Evolução humana nos livros didáticos de Biologia do ensino médio : o antropocentrismo em questão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/144018 |
Resumo: | A evolução humana é um tema controverso, uma vez que pode ser contrário às concepções de muitas pessoas. Além disso, quando apresentada, ela pode ser compreendida como o caminho principal pelo qual a evolução biológica se desenvolveu: formas “inferiores” evoluindo para formas “superiores”, com o “progresso” sendo em direção à espécie humana. Com o objetivo de avaliar se os livros didáticos de Biologia do Ensino Médio abordam a evolução humana e se, nessa abordagem, os mesmos apresentam conteúdos que possam reforçar o antropocentrismo, foi realizada uma análise desse material. Para a pesquisa, foram utilizados os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2012. Observamos que os livros, em seus conteúdos sobre evolução humana, apresentam tanto ideias que podem reforçar concepções antropocêntricas, quanto se mostrar contrários a elas. As ideias que reforçam ou que se opõem a concepções antropocêntricas estão representadas principalmente em: (1) diagramas que mostram as relações de parentesco entre as espécies atuais de primatas, (2) classificação biológica utilizada e (3) forma de apresentar as espécies fósseis de hominíneos. |
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Paesi, Ronaldo AntônioAraujo, Aldo Mellender de2016-07-28T02:15:55Z2013http://hdl.handle.net/10183/144018000919602A evolução humana é um tema controverso, uma vez que pode ser contrário às concepções de muitas pessoas. Além disso, quando apresentada, ela pode ser compreendida como o caminho principal pelo qual a evolução biológica se desenvolveu: formas “inferiores” evoluindo para formas “superiores”, com o “progresso” sendo em direção à espécie humana. Com o objetivo de avaliar se os livros didáticos de Biologia do Ensino Médio abordam a evolução humana e se, nessa abordagem, os mesmos apresentam conteúdos que possam reforçar o antropocentrismo, foi realizada uma análise desse material. Para a pesquisa, foram utilizados os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2012. Observamos que os livros, em seus conteúdos sobre evolução humana, apresentam tanto ideias que podem reforçar concepções antropocêntricas, quanto se mostrar contrários a elas. As ideias que reforçam ou que se opõem a concepções antropocêntricas estão representadas principalmente em: (1) diagramas que mostram as relações de parentesco entre as espécies atuais de primatas, (2) classificação biológica utilizada e (3) forma de apresentar as espécies fósseis de hominíneos.application/pdfporLivro didáticoEvolução humanaEvolução humana nos livros didáticos de Biologia do ensino médio : o antropocentrismo em questãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919602.pdf000919602.pdfTexto completoapplication/pdf1474370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144018/1/000919602.pdfab864d2167b663d0c3433969144b19afMD51TEXT000919602.pdf.txt000919602.pdf.txtExtracted Texttext/plain76808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144018/2/000919602.pdf.txt093b98a71a18d4998827be72fd982829MD52THUMBNAIL000919602.pdf.jpg000919602.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/144018/3/000919602.pdf.jpg01530e081805c8d1a0fe995d30b8e198MD5310183/1440182018-10-29 07:43:24.479oai:www.lume.ufrgs.br:10183/144018Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:43:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A evolução humana é um tema controverso, uma vez que pode ser contrário às concepções de muitas pessoas. Além disso, quando apresentada, ela pode ser compreendida como o caminho principal pelo qual a evolução biológica se desenvolveu: formas “inferiores” evoluindo para formas “superiores”, com o “progresso” sendo em direção à espécie humana. Com o objetivo de avaliar se os livros didáticos de Biologia do Ensino Médio abordam a evolução humana e se, nessa abordagem, os mesmos apresentam conteúdos que possam reforçar o antropocentrismo, foi realizada uma análise desse material. Para a pesquisa, foram utilizados os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2012. Observamos que os livros, em seus conteúdos sobre evolução humana, apresentam tanto ideias que podem reforçar concepções antropocêntricas, quanto se mostrar contrários a elas. As ideias que reforçam ou que se opõem a concepções antropocêntricas estão representadas principalmente em: (1) diagramas que mostram as relações de parentesco entre as espécies atuais de primatas, (2) classificação biológica utilizada e (3) forma de apresentar as espécies fósseis de hominíneos. |
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