Implementação de um método de verificação de fatos para rádio escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200613 |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada propõe que o ensino de uma ferramenta de verificação de fatos seja incluído em uma proposta de rádio escolar, com o objetivo de evitar a disseminação de notícias falsas. Além disso, defende o debate com os alunos sobre o atual contexto de pósverdade, acreditando que os alunos devem olhar as notícias que recebem, especialmente através de meios digitais, de forma crítica. A pesquisa baseia sua prática na concepção de Marcos Baltar sobre a rádio escolar, Laura Storch sobre a verificação de fatos didática, Cristiana Cequeira de Lima Santana sobre pós-verdade e Joaquim Dolz a respeito das sequências didáticas como sistema de ensinagem. A forma com que a pesquisa se apresenta é a de pesquisa-ação, buscando a autonomia dos alunos ao evitar o conteudismo e construir em atividades práticas o embasamento a respeito dos temas relacionados e as ferramentas necessárias para evitar a disseminação de notícias distorcidas ou falsas. As atividades descritas foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Villa Lobos, em São Leopoldo-RS, e os alunos que participaram fazem parte das turmas de segundo ano do ensino médio. A duração do módulo relacionado às notícias falsas e verificação de fatos foi de aproximadamente dois meses, dividido em sete encontros com diferentes atividades envolvendo o tema. |
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Lacerda, Geovane DantasViegas, Silvio Cesar2019-10-12T03:53:58Z2018http://hdl.handle.net/10183/200613001103061A pesquisa aqui apresentada propõe que o ensino de uma ferramenta de verificação de fatos seja incluído em uma proposta de rádio escolar, com o objetivo de evitar a disseminação de notícias falsas. Além disso, defende o debate com os alunos sobre o atual contexto de pósverdade, acreditando que os alunos devem olhar as notícias que recebem, especialmente através de meios digitais, de forma crítica. A pesquisa baseia sua prática na concepção de Marcos Baltar sobre a rádio escolar, Laura Storch sobre a verificação de fatos didática, Cristiana Cequeira de Lima Santana sobre pós-verdade e Joaquim Dolz a respeito das sequências didáticas como sistema de ensinagem. A forma com que a pesquisa se apresenta é a de pesquisa-ação, buscando a autonomia dos alunos ao evitar o conteudismo e construir em atividades práticas o embasamento a respeito dos temas relacionados e as ferramentas necessárias para evitar a disseminação de notícias distorcidas ou falsas. As atividades descritas foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Villa Lobos, em São Leopoldo-RS, e os alunos que participaram fazem parte das turmas de segundo ano do ensino médio. A duração do módulo relacionado às notícias falsas e verificação de fatos foi de aproximadamente dois meses, dividido em sete encontros com diferentes atividades envolvendo o tema.This research proposes that the teaching of a fact verification tool may be included in a school radio proposal, in order to avoid the dissemination of false news. In addition, it implemented discussion with students about the current post-truth context, believing that students should look through the news they receive, especially by digital media, critically. The research bases its practice in the conception of Marcos Baltar on the school radio, Laura Storch on the didactic fact-checking system, Cristiana Cequeira de Lima Santana on post-truth and Joaquim Dolz on the didactic sequences as a teaching system. The way the research is presented is the one of action research, seeking the students' autonomy by avoiding acritical content and constructing in practical activities the background on the related topics and the necessary tools to avoid the dissemination of distorted or false news. The activities described were carried out at the Villa Lobos State High School in São Leopoldo, RS, and the students who participated are part of the second year of high school. The term of the module related to the fake news and fact-checking was approximately two months, divided in seven meetings with different activities involving the theme.application/pdfporRádioNotícia falsaSchool RadioFake NewsFact-CheckingImplementação de um método de verificação de fatos para rádio escolarThe use of the Socrative : a case study in the history disciplineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103061.pdf.txt001103061.pdf.txtExtracted Texttext/plain82231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200613/2/001103061.pdf.txt6859026aabb02bec69a632837d8bad4aMD52ORIGINAL001103061.pdfTexto completoapplication/pdf761136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200613/1/001103061.pdf23e9da57b7019145dfb5517642e2a611MD5110183/2006132019-10-13 03:50:36.363026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200613Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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