Implementação de um método de verificação de fatos para rádio escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Geovane Dantas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200613
Resumo: A pesquisa aqui apresentada propõe que o ensino de uma ferramenta de verificação de fatos seja incluído em uma proposta de rádio escolar, com o objetivo de evitar a disseminação de notícias falsas. Além disso, defende o debate com os alunos sobre o atual contexto de pósverdade, acreditando que os alunos devem olhar as notícias que recebem, especialmente através de meios digitais, de forma crítica. A pesquisa baseia sua prática na concepção de Marcos Baltar sobre a rádio escolar, Laura Storch sobre a verificação de fatos didática, Cristiana Cequeira de Lima Santana sobre pós-verdade e Joaquim Dolz a respeito das sequências didáticas como sistema de ensinagem. A forma com que a pesquisa se apresenta é a de pesquisa-ação, buscando a autonomia dos alunos ao evitar o conteudismo e construir em atividades práticas o embasamento a respeito dos temas relacionados e as ferramentas necessárias para evitar a disseminação de notícias distorcidas ou falsas. As atividades descritas foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Villa Lobos, em São Leopoldo-RS, e os alunos que participaram fazem parte das turmas de segundo ano do ensino médio. A duração do módulo relacionado às notícias falsas e verificação de fatos foi de aproximadamente dois meses, dividido em sete encontros com diferentes atividades envolvendo o tema.
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