O comentário de forma em dicionários bilíngües escolares passivos inglês/português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174117 |
Resumo: | Este artigo faz uma análise das informações apresentadas no comentário de forma em seis dicionários bilíngües escolares passivos inglês/português, usados por escolares brasileiros para compreensão de textos na língua inglesa. Nosso objetivo é verificar a pertinência dessas informações em relação ao potencial consulente desse tipo de obra lexicográfica, o estudante do ensino médio, e à função a que se destina – auxiliar na tarefa de leitura de textos em inglês. Para tal análise, consideramos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Estrangeira (PCN-LE) e os preceitos da lexicografia bilíngüe. |
id |
UFRGS-2_e15e442d400b2f43493ff1f28a93e1b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174117 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Selistre, Isabel Cristina TedescoBugueño Miranda, Félix Valentin2018-03-30T02:31:50Z20080104-687Xhttp://hdl.handle.net/10183/174117000682840Este artigo faz uma análise das informações apresentadas no comentário de forma em seis dicionários bilíngües escolares passivos inglês/português, usados por escolares brasileiros para compreensão de textos na língua inglesa. Nosso objetivo é verificar a pertinência dessas informações em relação ao potencial consulente desse tipo de obra lexicográfica, o estudante do ensino médio, e à função a que se destina – auxiliar na tarefa de leitura de textos em inglês. Para tal análise, consideramos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Estrangeira (PCN-LE) e os preceitos da lexicografia bilíngüe.This paper analyses the information presented in the comment on form in six passive bilingual dictionaries (English/Portuguese) used by Brazilian students of English for reading tasks. Our aim is to verify if the provided information is relevant to their target user group, the secondary students, and to their function – to help students with reading comprehension. In our analysis, we took into consideration the National Curriculum Parameters for Foreign Languages (PCN-LE) and the principles of bilingual lexicography.application/pdfporPolifonia. Cuiabá. N. 15 (2008), p. 15-36LexicografiaDicionário bilíngue : Inglês-portuguêsPassive bilingual dictionaries for students (English/Portuguese)National Curriculum Parameters for Foreign Languages (PCN-LE)Bilingual lexicographyComment on formO comentário de forma em dicionários bilíngües escolares passivos inglês/portuguêsThe comment on form in passive english/portuguese dictionaries for students info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000682840.pdf000682840.pdfTexto completoapplication/pdf522947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174117/1/000682840.pdf8dbce03227866ecc56cda87dd2e0bdaaMD51TEXT000682840.pdf.txt000682840.pdf.txtExtracted Texttext/plain42581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174117/2/000682840.pdf.txt1c9f87adbe94232344d3a6cc8203718aMD52THUMBNAIL000682840.pdf.jpg000682840.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174117/3/000682840.pdf.jpgb231210a11a639de9f897e5239b175fbMD5310183/1741172022-10-09 04:56:05.930244oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174117Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-09T07:56:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O comentário de forma em dicionários bilíngües escolares passivos inglês/português |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The comment on form in passive english/portuguese dictionaries for students |
title |
O comentário de forma em dicionários bilíngües escolares passivos inglês/português |
spellingShingle |
O comentário de forma em dicionários bilíngües escolares passivos inglês/português Selistre, Isabel Cristina Tedesco Lexicografia Dicionário bilíngue : Inglês-português Passive bilingual dictionaries for students (English/Portuguese) National Curriculum Parameters for Foreign Languages (PCN-LE) Bilingual lexicography Comment on form |
title_short |
O comentário de forma em dicionários bilíngües escolares passivos inglês/português |
title_full |
O comentário de forma em dicionários bilíngües escolares passivos inglês/português |
title_fullStr |
O comentário de forma em dicionários bilíngües escolares passivos inglês/português |
title_full_unstemmed |
O comentário de forma em dicionários bilíngües escolares passivos inglês/português |
title_sort |
O comentário de forma em dicionários bilíngües escolares passivos inglês/português |
author |
Selistre, Isabel Cristina Tedesco |
author_facet |
Selistre, Isabel Cristina Tedesco Bugueño Miranda, Félix Valentin |
author_role |
author |
author2 |
Bugueño Miranda, Félix Valentin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Selistre, Isabel Cristina Tedesco Bugueño Miranda, Félix Valentin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lexicografia Dicionário bilíngue : Inglês-português |
topic |
Lexicografia Dicionário bilíngue : Inglês-português Passive bilingual dictionaries for students (English/Portuguese) National Curriculum Parameters for Foreign Languages (PCN-LE) Bilingual lexicography Comment on form |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Passive bilingual dictionaries for students (English/Portuguese) National Curriculum Parameters for Foreign Languages (PCN-LE) Bilingual lexicography Comment on form |
description |
Este artigo faz uma análise das informações apresentadas no comentário de forma em seis dicionários bilíngües escolares passivos inglês/português, usados por escolares brasileiros para compreensão de textos na língua inglesa. Nosso objetivo é verificar a pertinência dessas informações em relação ao potencial consulente desse tipo de obra lexicográfica, o estudante do ensino médio, e à função a que se destina – auxiliar na tarefa de leitura de textos em inglês. Para tal análise, consideramos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Língua Estrangeira (PCN-LE) e os preceitos da lexicografia bilíngüe. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-30T02:31:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174117 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-687X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000682840 |
identifier_str_mv |
0104-687X 000682840 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Polifonia. Cuiabá. N. 15 (2008), p. 15-36 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174117/1/000682840.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174117/2/000682840.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174117/3/000682840.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8dbce03227866ecc56cda87dd2e0bdaa 1c9f87adbe94232344d3a6cc8203718a b231210a11a639de9f897e5239b175fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447658582507520 |