O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandro Rech da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35279
Resumo: Quando se analisa a maneira como transcorre o diálogo entre professor e aluno, podem ser observadas lacunas no que se refere aos aspectos emocionais da interação. De maneira geral, os professores tendem a se afastar das emoções para que sobressaia a razão, a lógica e os aspectos cognitivos, demonstrando antagonismo entre ensino e emoções. O presente trabalho buscou analisar as interações entre professor e aluno do ponto de vista das emoções positivas e negativas existentes no cotidiano escolar. Para tanto, foram criadas, com base na literatura, categorias de possíveis emoções positivas e negativas em momentos de sala de aula. A pesquisa realizada foi de ordem qualitativa, em que relatórios de estágio, de alunos da disciplina de Estágio de Docência em Biologia, foram analisados. A partir dessa análise, foram retirados fragmentos dos relatos que se enquadrassem nas categorias criadas. Os resultados mostraram que o predomínio de emoções negativas geralmente está nas práticas de professores titulares, enquanto a maior prevalência de emoções positivas está presente nos relatos de professores estagiários. As análises referentes a esses resultados mostram que as emoções positivas favorecem o aprendizado, sendo fundamental o estabelecimento de um vínculo afetivo, bem como o bom humor nas interações entre professores e alunos. Dessa forma, seria justo repensar o modelo dos cursos de formação, tendo em vista que a relação entre ensino e emoções não é um assunto freqüente nas disciplinas dos cursos de licenciatura.
id UFRGS-2_d3b13433fdb730a8970f2454dd585add
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35279
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Sandro Rech daRosa, Russel Teresinha Dutra da2011-12-09T01:19:20Z2010http://hdl.handle.net/10183/35279000783101Quando se analisa a maneira como transcorre o diálogo entre professor e aluno, podem ser observadas lacunas no que se refere aos aspectos emocionais da interação. De maneira geral, os professores tendem a se afastar das emoções para que sobressaia a razão, a lógica e os aspectos cognitivos, demonstrando antagonismo entre ensino e emoções. O presente trabalho buscou analisar as interações entre professor e aluno do ponto de vista das emoções positivas e negativas existentes no cotidiano escolar. Para tanto, foram criadas, com base na literatura, categorias de possíveis emoções positivas e negativas em momentos de sala de aula. A pesquisa realizada foi de ordem qualitativa, em que relatórios de estágio, de alunos da disciplina de Estágio de Docência em Biologia, foram analisados. A partir dessa análise, foram retirados fragmentos dos relatos que se enquadrassem nas categorias criadas. Os resultados mostraram que o predomínio de emoções negativas geralmente está nas práticas de professores titulares, enquanto a maior prevalência de emoções positivas está presente nos relatos de professores estagiários. As análises referentes a esses resultados mostram que as emoções positivas favorecem o aprendizado, sendo fundamental o estabelecimento de um vínculo afetivo, bem como o bom humor nas interações entre professores e alunos. Dessa forma, seria justo repensar o modelo dos cursos de formação, tendo em vista que a relação entre ensino e emoções não é um assunto freqüente nas disciplinas dos cursos de licenciatura.application/pdfporEnsinoSala de aulaO processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000783101.pdf.txt000783101.pdf.txtExtracted Texttext/plain87940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35279/2/000783101.pdf.txt029e8e6d295ab1876e0a800313d66d8fMD52ORIGINAL000783101.pdf000783101.pdfTexto completoapplication/pdf605910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35279/1/000783101.pdf8f111859b6dbb26e1f595d2ae4a16daeMD51THUMBNAIL000783101.pdf.jpg000783101.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35279/3/000783101.pdf.jpg03a0b49bc9b70cc9260286ea1d226441MD5310183/352792018-10-05 08:44:07.912oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35279Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:44:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula
title O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula
spellingShingle O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula
Silva, Sandro Rech da
Ensino
Sala de aula
title_short O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula
title_full O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula
title_fullStr O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula
title_full_unstemmed O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula
title_sort O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula
author Silva, Sandro Rech da
author_facet Silva, Sandro Rech da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandro Rech da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Sala de aula
topic Ensino
Sala de aula
description Quando se analisa a maneira como transcorre o diálogo entre professor e aluno, podem ser observadas lacunas no que se refere aos aspectos emocionais da interação. De maneira geral, os professores tendem a se afastar das emoções para que sobressaia a razão, a lógica e os aspectos cognitivos, demonstrando antagonismo entre ensino e emoções. O presente trabalho buscou analisar as interações entre professor e aluno do ponto de vista das emoções positivas e negativas existentes no cotidiano escolar. Para tanto, foram criadas, com base na literatura, categorias de possíveis emoções positivas e negativas em momentos de sala de aula. A pesquisa realizada foi de ordem qualitativa, em que relatórios de estágio, de alunos da disciplina de Estágio de Docência em Biologia, foram analisados. A partir dessa análise, foram retirados fragmentos dos relatos que se enquadrassem nas categorias criadas. Os resultados mostraram que o predomínio de emoções negativas geralmente está nas práticas de professores titulares, enquanto a maior prevalência de emoções positivas está presente nos relatos de professores estagiários. As análises referentes a esses resultados mostram que as emoções positivas favorecem o aprendizado, sendo fundamental o estabelecimento de um vínculo afetivo, bem como o bom humor nas interações entre professores e alunos. Dessa forma, seria justo repensar o modelo dos cursos de formação, tendo em vista que a relação entre ensino e emoções não é um assunto freqüente nas disciplinas dos cursos de licenciatura.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-09T01:19:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35279
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783101
url http://hdl.handle.net/10183/35279
identifier_str_mv 000783101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35279/2/000783101.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35279/1/000783101.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35279/3/000783101.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 029e8e6d295ab1876e0a800313d66d8f
8f111859b6dbb26e1f595d2ae4a16dae
03a0b49bc9b70cc9260286ea1d226441
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224418444181504