Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2005 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/180084 |
Summary: | O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático. |
id |
UFRGS-2_e2a6a8706d3eec6b943fcac424b810d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180084 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto2018-07-04T02:27:27Z20050104-4877http://hdl.handle.net/10183/180084000550830O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático.This article is a case study about teacher’s education, based on Didactics Engineering, developed by Michelle Artigue. The main point is not the didactics experience – geometry teaching and learning using computers – but the methodological characteristics of this theory, viewing as a framework to articulate research with didactics action. The work presents an Engineering Map, which can become a rational guide for reflective teacher, on pre-service or continuing education, which includes: details and justification about the choices, analysis of the usual teaching on epistemological, cognitive and didactical dimensions, choices and hypotheses that give form to the designer an the action; experimentation, analysis, validation an reproduction considerations.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 13, n. 1 (jan./jun. 2005), p. 87-119Matemática : EnsinoFormação de professoresMath teachers’ educationDidactics engineeringMathematics education researchEngenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemáticaDidactical Engineering : a framework for the investigation action and teaching educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000550830.pdf000550830.pdfTexto completoapplication/pdf129618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180084/1/000550830.pdf22e3e4cc2ed086e721cc2b43787db7b0MD51TEXT000550830.pdf.txt000550830.pdf.txtExtracted Texttext/plain62447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180084/2/000550830.pdf.txt5271d4116bd9ac3a602b601359bb7a91MD5210183/1800842018-07-05 02:25:57.279101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180084Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-07-05T05:25:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Didactical Engineering : a framework for the investigation action and teaching education |
title |
Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
spellingShingle |
Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática Garcia, Vera Clotilde Vanzetto Matemática : Ensino Formação de professores Math teachers’ education Didactics engineering Mathematics education research |
title_short |
Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
title_full |
Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
title_fullStr |
Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
title_sort |
Engenharia didática : um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
author |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
author_facet |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino Formação de professores |
topic |
Matemática : Ensino Formação de professores Math teachers’ education Didactics engineering Mathematics education research |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Math teachers’ education Didactics engineering Mathematics education research |
description |
O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-04T02:27:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180084 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000550830 |
identifier_str_mv |
0104-4877 000550830 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Zetetiké. Campinas. Vol. 13, n. 1 (jan./jun. 2005), p. 87-119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180084/1/000550830.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180084/2/000550830.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22e3e4cc2ed086e721cc2b43787db7b0 5271d4116bd9ac3a602b601359bb7a91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824427310388871168 |