O treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexa
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250147 |
Resumo: | Fundamentado sob a concepção de desenvolvimento linguístico da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) (De Bot et al., 2007; De Bot, 2017) e amparado no Princípio da Inteligibilidade (Levis, 2005, 2018) para a de-finição dos aspectos a serem abordados no ensino de pronúncia, este trabalho busca analisar o processo desenvolvimental dos padrões de Voice Onset Timedas plosivas surdas iniciais do inglês por um aprendiz argentino (L1: espanhol, L2: inglês e L3: português brasileiro). Trata-se de um estudo longitudinal do de-senvolvimento de L2 do aprendiz durante o período em que ele participou de sessões de treinamento através do site English Accent Coach (Thomson, 2019). Os dados foram coletados quinzenalmente ao longo de 12 meses, com o intuito de verificar o desenvolvimento dos padrões de VOT do participante. Posterior-mente, seguindo Van Dijk et al. (2011), foram realizadas simulações de Monte Carlo para verificar picos ascendentes e descendentes de desenvolvimento. Os resultados mostraram que o treinamento contribuiu para diminuir a variação intra-sujeito em cada coleta, bem como elevar a duração de VOT do aprendiz. Tais resultados são considerados pertinentes por mostrarem que o treinamento pode ser importante inclusive para aprendizes que já apresentam mais profici-ência referente ao fenômeno treinado. |
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Alves, Ubiratã KickhöfelVieira, Felipe Guedes Moreira2022-10-22T05:00:44Z20222178-3640http://hdl.handle.net/10183/250147001150584Fundamentado sob a concepção de desenvolvimento linguístico da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) (De Bot et al., 2007; De Bot, 2017) e amparado no Princípio da Inteligibilidade (Levis, 2005, 2018) para a de-finição dos aspectos a serem abordados no ensino de pronúncia, este trabalho busca analisar o processo desenvolvimental dos padrões de Voice Onset Timedas plosivas surdas iniciais do inglês por um aprendiz argentino (L1: espanhol, L2: inglês e L3: português brasileiro). Trata-se de um estudo longitudinal do de-senvolvimento de L2 do aprendiz durante o período em que ele participou de sessões de treinamento através do site English Accent Coach (Thomson, 2019). Os dados foram coletados quinzenalmente ao longo de 12 meses, com o intuito de verificar o desenvolvimento dos padrões de VOT do participante. Posterior-mente, seguindo Van Dijk et al. (2011), foram realizadas simulações de Monte Carlo para verificar picos ascendentes e descendentes de desenvolvimento. Os resultados mostraram que o treinamento contribuiu para diminuir a variação intra-sujeito em cada coleta, bem como elevar a duração de VOT do aprendiz. Tais resultados são considerados pertinentes por mostrarem que o treinamento pode ser importante inclusive para aprendizes que já apresentam mais profici-ência referente ao fenômeno treinado.Based on the tenets of Complex Dynamic Systems Theory (CDST) (De Bot et al., 2007; De Bot, 2017) and following the Intelligibility Principle (Le-vis, 2005, 2018) in the definition of a pronunciation syllabus, this study aims to analyze the development of English Voice Onset Time in word-initial voiceless plosives produced by an Argentinian learner (L1: Spanish, L2: English and L3: Brazilian Portuguese). This is a longitudinal study of the period when this learner took part in perceptual training sessions on the English Accent Coach website (Thomson, 2019). Data were collected fortnightly over 12 months, in order to verify the development of the participant’s VOT patterns. Subsequently, following Van Dijk et al. (2011), Monte Carlo simulations were carried out to verify rising and falling developmental peaks. The results showed that the training contributed to lower the intra-subject variation rates in each data collection, as well as to rise the learner’s VOT durational values. These results are relevant as they suggest that training can be important even when applied to learners who already show some greater command of the trained phenomenon.application/pdfporBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jan./dez. 2022), e42967, p. [1]-18Voice Onset TimeLíngua inglesaAquisição da linguagem (segunda língua)Ensino de língua estrangeira (inglês)Teoria dos sistemas dinâmicos complexosPercepçãoPerceptual trainingComplex dynamical systems theoryPeak analysisO treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexaPerceptual training in the development of Voice Onset Time in English (L2) by an Argentinean learner : a complex-dynamic approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150584.pdf.txt001150584.pdf.txtExtracted Texttext/plain65397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250147/2/001150584.pdf.txtf1606bb240a094bd661acf1d255adfd4MD52ORIGINAL001150584.pdfTexto completoapplication/pdf585103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250147/1/001150584.pdff43bfdc263fd6cf59cf370733850e2efMD5110183/2501472023-07-14 03:31:28.196641oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250147Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:31:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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