O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halberstadt, Fabrício Fernando
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fioreze, Leandra Anversa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226318
Resumo: Este trabalho apresenta alguns resultados do delineamento de uma pesquisa de mestrado a qual teve por principal objetivo estudar o processo de compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica do Ensino Médio com o uso do software GrafEq. Como aporte teórico adotou-se a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval devido ao papel importante das representações na compreensão dos conceitos matemáticos. Com o intuito de propiciar a coordenação entre os registros de representação geométrico e algébrico da Geometria Analítica, as atividades que compõem a sequência didática foram planejadas com o uso do software GrafEq, permitindo que o aluno realizasse diversas experimentações envolvendo esses registros. Apresenta-se nesse trabalho uma análise sobre os resultados referentes a atividades elaboradas sobre os objetos reta e desigualdades e dinamizadas junto a turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Santa Maria/RS. Os resultados apontam para a consolidação do reconhecimento desses objetos nos seus diferentes registros de representação semiótica, condição prioritária para a sua compreensão.
id UFRGS-2_e33af6ba1b466c76a35abd0e06de98df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226318
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Halberstadt, Fabrício FernandoFioreze, Leandra Anversa2021-08-31T04:21:04Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/226318000991167Este trabalho apresenta alguns resultados do delineamento de uma pesquisa de mestrado a qual teve por principal objetivo estudar o processo de compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica do Ensino Médio com o uso do software GrafEq. Como aporte teórico adotou-se a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval devido ao papel importante das representações na compreensão dos conceitos matemáticos. Com o intuito de propiciar a coordenação entre os registros de representação geométrico e algébrico da Geometria Analítica, as atividades que compõem a sequência didática foram planejadas com o uso do software GrafEq, permitindo que o aluno realizasse diversas experimentações envolvendo esses registros. Apresenta-se nesse trabalho uma análise sobre os resultados referentes a atividades elaboradas sobre os objetos reta e desigualdades e dinamizadas junto a turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Santa Maria/RS. Os resultados apontam para a consolidação do reconhecimento desses objetos nos seus diferentes registros de representação semiótica, condição prioritária para a sua compreensão.This work presents parts of the results from a master research which had as its objective studying the Analytic Geometry secondary school process of understanding concepts and proprieties with the use of software GrafEq. It has been based on the Semiotic Representation Register Theory from Raymond Duval due to its important role in representing the understanding of mathematical concepts. Aiming to coordinate the registration from geometric representation and algebraic Analytical Geometric, the activities which form the didactic sequence have been planned with the use of software GrafEq, allowing the student to perform several trials involving these records. The analysis of results related to activities elaborated about the line and inequalities and dynamised objects with students from the third year of secondary school from Santa Maria/RS is presented. The results point out the consolidation about the understanding of this object in its different semiotic representation registers, which is an important condition for its understanding.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jul. 2015), p. 1-10GeometriaTecnologia educacionalSemiotic representation registerAnalytic geometryLineInequalitiesGrafEqO ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semióticaThe teaching and learning process of line and inequalities objects with GrafEq : an approach based on semiotic representation register theoryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000991167.pdf.txt000991167.pdf.txtExtracted Texttext/plain33153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226318/2/000991167.pdf.txte280a154dd0a9a26793903cb2dbc5f28MD52ORIGINAL000991167.pdfTexto completoapplication/pdf1703869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226318/1/000991167.pdf21a38832182b2637f1f0c0c99238bdd8MD5110183/2263182021-09-19 04:31:39.708806oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:31:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching and learning process of line and inequalities objects with GrafEq : an approach based on semiotic representation register theory
title O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica
spellingShingle O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica
Halberstadt, Fabrício Fernando
Geometria
Tecnologia educacional
Semiotic representation register
Analytic geometry
Line
Inequalities
GrafEq
title_short O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica
title_full O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica
title_fullStr O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica
title_full_unstemmed O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica
title_sort O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica
author Halberstadt, Fabrício Fernando
author_facet Halberstadt, Fabrício Fernando
Fioreze, Leandra Anversa
author_role author
author2 Fioreze, Leandra Anversa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Halberstadt, Fabrício Fernando
Fioreze, Leandra Anversa
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Tecnologia educacional
topic Geometria
Tecnologia educacional
Semiotic representation register
Analytic geometry
Line
Inequalities
GrafEq
dc.subject.eng.fl_str_mv Semiotic representation register
Analytic geometry
Line
Inequalities
GrafEq
description Este trabalho apresenta alguns resultados do delineamento de uma pesquisa de mestrado a qual teve por principal objetivo estudar o processo de compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica do Ensino Médio com o uso do software GrafEq. Como aporte teórico adotou-se a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval devido ao papel importante das representações na compreensão dos conceitos matemáticos. Com o intuito de propiciar a coordenação entre os registros de representação geométrico e algébrico da Geometria Analítica, as atividades que compõem a sequência didática foram planejadas com o uso do software GrafEq, permitindo que o aluno realizasse diversas experimentações envolvendo esses registros. Apresenta-se nesse trabalho uma análise sobre os resultados referentes a atividades elaboradas sobre os objetos reta e desigualdades e dinamizadas junto a turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Santa Maria/RS. Os resultados apontam para a consolidação do reconhecimento desses objetos nos seus diferentes registros de representação semiótica, condição prioritária para a sua compreensão.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-31T04:21:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226318
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991167
identifier_str_mv 1679-1916
000991167
url http://hdl.handle.net/10183/226318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jul. 2015), p. 1-10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226318/2/000991167.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226318/1/000991167.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e280a154dd0a9a26793903cb2dbc5f28
21a38832182b2637f1f0c0c99238bdd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447765287698432