Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Gilmara Teixeira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29332
Resumo: A criação de redes sociais e dos diversos tipos comunidades pode contribuir para a implementação de programas de formação de professores à medida que ampliam os espaços de interações. Nesse sentido, considera-se importante um aporte teórico que defina redes sociais e comunidades e, além disso, que apresente as relações que podem ser estabelecidas entre as mesmas. Este artigo apresenta a visão de vários autores sobre o referido tema. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre redes sociais, definindo laços sociais e capital social. A seguir, são apresentadas classificações de comunidades, estabelecidas a partir de seus objetivos. Finalizando, caracterizam-se e exemplificam-se sites de redes sociais.
id UFRGS-2_eae9d169b6d49c0ee6889240d49f4905
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29332
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcelos, Gilmara TeixeiraPasserino, Liliana MariaBehar, Patrícia Alejandra2011-06-02T06:00:46Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/29332000763146A criação de redes sociais e dos diversos tipos comunidades pode contribuir para a implementação de programas de formação de professores à medida que ampliam os espaços de interações. Nesse sentido, considera-se importante um aporte teórico que defina redes sociais e comunidades e, além disso, que apresente as relações que podem ser estabelecidas entre as mesmas. Este artigo apresenta a visão de vários autores sobre o referido tema. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre redes sociais, definindo laços sociais e capital social. A seguir, são apresentadas classificações de comunidades, estabelecidas a partir de seus objetivos. Finalizando, caracterizam-se e exemplificam-se sites de redes sociais.The creation of social networks and various types of communities can contribute to the implementation of training programs for teachers as they extend the space of interactions. Thus, it is important to define a theoretical foundation for social networks and communities, and present the relationships that may be established among them. This article presents the view of several authors on the subject. It first discusses social networks and conceptualizes social ties and social capital. Following, a classification of communities is given based on their established goals. The final part of the article presents characteristic and examples of social networking sites.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f.ComunidadeProfessorFormaçãoSocial networksCommunitiesTeacher educationRedes sociais e comunidades : definições, classificações e relaçõesSocial communities and networks: definitions,classificatiosn and relations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000763146.pdf000763146.pdfTexto completoapplication/pdf99188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29332/1/000763146.pdfbed23f7e56f516b2c069003e956060e5MD51TEXT000763146.pdf.txt000763146.pdf.txtExtracted Texttext/plain38353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29332/2/000763146.pdf.txt00b978fa309cad727cc90e43c8133739MD52THUMBNAIL000763146.pdf.jpg000763146.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29332/3/000763146.pdf.jpg22e2d07095a9e5c46f786c2c83694353MD5310183/293322019-11-09 04:51:02.952223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29332Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social communities and networks: definitions,classificatiosn and relations
title Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações
spellingShingle Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações
Barcelos, Gilmara Teixeira
Comunidade
Professor
Formação
Social networks
Communities
Teacher education
title_short Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações
title_full Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações
title_fullStr Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações
title_full_unstemmed Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações
title_sort Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações
author Barcelos, Gilmara Teixeira
author_facet Barcelos, Gilmara Teixeira
Passerino, Liliana Maria
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Gilmara Teixeira
Passerino, Liliana Maria
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade
Professor
Formação
topic Comunidade
Professor
Formação
Social networks
Communities
Teacher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Social networks
Communities
Teacher education
description A criação de redes sociais e dos diversos tipos comunidades pode contribuir para a implementação de programas de formação de professores à medida que ampliam os espaços de interações. Nesse sentido, considera-se importante um aporte teórico que defina redes sociais e comunidades e, além disso, que apresente as relações que podem ser estabelecidas entre as mesmas. Este artigo apresenta a visão de vários autores sobre o referido tema. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre redes sociais, definindo laços sociais e capital social. A seguir, são apresentadas classificações de comunidades, estabelecidas a partir de seus objetivos. Finalizando, caracterizam-se e exemplificam-se sites de redes sociais.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T06:00:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29332
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763146
identifier_str_mv 1679-1916
000763146
url http://hdl.handle.net/10183/29332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29332/1/000763146.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29332/2/000763146.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29332/3/000763146.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bed23f7e56f516b2c069003e956060e5
00b978fa309cad727cc90e43c8133739
22e2d07095a9e5c46f786c2c83694353
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224727044292608