Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29332 |
Resumo: | A criação de redes sociais e dos diversos tipos comunidades pode contribuir para a implementação de programas de formação de professores à medida que ampliam os espaços de interações. Nesse sentido, considera-se importante um aporte teórico que defina redes sociais e comunidades e, além disso, que apresente as relações que podem ser estabelecidas entre as mesmas. Este artigo apresenta a visão de vários autores sobre o referido tema. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre redes sociais, definindo laços sociais e capital social. A seguir, são apresentadas classificações de comunidades, estabelecidas a partir de seus objetivos. Finalizando, caracterizam-se e exemplificam-se sites de redes sociais. |
id |
UFRGS-2_eae9d169b6d49c0ee6889240d49f4905 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29332 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barcelos, Gilmara TeixeiraPasserino, Liliana MariaBehar, Patrícia Alejandra2011-06-02T06:00:46Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/29332000763146A criação de redes sociais e dos diversos tipos comunidades pode contribuir para a implementação de programas de formação de professores à medida que ampliam os espaços de interações. Nesse sentido, considera-se importante um aporte teórico que defina redes sociais e comunidades e, além disso, que apresente as relações que podem ser estabelecidas entre as mesmas. Este artigo apresenta a visão de vários autores sobre o referido tema. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre redes sociais, definindo laços sociais e capital social. A seguir, são apresentadas classificações de comunidades, estabelecidas a partir de seus objetivos. Finalizando, caracterizam-se e exemplificam-se sites de redes sociais.The creation of social networks and various types of communities can contribute to the implementation of training programs for teachers as they extend the space of interactions. Thus, it is important to define a theoretical foundation for social networks and communities, and present the relationships that may be established among them. This article presents the view of several authors on the subject. It first discusses social networks and conceptualizes social ties and social capital. Following, a classification of communities is given based on their established goals. The final part of the article presents characteristic and examples of social networking sites.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f.ComunidadeProfessorFormaçãoSocial networksCommunitiesTeacher educationRedes sociais e comunidades : definições, classificações e relaçõesSocial communities and networks: definitions,classificatiosn and relations info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000763146.pdf000763146.pdfTexto completoapplication/pdf99188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29332/1/000763146.pdfbed23f7e56f516b2c069003e956060e5MD51TEXT000763146.pdf.txt000763146.pdf.txtExtracted Texttext/plain38353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29332/2/000763146.pdf.txt00b978fa309cad727cc90e43c8133739MD52THUMBNAIL000763146.pdf.jpg000763146.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29332/3/000763146.pdf.jpg22e2d07095a9e5c46f786c2c83694353MD5310183/293322019-11-09 04:51:02.952223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29332Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:51:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Social communities and networks: definitions,classificatiosn and relations |
title |
Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações |
spellingShingle |
Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações Barcelos, Gilmara Teixeira Comunidade Professor Formação Social networks Communities Teacher education |
title_short |
Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações |
title_full |
Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações |
title_fullStr |
Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações |
title_full_unstemmed |
Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações |
title_sort |
Redes sociais e comunidades : definições, classificações e relações |
author |
Barcelos, Gilmara Teixeira |
author_facet |
Barcelos, Gilmara Teixeira Passerino, Liliana Maria Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Passerino, Liliana Maria Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Gilmara Teixeira Passerino, Liliana Maria Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade Professor Formação |
topic |
Comunidade Professor Formação Social networks Communities Teacher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social networks Communities Teacher education |
description |
A criação de redes sociais e dos diversos tipos comunidades pode contribuir para a implementação de programas de formação de professores à medida que ampliam os espaços de interações. Nesse sentido, considera-se importante um aporte teórico que defina redes sociais e comunidades e, além disso, que apresente as relações que podem ser estabelecidas entre as mesmas. Este artigo apresenta a visão de vários autores sobre o referido tema. Para tanto, inicialmente, promove-se uma reflexão sobre redes sociais, definindo laços sociais e capital social. A seguir, são apresentadas classificações de comunidades, estabelecidas a partir de seus objetivos. Finalizando, caracterizam-se e exemplificam-se sites de redes sociais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-02T06:00:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29332 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000763146 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000763146 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29332/1/000763146.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29332/2/000763146.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29332/3/000763146.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bed23f7e56f516b2c069003e956060e5 00b978fa309cad727cc90e43c8133739 22e2d07095a9e5c46f786c2c83694353 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224727044292608 |