Mapeando os diferendos espaços da escola pública : visão da merendeira escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Simone Rosicler
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259478
Resumo: Esta pesquisa resgata e analisa as representações construídas sobre a merendeira, a fim de compreender os significados, sentidos e relações que evidenciam, um lugar político, social e cultural no âmbito da escola e da sociedade brasileira, bem como discutir e o reconhecimento socialmente produzido sobre esse sujeito no espaço escolar. O objetivo geral é demonstrar a importância de uma merendeira no espaço escolar de uma escola pública, a partir da análise de suas ações cotidianas após 17 anos de atuação em duas escolas. Os objetivos específicos são: analisar a importância de uma merendeira no espaço escolar de uma escola pública; resgatar as memórias e dar visibilidade ao serviço de uma merendeira na escola pública; descrever as ações cotidianas, afetos e desafios por meio das atividades e manifestações de estudantes e professores/as. Analisa-se o processo de trabalho dessa trabalhadora, no período histórico de 2005 a 2022. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, é capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar, junto com os professores da escola. Para relembrar o tempo de serviço e a vivência como merendeira, foi realizado um levantamento entre alunos e professores para avaliar como a merendeira é lembrada e valorizada dentro de uma escola e o resultado trouxe ótimas lembranças. Os dados foram produzidos a partir do diário da merendeira e pesquisadora, que fez o resgate das suas memórias, ao longo dos seus 17 anos de trabalho. Os registros afetivos apontam que merendeira escolar tem experiências significativas, transformando seu espaço de trabalho em um verdadeiro espaço educativo. A merendeira, no caso analisado, é a pessoa mais adorada na escola, pois não é só a tia da merenda, é um pouco mãe, um pouco vó, um pouco enfermeira e um pouco professora. Como consideração final, aponto a necessidade de dar visibilidade a função de uma merendeira no espaço escolar, bem como, as transformações que o trabalho da merendeira vem sofrendo década após década e como envolver a cozinha, a merendeira e uma horta escolar nas aulas de geografia.
id UFRGS-2_ea8c106cd2f311a17f0ca0870b750457
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259478
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Reis, Simone RosiclerTonetto, Élida Pasini2023-06-26T03:31:16Z2023http://hdl.handle.net/10183/259478001172240Esta pesquisa resgata e analisa as representações construídas sobre a merendeira, a fim de compreender os significados, sentidos e relações que evidenciam, um lugar político, social e cultural no âmbito da escola e da sociedade brasileira, bem como discutir e o reconhecimento socialmente produzido sobre esse sujeito no espaço escolar. O objetivo geral é demonstrar a importância de uma merendeira no espaço escolar de uma escola pública, a partir da análise de suas ações cotidianas após 17 anos de atuação em duas escolas. Os objetivos específicos são: analisar a importância de uma merendeira no espaço escolar de uma escola pública; resgatar as memórias e dar visibilidade ao serviço de uma merendeira na escola pública; descrever as ações cotidianas, afetos e desafios por meio das atividades e manifestações de estudantes e professores/as. Analisa-se o processo de trabalho dessa trabalhadora, no período histórico de 2005 a 2022. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, é capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar, junto com os professores da escola. Para relembrar o tempo de serviço e a vivência como merendeira, foi realizado um levantamento entre alunos e professores para avaliar como a merendeira é lembrada e valorizada dentro de uma escola e o resultado trouxe ótimas lembranças. Os dados foram produzidos a partir do diário da merendeira e pesquisadora, que fez o resgate das suas memórias, ao longo dos seus 17 anos de trabalho. Os registros afetivos apontam que merendeira escolar tem experiências significativas, transformando seu espaço de trabalho em um verdadeiro espaço educativo. A merendeira, no caso analisado, é a pessoa mais adorada na escola, pois não é só a tia da merenda, é um pouco mãe, um pouco vó, um pouco enfermeira e um pouco professora. Como consideração final, aponto a necessidade de dar visibilidade a função de uma merendeira no espaço escolar, bem como, as transformações que o trabalho da merendeira vem sofrendo década após década e como envolver a cozinha, a merendeira e uma horta escolar nas aulas de geografia.This research retrieves and analyzes the representations constructed about the cook, in order to understand the meanings, meanings and relationships that show a political, social and cultural place within the school and Brazilian society, as well as to discuss and the socially produced recognition about this subject in the school space. The general objective is to demonstrate the importance of a lunch lady in the school space of a public school, based on the analysis of her daily actions after 17 years of work in two schools. The specific objectives are: to analyze the importance of a lunch lady in the school space of a public school; rescue the memories and give visibility to the service of a lunch lady in the public school; describe everyday actions, affections and challenges through activities and manifestations of students and teachers. This worker's work process is analyzed in the historical period from 2005 to 2022. In addition to being responsible for offering well-prepared meals with no health risks, she is trained to become an excellent food educator, along with the school's