Um estudo sobre operações básicas por meio do Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Guilherme Bernardino da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212848
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como fim investigar como a criação de jogos por meio do Scratch influencia o aprendizado das quatro operações básicas da matemática. As atividades práticas foram realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, no laboratório de informática de uma escola técnica estadual, situada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com uma pesquisa qualitativa, suportada pelo Construcionismo de Seymour Papert (1994), tendo como foco a criação de jogos, analisamos os erros dentro dos dados de acordo com ideias de Helena Cury (2008). Notamos que a criação de jogos desperta um interesse sobre o conteúdo e percebemos que os erros escondem outros conhecimentos, erros que podem ser utilizados para novos ensinamentos.
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