Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mariane Irigaray
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179505
Resumo: De acordo com o conceito de que a consciência fonológica (CF) é uma habilidade metalinguística, que permite refletir sobre os sons, e que está relacionada ao desempenho do indivíduo durante a alfabetização, relacionou-se a influência que o estímulo à CF exerce sob o desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos, através da análise da ocorrência dos processos de hipossegmentação e hipersegmentação em escrita de frases ditadas. Os dados de escrita analisados mostram que a hipossegmentação, assim como aponta a literatura, é um processo frequente entre alfabetizandos, e apresentou a mesma ocorrência entre os grupos controle e experimental. Por outro lado, a hipersegmentação teve diferença significativa entre os grupos, demonstrando sofrer influência positiva da CF no grupo experimental.
id UFRGS-2_e01ab66a248c6082498215debac01d2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179505
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Mariane IrigarayFrança, Marcio PezziniWolff, Clarice Lehnen2018-06-19T02:29:14Z2017http://hdl.handle.net/10183/179505001068532De acordo com o conceito de que a consciência fonológica (CF) é uma habilidade metalinguística, que permite refletir sobre os sons, e que está relacionada ao desempenho do indivíduo durante a alfabetização, relacionou-se a influência que o estímulo à CF exerce sob o desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos, através da análise da ocorrência dos processos de hipossegmentação e hipersegmentação em escrita de frases ditadas. Os dados de escrita analisados mostram que a hipossegmentação, assim como aponta a literatura, é um processo frequente entre alfabetizandos, e apresentou a mesma ocorrência entre os grupos controle e experimental. Por outro lado, a hipersegmentação teve diferença significativa entre os grupos, demonstrando sofrer influência positiva da CF no grupo experimental.According to the concept that phonological awareness (PhA) is a metalinguistic ability, which allows you to reflect on the sounds, and that is related to the individual's performance during literacy, the influence that the stimulus to PhA exerts under the lexical development of literacy students is related, through the analysis of the hyposegmentation and hypersegmentation processes occurrence in dictated sentence writing. The written data analyzed show that the hyposegmentation, as the literature points out, is a frequent process among literacy students, and it has the same occurrence between the control and experimental groups. On the other hand, hypersegmentation had a significant difference between the groups, demonstrating to suffer a positive influenceof PhA in the experimental group.application/pdfporConsciência fonológicaAlfabetizaçãoFonoaudiologiaPhonological awarenessLexical developmentLiteracyEstudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandosStudy on the influence of phonological awareness stimulation on the lexical development of literacy students info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2017Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068532.pdf001068532.pdfTexto completoapplication/pdf768455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179505/1/001068532.pdfff9bc7f78491ac4890b3808142a4876fMD51TEXT001068532.pdf.txt001068532.pdf.txtExtracted Texttext/plain61449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179505/2/001068532.pdf.txt8e12bb7a65edae811c5cb8d32be47536MD5210183/1795052018-06-20 02:29:41.26298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179505Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-20T05:29:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Study on the influence of phonological awareness stimulation on the lexical development of literacy students
title Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos
spellingShingle Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos
Costa, Mariane Irigaray
Consciência fonológica
Alfabetização
Fonoaudiologia
Phonological awareness
Lexical development
Literacy
title_short Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos
title_full Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos
title_fullStr Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos
title_full_unstemmed Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos
title_sort Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos
author Costa, Mariane Irigaray
author_facet Costa, Mariane Irigaray
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mariane Irigaray
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França, Marcio Pezzini
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Wolff, Clarice Lehnen
contributor_str_mv França, Marcio Pezzini
Wolff, Clarice Lehnen
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência fonológica
Alfabetização
Fonoaudiologia
topic Consciência fonológica
Alfabetização
Fonoaudiologia
Phonological awareness
Lexical development
Literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Phonological awareness
Lexical development
Literacy
description De acordo com o conceito de que a consciência fonológica (CF) é uma habilidade metalinguística, que permite refletir sobre os sons, e que está relacionada ao desempenho do indivíduo durante a alfabetização, relacionou-se a influência que o estímulo à CF exerce sob o desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos, através da análise da ocorrência dos processos de hipossegmentação e hipersegmentação em escrita de frases ditadas. Os dados de escrita analisados mostram que a hipossegmentação, assim como aponta a literatura, é um processo frequente entre alfabetizandos, e apresentou a mesma ocorrência entre os grupos controle e experimental. Por outro lado, a hipersegmentação teve diferença significativa entre os grupos, demonstrando sofrer influência positiva da CF no grupo experimental.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-19T02:29:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179505
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068532
url http://hdl.handle.net/10183/179505
identifier_str_mv 001068532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179505/1/001068532.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179505/2/001068532.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ff9bc7f78491ac4890b3808142a4876f
8e12bb7a65edae811c5cb8d32be47536
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224552732164096