Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142559 |
Resumo: | Frente à constante transformação do cenário tecnológico, ao invés da formação focada no uso aplicado e restrito das tecnologias digitais, é preciso criar e disseminar metodologias que se articulem aos saberes e práticas próprias da docência, articulando proposições teóricas e epistemológicas que não sigam o ritmo de obsolescência imposto pelo mercado tecnológico. O presente ensaio teórico visa apresentar e constituir uma discussão em torno da ideia de curadoria como um conceito e uma estratégia para a docência on-line no sentido de favorecer práticas de ensino e de aprendizagem a favor da autoria docente e da socialização dos saberes. Numa perspectiva teórico-metodológica, consideramos a comunicação, a mobilidade, o hibridismo tecnológico e a liberação do polo da emissão como elementos chave que podem sustentar a curadoria como prática de socialização e mediação de saberes, carregando de potência as experiências de aprendizagem no contexto da educação on-line. |
id |
UFRGS-2_e4b098d799353a730ec2e79345cc78f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142559 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Daniel de QueirozSommer, Luis HenriqueSchmidt, Saraí Patrícia2016-06-11T02:08:46Z20141415-9902http://hdl.handle.net/10183/142559000993876Frente à constante transformação do cenário tecnológico, ao invés da formação focada no uso aplicado e restrito das tecnologias digitais, é preciso criar e disseminar metodologias que se articulem aos saberes e práticas próprias da docência, articulando proposições teóricas e epistemológicas que não sigam o ritmo de obsolescência imposto pelo mercado tecnológico. O presente ensaio teórico visa apresentar e constituir uma discussão em torno da ideia de curadoria como um conceito e uma estratégia para a docência on-line no sentido de favorecer práticas de ensino e de aprendizagem a favor da autoria docente e da socialização dos saberes. Numa perspectiva teórico-metodológica, consideramos a comunicação, a mobilidade, o hibridismo tecnológico e a liberação do polo da emissão como elementos chave que podem sustentar a curadoria como prática de socialização e mediação de saberes, carregando de potência as experiências de aprendizagem no contexto da educação on-line.Faced with constantly changing technological scenario, instead of training focused on applied and restricted use of digital technologies, it is necessary to create and disseminate methodologies that are linked to their own knowledge and practices of teaching, combining theoretical and epistemological propositions that do not follow the pace of technological obsolescence imposed by the market. This theoretical essay aims to present and provide a discussion around the idea of curatorship as a concept and a strategy for online teaching in order to improve teaching and learning practices in favor of teachers authoring and socialization of knowledge. In a theoretical-methodological perspective, we consider communication, mobility, technological hybridism and release of emission pole as key elements that could sustain curatorship as a practice of socialization and mediation of knowledge, enhancing the learning experiences in the context of online education.Ante a la transformación constante del escenario tecnológico, en lugar de la formación centrada en el uso aplicado y restringido de las tecnologías digitales, es necesario crear y difundir metodologías que estén vinculadas a sus propios conocimientos y prácticas docentes, la combinación de propuestas teóricas y epistemológicas que no siguen el ritmo de obsolescencia tecnológica impuesta por el mercado. Este trabajo teórico tiene como objetivo presentar y proporcionar una discusión en torno a la idea de curaduría como un concepto y una estrategia para la docencia online, para favorecer las prácticas de enseñanza y de aprendizaje en favor de la autoría docente y la socialización de los saberes. Desde una perspectiva teórico-metodológica, consideramos que la comunicación, la movilidad, la hibridez tecnológica y la liberación del polo de emisión como elementos clave que pueden sustentar la curaduría como práctica de socialización y mediación de los saberes, llevando potencia a las experiencias de aprendizaje en el contexto de la educación online.application/pdfporEducação & linguagem : revista do Centro de Ciências da Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2014), p. 54-72Tecnologia digitalProfessorPrática pedagógicaCuratorshipDigital technologiesTeachingOn-line EducationPedagogical PracticesCuraduríaTecnologías DigitalesEnseñanzaEducación en LíneaPrácticas PedagógicasProfessor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-lineinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993876.pdf000993876.pdfTexto completoapplication/pdf304541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142559/1/000993876.pdf089f0d86dd774111ea711d663a1a1beaMD51TEXT000993876.pdf.txt000993876.pdf.txtExtracted Texttext/plain43585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142559/2/000993876.pdf.txt190e405f0681254f2ee3a4a723c2b054MD52THUMBNAIL000993876.pdf.jpg000993876.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142559/3/000993876.pdf.jpg83d66b3aeda83a6a4eaed654b11152d2MD5310183/1425592022-10-21 04:56:56.151337oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142559Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-21T07:56:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line |
title |
Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line |
spellingShingle |
Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line Lopes, Daniel de Queiroz Tecnologia digital Professor Prática pedagógica Curatorship Digital technologies Teaching On-line Education Pedagogical Practices Curaduría Tecnologías Digitales Enseñanza Educación en Línea Prácticas Pedagógicas |
title_short |
Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line |
title_full |
Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line |
title_fullStr |
Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line |
title_full_unstemmed |
Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line |
title_sort |
Professor-propositor : a curadoria como estratégia para a docência on-line |
author |
Lopes, Daniel de Queiroz |
author_facet |
Lopes, Daniel de Queiroz Sommer, Luis Henrique Schmidt, Saraí Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Sommer, Luis Henrique Schmidt, Saraí Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Daniel de Queiroz Sommer, Luis Henrique Schmidt, Saraí Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Professor Prática pedagógica |
topic |
Tecnologia digital Professor Prática pedagógica Curatorship Digital technologies Teaching On-line Education Pedagogical Practices Curaduría Tecnologías Digitales Enseñanza Educación en Línea Prácticas Pedagógicas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curatorship Digital technologies Teaching On-line Education Pedagogical Practices |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Curaduría Tecnologías Digitales Enseñanza Educación en Línea Prácticas Pedagógicas |
description |
Frente à constante transformação do cenário tecnológico, ao invés da formação focada no uso aplicado e restrito das tecnologias digitais, é preciso criar e disseminar metodologias que se articulem aos saberes e práticas próprias da docência, articulando proposições teóricas e epistemológicas que não sigam o ritmo de obsolescência imposto pelo mercado tecnológico. O presente ensaio teórico visa apresentar e constituir uma discussão em torno da ideia de curadoria como um conceito e uma estratégia para a docência on-line no sentido de favorecer práticas de ensino e de aprendizagem a favor da autoria docente e da socialização dos saberes. Numa perspectiva teórico-metodológica, consideramos a comunicação, a mobilidade, o hibridismo tecnológico e a liberação do polo da emissão como elementos chave que podem sustentar a curadoria como prática de socialização e mediação de saberes, carregando de potência as experiências de aprendizagem no contexto da educação on-line. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-11T02:08:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142559 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-9902 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993876 |
identifier_str_mv |
1415-9902 000993876 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & linguagem : revista do Centro de Ciências da Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Vol. 17, n. 2 (jul./dez. 2014), p. 54-72 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142559/1/000993876.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142559/2/000993876.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142559/3/000993876.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
089f0d86dd774111ea711d663a1a1bea 190e405f0681254f2ee3a4a723c2b054 83d66b3aeda83a6a4eaed654b11152d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224903455670272 |