Educação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corpos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Roseli Belmonte
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Isabela Dutra Correa da, Silva, Marcela Dutra Corrêa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263683
Resumo: Este artigo aborda a Educação Física na Educação Infantil. O objetivo é problematizar a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, considerando os pressupostos indicados para a área nessa etapa de escolaridade e os processos de condução dos sujeitos infantis nessas práticas. Trata-se de um estudo qualitativo com base nos Estudos Foucaultianos em Educação. Em primeiro lugar, analisamos a BNCC para a Educação Infantil, destacando os discursos que legitimam a área da Educação Física. Em segundo lugar, reunimos pistas, num movimento cartográfico, sobre o modo como acontece a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Notamos que há orientações curriculares que indicam para uma formação integral, emancipada e livre do sujeito infantil. Todavia, nas práticas da Educação Física, há operações de governamento que conduzem para um disciplinamento do corpo. Dentro da perspectiva de análise, destacamos que liberdade e disciplina são conceitos afins à constituição dos sujeitos infantis contemporâneos.
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spelling Machado, Roseli BelmonteSilva, Isabela Dutra Correa daSilva, Marcela Dutra Corrêa da2023-08-16T03:34:14Z20211809-3108http://hdl.handle.net/10183/263683001162199Este artigo aborda a Educação Física na Educação Infantil. O objetivo é problematizar a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, considerando os pressupostos indicados para a área nessa etapa de escolaridade e os processos de condução dos sujeitos infantis nessas práticas. Trata-se de um estudo qualitativo com base nos Estudos Foucaultianos em Educação. Em primeiro lugar, analisamos a BNCC para a Educação Infantil, destacando os discursos que legitimam a área da Educação Física. Em segundo lugar, reunimos pistas, num movimento cartográfico, sobre o modo como acontece a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Notamos que há orientações curriculares que indicam para uma formação integral, emancipada e livre do sujeito infantil. Todavia, nas práticas da Educação Física, há operações de governamento que conduzem para um disciplinamento do corpo. Dentro da perspectiva de análise, destacamos que liberdade e disciplina são conceitos afins à constituição dos sujeitos infantis contemporâneos.This article is about Physical Education in Early Childhood Education. The objective is to problematize the pedagogical practice of Physical Education in Early Childhood Education, considering the guidelines for the area at this stage of teaching and the processes of conducting child subjects in these practices. This is a qualitative study based on Foucaultian Studies in Education. Firstly, we analyzed the BNCC for Early Childhood Education, highlighting the discourse that legitimizes the area of Physical Education. Second, we gathered clues, in a cartographic movement, on the pedagogical practice of Physical Education in Early Childhood Education. We realize that there are curricular guidelines that indicate an integral, emancipated and free education of the child subject. However, in Physical Education classes there are governance operations that lead to disciplining the body. In this perspective of analysis, we highlight that freedom and discipline are reletad concepts in the constitution of contemporary child subjects.Este artículo trata sobre la Educación Física en la Educación Infantil. El objetivo es problematizar la práctica pedagógica de la Educación Física en la Educación Infantil, considerando los lineamientos curriculares del área en esta etapa y los procesos de conducción de los sujetos infantiles en estas prácticas. Este es un estudio cualitativo basado en Estudios Foucaultianos en Educación. En primer lugar, analizamos el BNCC de Educación Infantil, destacando los discursos que legitiman el área de Educación Física. En segundo lugar, recopilamos pistas, en un movimiento cartográfico, sobre cómo se da la práctica pedagógica de la Educación Física en la Educación Infantil. Observamos que existen pautas curriculares que señalan una formación integral, emancipada y en libertad para la asignatura infantil. Sin embargo, en las prácticas de Educación Física existen operaciones de gobernanza que llevan a disciplinar el cuerpo. Desde la perspectiva, enfatizamos que la libertad y la disciplina son conceptos relacionados en la constitución de los sujetos infantiles contemporáneos.application/pdfporRevista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.1 (2021), p. 35-50Educação infantilPrática pedagógicaEducação física escolarChildhood educationFreedomPhysical EducationDisciplineEducación infantilLibertadEducación FísicaDisciplinaEducação física na educação infantil: entre a formação para a liberdade e o disciplinamento dos corposPhysical education in childhood education: between training for freedom and body disciplinationLa educación física en la educación infantil: entre la formación para la libertad y la disciplinación corporalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162199.pdf.txt001162199.pdf.txtExtracted Texttext/plain42675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263683/2/001162199.pdf.txtdb6ce304b406adc4c527b6ab8da46ddbMD52ORIGINAL001162199.pdfTexto completoapplication/pdf243649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263683/1/001162199.pdf12b2c85ed851068b48fe01334e45f5dcMD5110183/2636832023-08-17 03:37:21.961209oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263683Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:37:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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