Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sandro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217947
Resumo: O artigo é decorrente de uma investigação etnográfica que, fundamentada nas contribuições dos estudos sociais da infância, teve como objetivo pesquisar a produção de culturas lúdicas infantis por crianças pré-escolares na educação infantil. Metodologicamente, foram utilizados como estratégias a observação, os registros escritos e fotográficos e as rodas de conversa com as crianças. Com base nas análises, mapearam-se as gestualidades, as relações afetivas e as musicalidades expressas pelas crianças como unidades analíticas que ilustram a produção das culturas lúdicas em situações cotidianas que não se encontram vinculadas necessariamente às brincadeiras. Por meio da pesquisa, foi possível inferir que as culturas lúdicas dizem respeito à sensibilidade das crianças em reconhecer experiências lúdicas, também naquilo que escapa às suas referências culturais, ao se perceberem envolvidas afetivamente em situações ainda não experimentadas nos diversos ambientes dos quais fazem parte.
id UFRGS-2_e9821bae7b3cf2d2d606685543a30e6d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217947
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, SandroCarvalho, Rodrigo Saballa de2021-02-12T04:06:54Z20201413-2478http://hdl.handle.net/10183/217947001121002O artigo é decorrente de uma investigação etnográfica que, fundamentada nas contribuições dos estudos sociais da infância, teve como objetivo pesquisar a produção de culturas lúdicas infantis por crianças pré-escolares na educação infantil. Metodologicamente, foram utilizados como estratégias a observação, os registros escritos e fotográficos e as rodas de conversa com as crianças. Com base nas análises, mapearam-se as gestualidades, as relações afetivas e as musicalidades expressas pelas crianças como unidades analíticas que ilustram a produção das culturas lúdicas em situações cotidianas que não se encontram vinculadas necessariamente às brincadeiras. Por meio da pesquisa, foi possível inferir que as culturas lúdicas dizem respeito à sensibilidade das crianças em reconhecer experiências lúdicas, também naquilo que escapa às suas referências culturais, ao se perceberem envolvidas afetivamente em situações ainda não experimentadas nos diversos ambientes dos quais fazem parte.This article results from an ethnographic investigation that, based on contributions from the social studies of childhood, aimed to research the production of ludic cultures by pre-school children in early childhood education. Methodologically, we used the strategies of observation, written and photographic records, and conversation circles with children. Based on the analyses, the gestures, affective relationships, and musicalities expressed by the children were mapped as analytical units that illustrate the production of ludic cultures in everyday situations that are not necessarily linked to playing. Through the research, we could infer that ludic cultures relate to the children’s sensitivity in recognizing playful experiences, including aspects that escape their cultural references, when they find themselves emotionally involved in situations not yet experienced in the various environments of which they are part.El artículo se deriva de una investigación etnográfica que, a partir de las contribuciones de los estudios sociales de la infancia, objetivó investigar la producción de culturas lúdicas por niños en la educación infantil. Metodológicamente se utilizaron, la observación, los registros escritos, fotográficos y las ruedas de conversación con los niños. Con base en los análisis, se mapearon las gestualidades, las relaciones afectivas y las musicalidades expresadas por los niños como unidades analíticas que ilustran la producción de las culturas lúdicas en situaciones cotidianas que no se encuentran necesariamente asociadas a los juegos. A través de la investigación, se pudo inferir que las culturas lúdicas corresponden a la sensibilidad de los niños en reconocer experiencias lúdicas, incluso en lo que escapa a sus referencias culturales, cuando se perciben involucrados afectivamente en situaciones todavía no experimentadas en los varios ambientes de los cuales forman parte.application/pdfporRevista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25 (jan./dez. 2020), p. 1-23, e250060Educação infantilPré-escolaLudicidadeEarly childhood educationLudic culturesPre-schoolEducación infantilCulturas lúdicasEducación preescolarRelações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escolaRelaciones afectivas, gestualidades y musicalidades : culturas lúdicas infantiles en la educación preescolarAffective relationships, gesturality, and musicality : children’s ludic cultures in pre-school educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121002.pdf.txt001121002.pdf.txtExtracted Texttext/plain75037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217947/2/001121002.pdf.txt6a9dbec1a352c268d85458cf7dae918fMD52ORIGINAL001121002.pdfTexto completoapplication/pdf226618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217947/1/001121002.pdf43090bb3513b6211d20344e844bc171cMD5110183/2179472021-03-09 04:48:26.95909oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:48:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Relaciones afectivas, gestualidades y musicalidades : culturas lúdicas infantiles en la educación preescolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Affective relationships, gesturality, and musicality : children’s ludic cultures in pre-school education
title Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola
spellingShingle Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola
Machado, Sandro
Educação infantil
Pré-escola
Ludicidade
Early childhood education
Ludic cultures
Pre-school
Educación infantil
Culturas lúdicas
Educación preescolar
title_short Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola
title_full Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola
title_fullStr Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola
title_full_unstemmed Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola
title_sort Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola
author Machado, Sandro
author_facet Machado, Sandro
Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_role author
author2 Carvalho, Rodrigo Saballa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Sandro
Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Pré-escola
Ludicidade
topic Educação infantil
Pré-escola
Ludicidade
Early childhood education
Ludic cultures
Pre-school
Educación infantil
Culturas lúdicas
Educación preescolar
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Ludic cultures
Pre-school
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación infantil
Culturas lúdicas
Educación preescolar
description O artigo é decorrente de uma investigação etnográfica que, fundamentada nas contribuições dos estudos sociais da infância, teve como objetivo pesquisar a produção de culturas lúdicas infantis por crianças pré-escolares na educação infantil. Metodologicamente, foram utilizados como estratégias a observação, os registros escritos e fotográficos e as rodas de conversa com as crianças. Com base nas análises, mapearam-se as gestualidades, as relações afetivas e as musicalidades expressas pelas crianças como unidades analíticas que ilustram a produção das culturas lúdicas em situações cotidianas que não se encontram vinculadas necessariamente às brincadeiras. Por meio da pesquisa, foi possível inferir que as culturas lúdicas dizem respeito à sensibilidade das crianças em reconhecer experiências lúdicas, também naquilo que escapa às suas referências culturais, ao se perceberem envolvidas afetivamente em situações ainda não experimentadas nos diversos ambientes dos quais fazem parte.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-12T04:06:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217947
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2478
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121002
identifier_str_mv 1413-2478
001121002
url http://hdl.handle.net/10183/217947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25 (jan./dez. 2020), p. 1-23, e250060
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217947/2/001121002.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217947/1/001121002.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a9dbec1a352c268d85458cf7dae918f
43090bb3513b6211d20344e844bc171c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225008275521536