Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Kamila dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/90094
Resumo: Este Trabalho aborda a elaboração de metodologias e materiais acessíveis para a aprendizagem de aspectos da Química Orgânica a serem utilizados em Turmas de Inclusão com estudantes deficientes visuais. Mesmo com a consolidação de leis e políticas que normatizam a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades desde a década de 90, na área do Ensino de Química ainda existem poucos estudos, sendo que sua abordagem no curso de licenciatura também é escassa. Relato como surgiu a ideia de trabalhar com pessoas com Deficiência Visual e os caminhos que percorri para a construção do estudo, assim como as adequações que se fizeram necessárias para seu desenvolvimento. Esta é uma Pesquisa Qualitativa Participante, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados a Observação Participante e Entrevista Semiestruturada, além da escrita reflexiva, que me oportuniza um olhar diferenciado sobre o estudo. As práticas foram realizadas na Totalidade Seis da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Porto Alegre com dois estudantes Deficientes Visuais na qual, através de uma oficina, pude desenvolver estratégias de abordagem da Química Orgânica, de modo que se configurou uma Educação Química Inclusiva, gerando a reflexão sobre novas adequações que se mostraram necessárias a partir de sua análise.
id UFRGS-2_e2e8f5b4ee2ba0bfa74581d1b2f7c3f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/90094
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Passos, Kamila dosDresch, Nelton LuisGiordani, Liliane Ferrari2014-04-01T01:52:11Z2013http://hdl.handle.net/10183/90094000914124Este Trabalho aborda a elaboração de metodologias e materiais acessíveis para a aprendizagem de aspectos da Química Orgânica a serem utilizados em Turmas de Inclusão com estudantes deficientes visuais. Mesmo com a consolidação de leis e políticas que normatizam a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades desde a década de 90, na área do Ensino de Química ainda existem poucos estudos, sendo que sua abordagem no curso de licenciatura também é escassa. Relato como surgiu a ideia de trabalhar com pessoas com Deficiência Visual e os caminhos que percorri para a construção do estudo, assim como as adequações que se fizeram necessárias para seu desenvolvimento. Esta é uma Pesquisa Qualitativa Participante, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados a Observação Participante e Entrevista Semiestruturada, além da escrita reflexiva, que me oportuniza um olhar diferenciado sobre o estudo. As práticas foram realizadas na Totalidade Seis da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Porto Alegre com dois estudantes Deficientes Visuais na qual, através de uma oficina, pude desenvolver estratégias de abordagem da Química Orgânica, de modo que se configurou uma Educação Química Inclusiva, gerando a reflexão sobre novas adequações que se mostraram necessárias a partir de sua análise.application/pdfporEducação químicaEntre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2013Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914124.pdf000914124.pdfTexto completoapplication/pdf1026201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90094/1/000914124.pdf3a224d73523c8ae26f9b915f8f85c8faMD51TEXT000914124.pdf.txt000914124.pdf.txtExtracted Texttext/plain133107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90094/2/000914124.pdf.txt32f2eeec67046b816c18b13ebdf61464MD52THUMBNAIL000914124.pdf.jpg000914124.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90094/3/000914124.pdf.jpg998ff1145d7011cf293c887fb08a0af9MD5310183/900942019-11-15 04:50:48.438594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/90094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:50:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica
title Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica
spellingShingle Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica
Passos, Kamila dos
Educação química
title_short Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica
title_full Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica
title_fullStr Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica
title_full_unstemmed Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica
title_sort Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica
author Passos, Kamila dos
author_facet Passos, Kamila dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Kamila dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dresch, Nelton Luis
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
contributor_str_mv Dresch, Nelton Luis
Giordani, Liliane Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Educação química
topic Educação química
description Este Trabalho aborda a elaboração de metodologias e materiais acessíveis para a aprendizagem de aspectos da Química Orgânica a serem utilizados em Turmas de Inclusão com estudantes deficientes visuais. Mesmo com a consolidação de leis e políticas que normatizam a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades desde a década de 90, na área do Ensino de Química ainda existem poucos estudos, sendo que sua abordagem no curso de licenciatura também é escassa. Relato como surgiu a ideia de trabalhar com pessoas com Deficiência Visual e os caminhos que percorri para a construção do estudo, assim como as adequações que se fizeram necessárias para seu desenvolvimento. Esta é uma Pesquisa Qualitativa Participante, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados a Observação Participante e Entrevista Semiestruturada, além da escrita reflexiva, que me oportuniza um olhar diferenciado sobre o estudo. As práticas foram realizadas na Totalidade Seis da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Porto Alegre com dois estudantes Deficientes Visuais na qual, através de uma oficina, pude desenvolver estratégias de abordagem da Química Orgânica, de modo que se configurou uma Educação Química Inclusiva, gerando a reflexão sobre novas adequações que se mostraram necessárias a partir de sua análise.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-01T01:52:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/90094
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914124
url http://hdl.handle.net/10183/90094
identifier_str_mv 000914124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90094/1/000914124.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90094/2/000914124.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90094/3/000914124.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a224d73523c8ae26f9b915f8f85c8fa
32f2eeec67046b816c18b13ebdf61464
998ff1145d7011cf293c887fb08a0af9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224462607056896