088 |