O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226318 |
Resumo: | Este trabalho apresenta alguns resultados do delineamento de uma pesquisa de mestrado a qual teve por principal objetivo estudar o processo de compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica do Ensino Médio com o uso do software GrafEq. Como aporte teórico adotou-se a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval devido ao papel importante das representações na compreensão dos conceitos matemáticos. Com o intuito de propiciar a coordenação entre os registros de representação geométrico e algébrico da Geometria Analítica, as atividades que compõem a sequência didática foram planejadas com o uso do software GrafEq, permitindo que o aluno realizasse diversas experimentações envolvendo esses registros. Apresenta-se nesse trabalho uma análise sobre os resultados referentes a atividades elaboradas sobre os objetos reta e desigualdades e dinamizadas junto a turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Santa Maria/RS. Os resultados apontam para a consolidação do reconhecimento desses objetos nos seus diferentes registros de representação semiótica, condição prioritária para a sua compreensão. |
id |
UFRGS-2_e33af6ba1b466c76a35abd0e06de98df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226318 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Halberstadt, Fabrício FernandoFioreze, Leandra Anversa2021-08-31T04:21:04Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/226318000991167Este trabalho apresenta alguns resultados do delineamento de uma pesquisa de mestrado a qual teve por principal objetivo estudar o processo de compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica do Ensino Médio com o uso do software GrafEq. Como aporte teórico adotou-se a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval devido ao papel importante das representações na compreensão dos conceitos matemáticos. Com o intuito de propiciar a coordenação entre os registros de representação geométrico e algébrico da Geometria Analítica, as atividades que compõem a sequência didática foram planejadas com o uso do software GrafEq, permitindo que o aluno realizasse diversas experimentações envolvendo esses registros. Apresenta-se nesse trabalho uma análise sobre os resultados referentes a atividades elaboradas sobre os objetos reta e desigualdades e dinamizadas junto a turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Santa Maria/RS. Os resultados apontam para a consolidação do reconhecimento desses objetos nos seus diferentes registros de representação semiótica, condição prioritária para a sua compreensão.This work presents parts of the results from a master research which had as its objective studying the Analytic Geometry secondary school process of understanding concepts and proprieties with the use of software GrafEq. It has been based on the Semiotic Representation Register Theory from Raymond Duval due to its important role in representing the understanding of mathematical concepts. Aiming to coordinate the registration from geometric representation and algebraic Analytical Geometric, the activities which form the didactic sequence have been planned with the use of software GrafEq, allowing the student to perform several trials involving these records. The analysis of results related to activities elaborated about the line and inequalities and dynamised objects with students from the third year of secondary school from Santa Maria/RS is presented. The results point out the consolidation about the understanding of this object in its different semiotic representation registers, which is an important condition for its understanding.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jul. 2015), p. 1-10GeometriaTecnologia educacionalSemiotic representation registerAnalytic geometryLineInequalitiesGrafEqO ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semióticaThe teaching and learning process of line and inequalities objects with GrafEq : an approach based on semiotic representation register theoryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000991167.pdf.txt000991167.pdf.txtExtracted Texttext/plain33153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226318/2/000991167.pdf.txte280a154dd0a9a26793903cb2dbc5f28MD52ORIGINAL000991167.pdfTexto completoapplication/pdf1703869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226318/1/000991167.pdf21a38832182b2637f1f0c0c99238bdd8MD5110183/2263182021-09-19 04:31:39.708806oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:31:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching and learning process of line and inequalities objects with GrafEq : an approach based on semiotic representation register theory |
title |
O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica |
spellingShingle |
O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica Halberstadt, Fabrício Fernando Geometria Tecnologia educacional Semiotic representation register Analytic geometry Line Inequalities GrafEq |
title_short |
O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica |
title_full |
O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica |
title_fullStr |
O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica |
title_full_unstemmed |
O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica |
title_sort |
O ensino e aprendizagem dos objetos reta e desigualdades com o GrafEq: uma abordagem com vistas à teoria dos registros de representação semiótica |
author |
Halberstadt, Fabrício Fernando |
author_facet |
Halberstadt, Fabrício Fernando Fioreze, Leandra Anversa |
author_role |
author |
author2 |
Fioreze, Leandra Anversa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Halberstadt, Fabrício Fernando Fioreze, Leandra Anversa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Tecnologia educacional |
topic |
Geometria Tecnologia educacional Semiotic representation register Analytic geometry Line Inequalities GrafEq |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Semiotic representation register Analytic geometry Line Inequalities GrafEq |
description |
Este trabalho apresenta alguns resultados do delineamento de uma pesquisa de mestrado a qual teve por principal objetivo estudar o processo de compreensão de conceitos e propriedades da Geometria Analítica do Ensino Médio com o uso do software GrafEq. Como aporte teórico adotou-se a Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval devido ao papel importante das representações na compreensão dos conceitos matemáticos. Com o intuito de propiciar a coordenação entre os registros de representação geométrico e algébrico da Geometria Analítica, as atividades que compõem a sequência didática foram planejadas com o uso do software GrafEq, permitindo que o aluno realizasse diversas experimentações envolvendo esses registros. Apresenta-se nesse trabalho uma análise sobre os resultados referentes a atividades elaboradas sobre os objetos reta e desigualdades e dinamizadas junto a turma de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Santa Maria/RS. Os resultados apontam para a consolidação do reconhecimento desses objetos nos seus diferentes registros de representação semiótica, condição prioritária para a sua compreensão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-31T04:21:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226318 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991167 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000991167 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jul. 2015), p. 1-10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226318/2/000991167.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226318/1/000991167.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e280a154dd0a9a26793903cb2dbc5f28 21a38832182b2637f1f0c0c99238bdd8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447765287698432 |