Etnomatemática, jogos de linguagem e o Programa Escola Ativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/126306 |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo examinar os jogos de linguagem que constituem a matemática presente nos materiais do Programa Escola Ativa (PEA). Tendo como aporte teórico o campo da etnomatemática, o material de pesquisa consiste nos Cadernos endereçados aos alunos e educadores. O material foi escrutinado seguindo a análise do discurso na perspectiva foucaultiana e apontou que os jogos de linguagem, se por um lado abordam situações da forma de vida rural, por outro, são sustentados por regras usualmente presentes na matemática escolar. |
id |
UFRGS-2_d19fdc52af4cc7e1181417da24ea8b50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126306 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wanderer, FernandaGiongo, Ieda Maria2015-09-10T02:37:04Z20131980-3141http://hdl.handle.net/10183/126306000921803O trabalho tem por objetivo examinar os jogos de linguagem que constituem a matemática presente nos materiais do Programa Escola Ativa (PEA). Tendo como aporte teórico o campo da etnomatemática, o material de pesquisa consiste nos Cadernos endereçados aos alunos e educadores. O material foi escrutinado seguindo a análise do discurso na perspectiva foucaultiana e apontou que os jogos de linguagem, se por um lado abordam situações da forma de vida rural, por outro, são sustentados por regras usualmente presentes na matemática escolar.The study aims to examine the language games that constitute the mathematics materials present in the Active School Program ASP). Having as theoretical field of ethnomathematics, the research material consists of Books addressed to students and educators. The material was scrutinized following the analysis of discourse in Foucauldian perspective and pointed out that the language games on one hand, deal with situations in the form of rural life, on the other, are supported by rules usually present in school mathematics.application/pdfporRematec : revista de matemática, ensino e cultura. Natal, RN. Vol. 8, n.13 (maio./ago. 2013), p. 44-58MatemáticaAvaliação da educaçãoActive school programMathematics educationEarly yearsEthnomathematicsEtnomatemática, jogos de linguagem e o Programa Escola AtivaEthenomathematics, language games and the active school program info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921803.pdf000921803.pdfTexto completoapplication/pdf266356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126306/1/000921803.pdfc6b4d2490d39b12e7578485cbd4fb976MD51TEXT000921803.pdf.txt000921803.pdf.txtExtracted Texttext/plain41166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126306/2/000921803.pdf.txtb1f8a34e06267f8024c21ec9585934efMD52THUMBNAIL000921803.pdf.jpg000921803.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126306/3/000921803.pdf.jpge5fd4e7d865239f47827b9a96977a5d4MD5310183/1263062020-07-01 03:38:03.880885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126306Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-07-01T06:38:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Etnomatemática, jogos de linguagem e o Programa Escola Ativa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Ethenomathematics, language games and the active school program |
title |
Etnomatemática, jogos de linguagem e o Programa Escola Ativa |
spellingShingle |
Etnomatemática, jogos de linguagem e o Programa Escola Ativa Wanderer, Fernanda Matemática Avaliação da educação Active school program Mathematics education Early years Ethnomathematics |
title_short |
Etnomatemática, jogos de linguagem e o Programa Escola Ativa |
title_full |
Etnomatemática, jogos de linguagem e o Programa Escola Ativa |
title_fullStr |
Etnomatemática, jogos de linguagem e o Programa Escola Ativa |
title_full_unstemmed |
Etnomatemática, jogos de linguagem e o Programa Escola Ativa |
title_sort |
Etnomatemática, jogos de linguagem e o Programa Escola Ativa |
author |
Wanderer, Fernanda |
author_facet |
Wanderer, Fernanda Giongo, Ieda Maria |
author_role |
author |
author2 |
Giongo, Ieda Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wanderer, Fernanda Giongo, Ieda Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Avaliação da educação |
topic |
Matemática Avaliação da educação Active school program Mathematics education Early years Ethnomathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Active school program Mathematics education Early years Ethnomathematics |
description |
O trabalho tem por objetivo examinar os jogos de linguagem que constituem a matemática presente nos materiais do Programa Escola Ativa (PEA). Tendo como aporte teórico o campo da etnomatemática, o material de pesquisa consiste nos Cadernos endereçados aos alunos e educadores. O material foi escrutinado seguindo a análise do discurso na perspectiva foucaultiana e apontou que os jogos de linguagem, se por um lado abordam situações da forma de vida rural, por outro, são sustentados por regras usualmente presentes na matemática escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-10T02:37:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/126306 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1980-3141 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921803 |
identifier_str_mv |
1980-3141 000921803 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/126306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Rematec : revista de matemática, ensino e cultura. Natal, RN. Vol. 8, n.13 (maio./ago. 2013), p. 44-58 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126306/1/000921803.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126306/2/000921803.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126306/3/000921803.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c6b4d2490d39b12e7578485cbd4fb976 b1f8a34e06267f8024c21ec9585934ef e5fd4e7d865239f47827b9a96977a5d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824427240903933952 |