Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151678 |
Resumo: | O presente trabalho desenvolvido na perspectiva da gestão democrática apresenta o Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Botafogo, localizada em Porto Alegre. Dentre os autores que contribuem para a fundamentação teórica destacam-se: Cury (2007), Prado (2005), Franco (2005), Veiga (2009), Galina e Carbello (s.d), Pereira (2004), dentre outros. As ações foram desenvolvidas a partir da metodologia da pesquisa-ação e objetivo deste trabalho foi rever a metodologia de ensino aplicada em sala de aula, pois o maior problema, segundo, a maioria dos segmentos, era a desmotivação dos alunos que estavam cansados do modelo de aula tradicional, e queriam aulas com uso de tecnologias e contextualizados com a sua realidade. A proposição foi modificar o planejamento e organizar projetos, que se não fossem interdisciplinares pelo menos teriam que ser desenvolvidos nas disciplinas. Assim, ao adotarmos a metodologia de ensino por Projetos, obtivemos ótimos resultados, pois conquistamos a atenção de aluno, o que causou repercussão positiva, diminuindo a indisciplina, ampliando a participação, mostrando que o aluno quer aprender, tem sede de conhecimento e seu envolvimento acontece na medida em que tem clareza do objetivo do projeto. Embora nem todos tenham tido o mesmo engajamento, já foi possível perceber avanços, o que permite apostar que os mesmos serão decorrentes do trabalho coletivo. |
id |
UFRGS-2_d96566de9b54c5f5418ac2f6c464f132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151678 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Maria Rosa Reichel deScherer, Regina Maria Duarte2017-02-14T02:23:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/151678001004476O presente trabalho desenvolvido na perspectiva da gestão democrática apresenta o Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Botafogo, localizada em Porto Alegre. Dentre os autores que contribuem para a fundamentação teórica destacam-se: Cury (2007), Prado (2005), Franco (2005), Veiga (2009), Galina e Carbello (s.d), Pereira (2004), dentre outros. As ações foram desenvolvidas a partir da metodologia da pesquisa-ação e objetivo deste trabalho foi rever a metodologia de ensino aplicada em sala de aula, pois o maior problema, segundo, a maioria dos segmentos, era a desmotivação dos alunos que estavam cansados do modelo de aula tradicional, e queriam aulas com uso de tecnologias e contextualizados com a sua realidade. A proposição foi modificar o planejamento e organizar projetos, que se não fossem interdisciplinares pelo menos teriam que ser desenvolvidos nas disciplinas. Assim, ao adotarmos a metodologia de ensino por Projetos, obtivemos ótimos resultados, pois conquistamos a atenção de aluno, o que causou repercussão positiva, diminuindo a indisciplina, ampliando a participação, mostrando que o aluno quer aprender, tem sede de conhecimento e seu envolvimento acontece na medida em que tem clareza do objetivo do projeto. Embora nem todos tenham tido o mesmo engajamento, já foi possível perceber avanços, o que permite apostar que os mesmos serão decorrentes do trabalho coletivo.application/pdfporGestão democráticaMetodologiaProjetoAprendizagemProfessorAlunoMudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004476.pdf001004476.pdfTexto completoapplication/pdf1767787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151678/1/001004476.pdfebd1ae39913fe35aed76133282a45582MD51TEXT001004476.pdf.txt001004476.pdf.txtExtracted Texttext/plain86792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151678/2/001004476.pdf.txt72086d564551be2f21c37fcf0da2a218MD5210183/1516782017-02-15 02:27:58.127244oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151678Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática |
title |
Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática |
spellingShingle |
Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática Oliveira, Maria Rosa Reichel de Gestão democrática Metodologia Projeto Aprendizagem Professor Aluno |
title_short |
Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática |
title_full |
Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática |
title_fullStr |
Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática |
title_sort |
Mudança na metodologia de ensino utilizando a gestão democrática |
author |
Oliveira, Maria Rosa Reichel de |
author_facet |
Oliveira, Maria Rosa Reichel de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Rosa Reichel de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scherer, Regina Maria Duarte |
contributor_str_mv |
Scherer, Regina Maria Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Metodologia Projeto Aprendizagem Professor Aluno |
topic |
Gestão democrática Metodologia Projeto Aprendizagem Professor Aluno |
description |
O presente trabalho desenvolvido na perspectiva da gestão democrática apresenta o Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Botafogo, localizada em Porto Alegre. Dentre os autores que contribuem para a fundamentação teórica destacam-se: Cury (2007), Prado (2005), Franco (2005), Veiga (2009), Galina e Carbello (s.d), Pereira (2004), dentre outros. As ações foram desenvolvidas a partir da metodologia da pesquisa-ação e objetivo deste trabalho foi rever a metodologia de ensino aplicada em sala de aula, pois o maior problema, segundo, a maioria dos segmentos, era a desmotivação dos alunos que estavam cansados do modelo de aula tradicional, e queriam aulas com uso de tecnologias e contextualizados com a sua realidade. A proposição foi modificar o planejamento e organizar projetos, que se não fossem interdisciplinares pelo menos teriam que ser desenvolvidos nas disciplinas. Assim, ao adotarmos a metodologia de ensino por Projetos, obtivemos ótimos resultados, pois conquistamos a atenção de aluno, o que causou repercussão positiva, diminuindo a indisciplina, ampliando a participação, mostrando que o aluno quer aprender, tem sede de conhecimento e seu envolvimento acontece na medida em que tem clareza do objetivo do projeto. Embora nem todos tenham tido o mesmo engajamento, já foi possível perceber avanços, o que permite apostar que os mesmos serão decorrentes do trabalho coletivo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151678 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001004476 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151678 |
identifier_str_mv |
001004476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151678/1/001004476.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151678/2/001004476.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ebd1ae39913fe35aed76133282a45582 72086d564551be2f21c37fcf0da2a218 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224523540856832 |