Educação ambiental vinculada ao ensino de práticas corporais de aventura na educação física escolar : uma revisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248877 |
Resumo: | O presente estudo revisa na literatura acadêmica dos últimos cinco anos, as mais recentes recomendações para o ensino de educação ambiental vinculada com práticas de aventura na educação física escolar. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, que busca encontrar argumentações semelhantes e diferentes entre fontes, de maneira a produzir uma síntese. Como resultados encontrou-se que a maioria dos estudos concorda que modelos de exploração não sustentáveis geraram desastres ambientais que levaram ao não mais questionamento da importância dos cuidados com o ambiente e seu conhecimento mais íntimo para sua consideração, assim potencializando a ascensão das aventuras em ambientes naturais como atividades de lazer e esporte em sociedades ocidentais. A prática de aventura no ambiente escolar se tornou uma unidade temática obrigatória dentro dos currículos escolares da sociedade brasileira no ano de 2018, porém muitos professores se sentem ainda despreparados e a execução da prática em muitos colégios, principalmente os públicos, necessitam de inúmeras adaptações, o que justifica a relevância do presente estudo. Esses problemas vêm ao encontro às questões socioculturais e políticas que afetam tanto a estrutura escolar como o conhecimento prévio do professor. Consideramos para fechamento que a literatura indica que a prática de aventura pode proporcionar vivências nas quais o aluno, além de desenvolver seu corpo e suas habilidades, seja sozinho ou em grupo, desenvolve valorização do meio ambiente natural. Ou seja, as práticas de aventura são oportunidade para atender a legislação que determina a educação ambiental como conteúdo transversal, mas é preciso melhor formação e suporte aos professores. |
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Espindola, Angelo SouzaBandeira, Marília Martins2022-09-14T04:53:37Z2020http://hdl.handle.net/10183/248877001149557O presente estudo revisa na literatura acadêmica dos últimos cinco anos, as mais recentes recomendações para o ensino de educação ambiental vinculada com práticas de aventura na educação física escolar. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, que busca encontrar argumentações semelhantes e diferentes entre fontes, de maneira a produzir uma síntese. Como resultados encontrou-se que a maioria dos estudos concorda que modelos de exploração não sustentáveis geraram desastres ambientais que levaram ao não mais questionamento da importância dos cuidados com o ambiente e seu conhecimento mais íntimo para sua consideração, assim potencializando a ascensão das aventuras em ambientes naturais como atividades de lazer e esporte em sociedades ocidentais. A prática de aventura no ambiente escolar se tornou uma unidade temática obrigatória dentro dos currículos escolares da sociedade brasileira no ano de 2018, porém muitos professores se sentem ainda despreparados e a execução da prática em muitos colégios, principalmente os públicos, necessitam de inúmeras adaptações, o que justifica a relevância do presente estudo. Esses problemas vêm ao encontro às questões socioculturais e políticas que afetam tanto a estrutura escolar como o conhecimento prévio do professor. Consideramos para fechamento que a literatura indica que a prática de aventura pode proporcionar vivências nas quais o aluno, além de desenvolver seu corpo e suas habilidades, seja sozinho ou em grupo, desenvolve valorização do meio ambiente natural. Ou seja, as práticas de aventura são oportunidade para atender a legislação que determina a educação ambiental como conteúdo transversal, mas é preciso melhor formação e suporte aos professores.The present study searches the academic readings for necessary recommendations for the practice of adventure, linked to the proposals for environmental education within the school environment. The methodology used is the integrative review, which analyzes articles, seeking similar and different arguments from each author. The capitalist context generated questions about the importance of caring for the environment, creating the rise of adventures in our society. The practice of adventure in the school environment is based on socio-cultural, political contexts, in the teacher's specialty, in the safety of the place, in the need for adaptations and in other specificities that can change the form of the practice. Adventure practice provides experiences in which the student, in addition to developing his body and skills, whether alone or in a group, creates an appreciation of the environment. However, for the teacher to provide such practice with quality and safety, they must be valued and invested.application/pdfporEducação física escolarEducação ambientalEsporte de aventuraPhysical education at schoolEnvironmental educationOutdoor sportsEducação ambiental vinculada ao ensino de práticas corporais de aventura na educação física escolar : uma revisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2020Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149557.pdf.txt001149557.pdf.txtExtracted Texttext/plain60109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248877/2/001149557.pdf.txt190088dc326290aea1805d0366adb4c4MD52ORIGINAL001149557.pdfTexto completoapplication/pdf533723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248877/1/001149557.pdf7b47e6ea182174a75ca90e0e16cdcea5MD5110183/2488772022-09-15 05:01:12.645263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-15T08:01:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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