Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187330 |
Resumo: | O olhar surge como possibilidade de encontro. Este ensaio-poético apresenta imagens feitas no espaço da Universidade a partir de encontros de formação realizados entre indígenas – Kaingang e Guarani - e não indígenas que participam do projeto “Rede de Saberes Indígenas na Escola”. O objetivo do projeto é promover e afirmar as escolhas dos atores indígenas na condução das políticas públicas no campo da educação. A interculturalidade, como um projeto ético-político e epistêmico, é refletida nas imagens que apresentam momentos desses encontros. Os olhares revelam dúvidas, desconfianças, ao mesmo tempo, cumplicidade. Aparecem formas outras de comunicação: músicas, desenhos, histórias, risos, o silêncio – tudo fala em uma língua que nem sempre necessita de tradução. No encontro também existe desencontro, são os espaços que os indígenas falam em sua própria língua, protegem seus segredos, elementos fundamentais para que se produza uma escola não estranha, aberta ao tempo da memória. É dessa forma que a escola vai sendo construída como escol(h)a destes povos. |
id |
UFRGS-2_e5eddda29dd05cbaa5b692cffd53fa4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187330 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menezes, Magali Mendes deBergamaschi, Maria AparecidaPereira, Mateus da Silva2018-12-22T04:06:55Z20151068-2341http://hdl.handle.net/10183/187330000975243O olhar surge como possibilidade de encontro. Este ensaio-poético apresenta imagens feitas no espaço da Universidade a partir de encontros de formação realizados entre indígenas – Kaingang e Guarani - e não indígenas que participam do projeto “Rede de Saberes Indígenas na Escola”. O objetivo do projeto é promover e afirmar as escolhas dos atores indígenas na condução das políticas públicas no campo da educação. A interculturalidade, como um projeto ético-político e epistêmico, é refletida nas imagens que apresentam momentos desses encontros. Os olhares revelam dúvidas, desconfianças, ao mesmo tempo, cumplicidade. Aparecem formas outras de comunicação: músicas, desenhos, histórias, risos, o silêncio – tudo fala em uma língua que nem sempre necessita de tradução. No encontro também existe desencontro, são os espaços que os indígenas falam em sua própria língua, protegem seus segredos, elementos fundamentais para que se produza uma escola não estranha, aberta ao tempo da memória. É dessa forma que a escola vai sendo construída como escol(h)a destes povos.The glance arises as a possibility of encountering. This poetic-essay presents images generated in the context of the Indigenous Teacher’s Education National Project “Indigenous Knowledge Network in the School” (Rede de Saberes Indígenas na Escola) during its meetings at the University, whose participants were indigenous peoples – Kaingang and Guarani – and nonindigenous. The project aims to promote and affirm indigenous agents’ choices in educational public policies. Interculturality, as an ethical-political and epistemic project, is reflected in the images that present moments from the meetings. Looking at each other, the images, views and understandings reveal doubts, distrust, as well as reliability. Other forms to communicate appear: songs, drawings, stories, laughs, silence – everything is expressed in a language that does not always need a translation. In the encounter there is also “misencounter”. The encounters are spaces in which the indigenous speak their own languages, protect their secrets, which are fundamental in order to produce a school that is not strange to them, open to the time of memory. In this way, school has been built as the indigenous peoples’ choices and school.La mirada que surge como posibilidad de encuentro. Este ensayo poético, presenta imágenes creadas en el espacio de la Universidad, a partir de encuentros de formación realizados entre indígenas Kaingang y Guarany, y los no indígenas participantes del proyecto "Rede de Saberes Indígenas na Escola". El objetivo de este proyecto, es promover y afirmar las opciones de los actores indígenas en la conducción de las políticas públicas en el campo de la educación. La interculturalidad, como un proyecto ético-político y epistémico, es reflejada en las imágenes que presentan diversos momentos de estos encuentros. Las miradas revelan dudas, desconfianzas, pero al mismo tiempo, complicidad. Aparecen otras formas de comunicación: músicas, dibujos, historias, risas, el silencio. Todo habla en una lengua que no siempre necesita traducirse. En el encuentro también existe el desencuentro: son los espacios donde los indígenas hablan en su