teachers. To remember the service time and experience as a cook, a survey was carried out among students and teachers to assess how the cook is remembered and valued within a school and the result brought great memories. The data were produced from the diary of the cook and researcher, who rescued her memories over her 17 years of work. The affective records indicate that the school lunch lady has significant experiences, transforming her workspace into a true educational space. The lunch lady, in the analyzed case, is the most adored person at the school, as she is not only the lunch aunt, she is a bit mother, a bit grandma, a bit nurse and a bit teacher. As a final consideration, I point out the need to give visibility to the function of a lunch lady in the school space, as well as the transformations that the lunch lady’s work has been undergoing decade after decade and how to involve the kitchen, the lunch lady and a school vegetable garden in geography classes.application/pdfporGeografia : EnsinoMerenda escolarEscola públicaLunchboxSchool lunchSchool GeographyMapeando os diferendos espaços da escola pública : visão da merendeira escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172240.pdf.txt001172240.pdf.txtExtracted Texttext/plain67493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259478/2/001172240.pdf.txt35f1846ff4342b602d1952836bdc1b26MD52ORIGINAL001172240.pdfTexto completoapplication/pdf1609282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259478/1/001172240.pdf786d05686d8e3b56ce94ac218b9cc0d5MD5110183/2594782023-06-27 03:33:04.443989oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259478Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-27T06:33:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapeando os diferendos espaços da escola pública : visão da merendeira escolar
title Mapeando os diferendos espaços da escola pública : visão da merendeira escolar
spellingShingle Mapeando os diferendos espaços da escola pública : visão da merendeira escolar
Reis, Simone Rosicler
Geografia : Ensino
Merenda escolar
Escola pública
Lunchbox
School lunch
School Geography
title_short Mapeando os diferendos espaços da escola pública : visão da merendeira escolar
title_full Mapeando os diferendos espaços da escola pública : visão da merendeira escolar
title_fullStr Mapeando os diferendos espaços da escola pública : visão da merendeira escolar
title_full_unstemmed Mapeando os diferendos espaços da escola pública : visão da merendeira escolar
title_sort Mapeando os diferendos espaços da escola pública : visão da merendeira escolar
author Reis, Simone Rosicler
author_facet Reis, Simone Rosicler
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Simone Rosicler
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonetto, Élida Pasini
contributor_str_mv Tonetto, Élida Pasini
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Merenda escolar
Escola pública
topic Geografia : Ensino
Merenda escolar
Escola pública
Lunchbox
School lunch
School Geography
dc.subject.eng.fl_str_mv Lunchbox
School lunch
School Geography
description Esta pesquisa resgata e analisa as representações construídas sobre a merendeira, a fim de compreender os significados, sentidos e relações que evidenciam, um lugar político, social e cultural no âmbito da escola e da sociedade brasileira, bem como discutir e o reconhecimento socialmente produzido sobre esse sujeito no espaço escolar. O objetivo geral é demonstrar a importância de uma merendeira no espaço escolar de uma escola pública, a partir da análise de suas ações cotidianas após 17 anos de atuação em duas escolas. Os objetivos específicos são: analisar a importância de uma merendeira no espaço escolar de uma escola pública; resgatar as memórias e dar visibilidade ao serviço de uma merendeira na escola pública; descrever as ações cotidianas, afetos e desafios por meio das atividades e manifestações de estudantes e professores/as. Analisa-se o processo de trabalho dessa trabalhadora, no período histórico de 2005 a 2022. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, é capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar, junto com os professores da escola. Para relembrar o tempo de serviço e a vivência como merendeira, foi realizado um levantamento entre alunos e professores para avaliar como a merendeira é lembrada e valorizada dentro de uma escola e o resultado trouxe ótimas lembranças. Os dados foram produzidos a partir do diário da merendeira e pesquisadora, que fez o resgate das suas memórias, ao longo dos seus 17 anos de trabalho. Os registros afetivos apontam que merendeira escolar tem experiências significativas, transformando seu espaço de trabalho em um verdadeiro espaço educativo. A merendeira, no caso analisado, é a pessoa mais adorada na escola, pois não é só a tia da merenda, é um pouco mãe, um pouco vó, um pouco enfermeira e um pouco professora. Como consideração final, aponto a necessidade de dar visibilidade a função de uma merendeira no espaço escolar, bem como, as transformações que o trabalho da merendeira vem sofrendo década após década e como envolver a cozinha, a merendeira e uma horta escolar nas aulas de geografia.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-26T03:31:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259478
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172240
url http://hdl.handle.net/10183/259478
identifier_str_mv 001172240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259478/2/001172240.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259478/1/001172240.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 35f1846ff4342b602d1952836bdc1b26
786d05686d8e3b56ce94ac218b9cc0d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224662976299008