Estudo sobre a satisfação e associação dos frequentadores da Arena do Grêmio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Guilherme Eloy
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117304
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi verificar a percepção sobre a satisfação e a associação dos frequentadores da Arena do Grêmio. Avaliou-se o nível de satisfação dos torcedores nos itens de serviço do estádio e analisar a importância desses atributos na associação e na frequência dos torcedores, a fim de propor melhorias nos atributos mais problemáticos. A pesquisa realizada foi de caráter quantitativo. Utilizou-se um questionário com base na revisão teórica e buscou-se obter respostas de uma amostra de torcedores. Os dados obtidos, a partir da resposta de 155 respondentes, foram analisados e tabelados. Os resultados mostraram um nível de satisfação geral de 73% em relação à arena e indicadores importantes para a lealdade do torcedor, tais como valor alto de ingresso/mensalidade e dificuldade de acesso ao estádio, como atributos que afetam negativamente a frequência à Arena do torcedor, e atributos que afetam de forma positiva, entrada garantida nos jogos e ajudar o clube. Tais indicadores representam oportunidade de melhorias na satisfação e associação do frequentador da Arena.
id UFRGS-2_e98c45224a7c1a724f70be753450cf7d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117304
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Guilherme EloyCloss, Lisiane Quadrado2015-05-29T02:01:02Z2014http://hdl.handle.net/10183/117304000966304O principal objetivo deste trabalho foi verificar a percepção sobre a satisfação e a associação dos frequentadores da Arena do Grêmio. Avaliou-se o nível de satisfação dos torcedores nos itens de serviço do estádio e analisar a importância desses atributos na associação e na frequência dos torcedores, a fim de propor melhorias nos atributos mais problemáticos. A pesquisa realizada foi de caráter quantitativo. Utilizou-se um questionário com base na revisão teórica e buscou-se obter respostas de uma amostra de torcedores. Os dados obtidos, a partir da resposta de 155 respondentes, foram analisados e tabelados. Os resultados mostraram um nível de satisfação geral de 73% em relação à arena e indicadores importantes para a lealdade do torcedor, tais como valor alto de ingresso/mensalidade e dificuldade de acesso ao estádio, como atributos que afetam negativamente a frequência à Arena do torcedor, e atributos que afetam de forma positiva, entrada garantida nos jogos e ajudar o clube. Tais indicadores representam oportunidade de melhorias na satisfação e associação do frequentador da Arena.The main objective of this study was to verify the perception of satisfaction and association of Arena do Grêmio goers. Evaluated the level of satisfaction of the fans in the stadium service items and analyze the importance of these attributes on association and frequency of the fans, in order to propose improvements in most problematic attributes. The research was quantitative in character. Were used a questionnaire based on the literature review and aimed to get answers from a sample of fans. The data obtained from the answer of 155 respondents were analyzed and tabulated. The results showed an overall satisfaction level of 73% compared to the Arena and important indicators for fan loyalty, such as high ticket value/monthly payment and difficult access to the stadium, as attributes that negatively affect attendance supporter of Arena, and attributes that affect positively guaranteed entry into the game and help the club. These indicators represent a good opportunity for improvement in the satisfaction and association of Arena goers.application/pdfporMarketing esportivoSatisfação do consumidorFansSports marketingSatisfactionAssociationEstudo sobre a satisfação e associação dos frequentadores da Arena do Grêmioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000966304.pdf.txt000966304.pdf.txtExtracted Texttext/plain89344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117304/2/000966304.pdf.txt917aff3ee710c0f3d11c8e74e8735371MD52ORIGINAL000966304.pdf000966304.pdfTexto completoapplication/pdf574678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117304/1/000966304.pdfbcaceee24d6402f3d27175e29ffd1da8MD51THUMBNAIL000966304.pdf.jpg000966304.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117304/3/000966304.pdf.jpg024018eb60a81578a70ba2e260b0464eMD5310183/1173042018-10-22 09:01:17.315oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:01:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo sobre a satisfação e associação dos frequentadores da Arena do Grêmio
title Estudo sobre a satisfação e associação dos frequentadores da Arena do Grêmio
spellingShingle Estudo sobre a satisfação e associação dos frequentadores da Arena do Grêmio
Lima, Guilherme Eloy
Marketing esportivo
Satisfação do consumidor
Fans
Sports marketing
Satisfaction
Association
title_short Estudo sobre a satisfação e associação dos frequentadores da Arena do Grêmio
title_full Estudo sobre a satisfação e associação dos frequentadores da Arena do Grêmio
title_fullStr Estudo sobre a satisfação e associação dos frequentadores da Arena do Grêmio
title_full_unstemmed Estudo sobre a satisfação e associação dos frequentadores da Arena do Grêmio
title_sort Estudo sobre a satisfação e associação dos frequentadores da Arena do Grêmio
author Lima, Guilherme Eloy
author_facet Lima, Guilherme Eloy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Guilherme Eloy
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Closs, Lisiane Quadrado
contributor_str_mv Closs, Lisiane Quadrado
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Satisfação do consumidor
topic Marketing esportivo
Satisfação do consumidor
Fans
Sports marketing
Satisfaction
Association
dc.subject.eng.fl_str_mv Fans
Sports marketing
Satisfaction
Association
description O principal objetivo deste trabalho foi verificar a percepção sobre a satisfação e a associação dos frequentadores da Arena do Grêmio. Avaliou-se o nível de satisfação dos torcedores nos itens de serviço do estádio e analisar a importância desses atributos na associação e na frequência dos torcedores, a fim de propor melhorias nos atributos mais problemáticos. A pesquisa realizada foi de caráter quantitativo. Utilizou-se um questionário com base na revisão teórica e buscou-se obter respostas de uma amostra de torcedores. Os dados obtidos, a partir da resposta de 155 respondentes, foram analisados e tabelados. Os resultados mostraram um nível de satisfação geral de 73% em relação à arena e indicadores importantes para a lealdade do torcedor, tais como valor alto de ingresso/mensalidade e dificuldade de acesso ao estádio, como atributos que afetam negativamente a frequência à Arena do torcedor, e atributos que afetam de forma positiva, entrada garantida nos jogos e ajudar o clube. Tais indicadores representam oportunidade de melhorias na satisfação e associação do frequentador da Arena.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-29T02:01:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117304
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000966304
url http://hdl.handle.net/10183/117304
identifier_str_mv 000966304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117304/2/000966304.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117304/1/000966304.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117304/3/000966304.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 917aff3ee710c0f3d11c8e74e8735371
bcaceee24d6402f3d27175e29ffd1da8
024018eb60a81578a70ba2e260b0464e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224486526124032