propia lengua, protegen sus secretos; elementos fundamentales para que se produzca una escuela que no sea extraña, abierta al tiempo de la memoria. Es de esta forma en que la escuela se va construyendo como opción/escuela de estos Pueblos.application/pdfporArchivos analiticos de politicas educativas. v. 17, n. 3. Florida: EPAA, 2015. Vol. 23, n. 97 (5 oct. 2015), p. 1-29InterculturalidadeEducação indígenaIndigenous knowledgeIndigenous educatorsSchoolInterculturalitySaberes indígenasEducadores indígenasEscuelaInterculturalidadUm olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)asA look at indigenous perspectives, their choices and schools Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000975243.pdf.txt000975243.pdf.txtExtracted Texttext/plain58693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187330/2/000975243.pdf.txt061c9cec4058ad8d6c83ead86af3916dMD52ORIGINAL000975243.pdfTexto completoapplication/pdf1042710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187330/1/000975243.pdfe7f8ee1b72271ab045ec1fea8b74f06aMD5110183/1873302021-08-18 04:33:34.528259oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187330Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:33:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A look at indigenous perspectives, their choices and schools |
title |
Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as |
spellingShingle |
Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as Menezes, Magali Mendes de Interculturalidade Educação indígena Indigenous knowledge Indigenous educators School Interculturality Saberes indígenas Educadores indígenas Escuela Interculturalidad |
title_short |
Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as |
title_full |
Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as |
title_fullStr |
Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as |
title_sort |
Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as |
author |
Menezes, Magali Mendes de |
author_facet |
Menezes, Magali Mendes de Bergamaschi, Maria Aparecida Pereira, Mateus da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Bergamaschi, Maria Aparecida Pereira, Mateus da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Magali Mendes de Bergamaschi, Maria Aparecida Pereira, Mateus da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interculturalidade Educação indígena |
topic |
Interculturalidade Educação indígena Indigenous knowledge Indigenous educators School Interculturality Saberes indígenas Educadores indígenas Escuela Interculturalidad |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Indigenous knowledge Indigenous educators School Interculturality |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Saberes indígenas Educadores indígenas Escuela Interculturalidad |
description |
O olhar surge como possibilidade de encontro. Este ensaio-poético apresenta imagens feitas no espaço da Universidade a partir de encontros de formação realizados entre indígenas – Kaingang e Guarani - e não indígenas que participam do projeto “Rede de Saberes Indígenas na Escola”. O objetivo do projeto é promover e afirmar as escolhas dos atores indígenas na condução das políticas públicas no campo da educação. A interculturalidade, como um projeto ético-político e epistêmico, é refletida nas imagens que apresentam momentos desses encontros. Os olhares revelam dúvidas, desconfianças, ao mesmo tempo, cumplicidade. Aparecem formas outras de comunicação: músicas, desenhos, histórias, risos, o silêncio – tudo fala em uma língua que nem sempre necessita de tradução. No encontro também existe desencontro, são os espaços que os indígenas falam em sua própria língua, protegem seus segredos, elementos fundamentais para que se produza uma escola não estranha, aberta ao tempo da memória. É dessa forma que a escola vai sendo construída como escol(h)a destes povos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-22T04:06:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187330 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1068-2341 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000975243 |
identifier_str_mv |
1068-2341 000975243 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Archivos analiticos de politicas educativas. v. 17, n. 3. Florida: EPAA, 2015. Vol. 23, n. 97 (5 oct. 2015), p. 1-29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187330/2/000975243.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187330/1/000975243.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
061c9cec4058ad8d6c83ead86af3916d e7f8ee1b72271ab045ec1fea8b74f06a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224959056412672 |