Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Rosa Reichel de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151678
Resumo: O presente trabalho desenvolvido na perspectiva da gestão democrática apresenta o Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Botafogo, localizada em Porto Alegre. Dentre os autores que contribuem para a fundamentação teórica destacam-se: Cury (2007), Prado (2005), Franco (2005), Veiga (2009), Galina e Carbello (s.d), Pereira (2004), dentre outros. As ações foram desenvolvidas a partir da metodologia da pesquisa-ação e objetivo deste trabalho foi rever a metodologia de ensino aplicada em sala de aula, pois o maior problema, segundo, a maioria dos segmentos, era a desmotivação dos alunos que estavam cansados do modelo de aula tradicional, e queriam aulas com uso de tecnologias e contextualizados com a sua realidade. A proposição foi modificar o planejamento e organizar projetos, que se não fossem interdisciplinares pelo menos teriam que ser desenvolvidos nas disciplinas. Assim, ao adotarmos a metodologia de ensino por Projetos, obtivemos ótimos resultados, pois conquistamos a atenção de aluno, o que causou repercussão positiva, diminuindo a indisciplina, ampliando a participação, mostrando que o aluno quer aprender, tem sede de conhecimento e seu envolvimento acontece na medida em que tem clareza do objetivo do projeto. Embora nem todos tenham tido o mesmo engajamento, já foi possível perceber avanços, o que permite apostar que os mesmos serão decorrentes do trabalho coletivo.
id UFRGS-2_d96566de9b54c5f5418ac2f6c464f132
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151678
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Maria Rosa Reichel deScherer, Regina Maria Duarte2017-02-14T02:23:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/151678001004476O presente trabalho desenvolvido na perspectiva da gestão democrática apresenta o Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Botafogo, localizada em Porto Alegre. Dentre os autores que contribuem para a fundamentação teórica destacam-se: Cury (2007), Prado (2005), Franco (2005), Veiga (2009), Galina e Carbello (s.d), Pereira (2004), dentre outros. As ações foram desenvolvidas a partir da metodologia da pesquisa-ação e objetivo deste trabalho foi rever a metodologia de ensino aplicada em sala de aula, pois o maior problema, segundo, a maioria dos segmentos, era a desmotivação dos alunos que estavam cansados do modelo de aula tradicional, e queriam aulas com uso de tecnologias e contextualizados com a sua realidade. A proposição foi modificar o planejamento e organizar projetos, que se não fossem interdisciplinares pelo menos teriam que ser desenvolvidos nas disciplinas. Assim, ao adotarmos a metodologia de ensino por Projetos, obtivemos ótimos resultados, pois conquistamos a atenção de aluno, o que causou repercussão positiva, diminuindo a indisciplina, ampliando a participação, mostrando que o aluno quer aprender, tem sede de conhecimento e seu envolvimento acontece na medida em que tem clareza do objetivo do projeto. Embora nem todos tenham tido o mesmo engajamento, já foi possível perceber avanços, o que permite apostar que os mesmos serão decorrentes do trabalho coletivo.application/pdfporGestão democráticaMetodologiaProjetoAprendizagemProfessorAlunoMudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004476.pdf001004476.pdfTexto completoapplication/pdf1767787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151678/1/001004476.pdfebd1ae39913fe35aed76133282a45582MD51TEXT001004476.pdf.txt001004476.pdf.txtExtracted Texttext/plain86792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151678/2/001004476.pdf.txt72086d564551be2f21c37fcf0da2a218MD5210183/1516782017-02-15 02:27:58.127244oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151678Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática
title Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática
spellingShingle Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática
Oliveira, Maria Rosa Reichel de
Gestão democrática
Metodologia
Projeto
Aprendizagem
Professor
Aluno
title_short Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática
title_full Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática
title_fullStr Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática
title_full_unstemmed Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática
title_sort Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática
author Oliveira, Maria Rosa Reichel de
author_facet Oliveira, Maria Rosa Reichel de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Rosa Reichel de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scherer, Regina Maria Duarte
contributor_str_mv Scherer, Regina Maria Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Metodologia
Projeto
Aprendizagem
Professor
Aluno
topic Gestão democrática
Metodologia
Projeto
Aprendizagem
Professor
Aluno
description O presente trabalho desenvolvido na perspectiva da gestão democrática apresenta o Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Botafogo, localizada em Porto Alegre. Dentre os autores que contribuem para a fundamentação teórica destacam-se: Cury (2007), Prado (2005), Franco (2005), Veiga (2009), Galina e Carbello (s.d), Pereira (2004), dentre outros. As ações foram desenvolvidas a partir da metodologia da pesquisa-ação e objetivo deste trabalho foi rever a metodologia de ensino aplicada em sala de aula, pois o maior problema, segundo, a maioria dos segmentos, era a desmotivação dos alunos que estavam cansados do modelo de aula tradicional, e queriam aulas com uso de tecnologias e contextualizados com a sua realidade. A proposição foi modificar o planejamento e organizar projetos, que se não fossem interdisciplinares pelo menos teriam que ser desenvolvidos nas disciplinas. Assim, ao adotarmos a metodologia de ensino por Projetos, obtivemos ótimos resultados, pois conquistamos a atenção de aluno, o que causou repercussão positiva, diminuindo a indisciplina, ampliando a participação, mostrando que o aluno quer aprender, tem sede de conhecimento e seu envolvimento acontece na medida em que tem clareza do objetivo do projeto. Embora nem todos tenham tido o mesmo engajamento, já foi possível perceber avanços, o que permite apostar que os mesmos serão decorrentes do trabalho coletivo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151678
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001004476
url http://hdl.handle.net/10183/151678
identifier_str_mv 001004476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151678/1/001004476.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151678/2/001004476.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ebd1ae39913fe35aed76133282a45582
72086d564551be2f21c37fcf0da2a218
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523540856832