Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/90094 |
Resumo: | Este Trabalho aborda a elaboração de metodologias e materiais acessíveis para a aprendizagem de aspectos da Química Orgânica a serem utilizados em Turmas de Inclusão com estudantes deficientes visuais. Mesmo com a consolidação de leis e políticas que normatizam a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades desde a década de 90, na área do Ensino de Química ainda existem poucos estudos, sendo que sua abordagem no curso de licenciatura também é escassa. Relato como surgiu a ideia de trabalhar com pessoas com Deficiência Visual e os caminhos que percorri para a construção do estudo, assim como as adequações que se fizeram necessárias para seu desenvolvimento. Esta é uma Pesquisa Qualitativa Participante, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados a Observação Participante e Entrevista Semiestruturada, além da escrita reflexiva, que me oportuniza um olhar diferenciado sobre o estudo. As práticas foram realizadas na Totalidade Seis da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Porto Alegre com dois estudantes Deficientes Visuais na qual, através de uma oficina, pude desenvolver estratégias de abordagem da Química Orgânica, de modo que se configurou uma Educação Química Inclusiva, gerando a reflexão sobre novas adequações que se mostraram necessárias a partir de sua análise. |
id |
UFRGS-2_e2e8f5b4ee2ba0bfa74581d1b2f7c3f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/90094 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Passos, Kamila dosDresch, Nelton LuisGiordani, Liliane Ferrari2014-04-01T01:52:11Z2013http://hdl.handle.net/10183/90094000914124Este Trabalho aborda a elaboração de metodologias e materiais acessíveis para a aprendizagem de aspectos da Química Orgânica a serem utilizados em Turmas de Inclusão com estudantes deficientes visuais. Mesmo com a consolidação de leis e políticas que normatizam a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades desde a década de 90, na área do Ensino de Química ainda existem poucos estudos, sendo que sua abordagem no curso de licenciatura também é escassa. Relato como surgiu a ideia de trabalhar com pessoas com Deficiência Visual e os caminhos que percorri para a construção do estudo, assim como as adequações que se fizeram necessárias para seu desenvolvimento. Esta é uma Pesquisa Qualitativa Participante, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados a Observação Participante e Entrevista Semiestruturada, além da escrita reflexiva, que me oportuniza um olhar diferenciado sobre o estudo. As práticas foram realizadas na Totalidade Seis da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Porto Alegre com dois estudantes Deficientes Visuais na qual, através de uma oficina, pude desenvolver estratégias de abordagem da Química Orgânica, de modo que se configurou uma Educação Química Inclusiva, gerando a reflexão sobre novas adequações que se mostraram necessárias a partir de sua análise.application/pdfporEducação químicaEntre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2013Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914124.pdf000914124.pdfTexto completoapplication/pdf1026201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90094/1/000914124.pdf3a224d73523c8ae26f9b915f8f85c8faMD51TEXT000914124.pdf.txt000914124.pdf.txtExtracted Texttext/plain133107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90094/2/000914124.pdf.txt32f2eeec67046b816c18b13ebdf61464MD52THUMBNAIL000914124.pdf.jpg000914124.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90094/3/000914124.pdf.jpg998ff1145d7011cf293c887fb08a0af9MD5310183/900942019-11-15 04:50:48.438594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/90094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:50:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica |
title |
Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica |
spellingShingle |
Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica Passos, Kamila dos Educação química |
title_short |
Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica |
title_full |
Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica |
title_fullStr |
Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica |
title_full_unstemmed |
Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica |
title_sort |
Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica |
author |
Passos, Kamila dos |
author_facet |
Passos, Kamila dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Kamila dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dresch, Nelton Luis |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Giordani, Liliane Ferrari |
contributor_str_mv |
Dresch, Nelton Luis Giordani, Liliane Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação química |
topic |
Educação química |
description |
Este Trabalho aborda a elaboração de metodologias e materiais acessíveis para a aprendizagem de aspectos da Química Orgânica a serem utilizados em Turmas de Inclusão com estudantes deficientes visuais. Mesmo com a consolidação de leis e políticas que normatizam a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades desde a década de 90, na área do Ensino de Química ainda existem poucos estudos, sendo que sua abordagem no curso de licenciatura também é escassa. Relato como surgiu a ideia de trabalhar com pessoas com Deficiência Visual e os caminhos que percorri para a construção do estudo, assim como as adequações que se fizeram necessárias para seu desenvolvimento. Esta é uma Pesquisa Qualitativa Participante, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados a Observação Participante e Entrevista Semiestruturada, além da escrita reflexiva, que me oportuniza um olhar diferenciado sobre o estudo. As práticas foram realizadas na Totalidade Seis da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Porto Alegre com dois estudantes Deficientes Visuais na qual, através de uma oficina, pude desenvolver estratégias de abordagem da Química Orgânica, de modo que se configurou uma Educação Química Inclusiva, gerando a reflexão sobre novas adequações que se mostraram necessárias a partir de sua análise. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-01T01:52:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/90094 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914124 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/90094 |
identifier_str_mv |
000914124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90094/1/000914124.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90094/2/000914124.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/90094/3/000914124.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a224d73523c8ae26f9b915f8f85c8fa 32f2eeec67046b816c18b13ebdf61464 998ff1145d7011cf293c887fb08a0af9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224462607056896 |