A construção de um formigueiro artificial como proposta de educação ambiental para a educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Renan de Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rosa, Sabrina Silveira da, Schwalm, Fernanda Undurraga, Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210636
Resumo: O presente artigo aborda uma experiência pedagógica no campo das Ciências da Natureza, na qual foi executada uma oficina para construção de um modelo didático com vistas a abordar conceitos, atitudes e valores pertinentes ao propósito da Educação Ambiental no contexto da Educação do Campo. Trata-se de umapesquisa qualitativa, de natureza exploratória, caracterizando-se como um estudo de caso sobre as ações e objetivos do objeto investigado. Utilizou-se questionários e a categorização da análise de conteúdo para interpretação dos dados (Bardin, 2006). A oficina possibilitou a aprendizagem de conceitos a partir do tema gerador cooperativismo, envolvendo os alunos no processo de aquisição de conhecimentos científicos e de valores contextualizados com seu cotidiano. Na Educação do Campo, faz-se necessário taispráticas educativas para que o sentimento de pertencimento ao meio, a riqueza das relações sociais e as potencialidades da natureza sejam contempladas na educação para o campo
id UFRGS-2_ec34c0bce28458a0619121c426702300
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210636
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbosa, Renan de AlmeidaRosa, Sabrina Silveira daSchwalm, Fernanda UndurragaRobaina, Jose Vicente Lima2020-06-25T03:33:37Z20192525-4863http://hdl.handle.net/10183/210636001113305O presente artigo aborda uma experiência pedagógica no campo das Ciências da Natureza, na qual foi executada uma oficina para construção de um modelo didático com vistas a abordar conceitos, atitudes e valores pertinentes ao propósito da Educação Ambiental no contexto da Educação do Campo. Trata-se de umapesquisa qualitativa, de natureza exploratória, caracterizando-se como um estudo de caso sobre as ações e objetivos do objeto investigado. Utilizou-se questionários e a categorização da análise de conteúdo para interpretação dos dados (Bardin, 2006). A oficina possibilitou a aprendizagem de conceitos a partir do tema gerador cooperativismo, envolvendo os alunos no processo de aquisição de conhecimentos científicos e de valores contextualizados com seu cotidiano. Na Educação do Campo, faz-se necessário taispráticas educativas para que o sentimento de pertencimento ao meio, a riqueza das relações sociais e as potencialidades da natureza sejam contempladas na educação para o campoThis article describes a pedagogical experiment in the field of Natural Sciences, where a workshop was performed to build a didactical model in order to approach concepts, attitudes and values pertinent to the purpose of the Environmental Education, in the context of Rural Education. It is a qualitative research, of exploratory nature, characterizing as a case study about the actions and goals of the investigated object. Questionnaires and categorization of content analysis were used in order to interpret the data (Bardin, 2006). The workshop enabled the learning of concepts from the cooperativism subject, involving students in theprocess of acquiring scientific knowledge and values contextualized with their everyday routine. In the Rural Education these educational practice are necessary, so that the feeling of belonging to the environment, the richness of social relations and thepotentialities of nature are contemplated in rural educational context.El presente artículo se constituye en una experiencia pedagógica en el campo de las Ciencias de la Naturaleza, donde se ejecutó un taller educativo para la construcción de un modelo didáctico con miras a abordar conceptos, actitudes y valores pertinentes al propósito de la Educación Ambiental en el contexto de la Educación Rural. Se trata de una investigación cualitativa, de naturaleza exploratoria, caracterizándose como un estudio de caso sobre las acciones y objetivos del objeto investigado. Se utilizaron cuestionarios y la categorización del análisis de contenido para la interpretación de los datos (Bardin, 2006). El taller posibilitó el aprendizaje de conceptos a partir del tema generador cooperativismo, involucrando a los alumnos en el proceso de adquisición de conocimientos científicos y de valores contextualizados con su cotidiano. En la Educación Rural, se hace necesario tales prácticas educativas para que el sentimiento de pertenencia al medio, la riqueza de las relacionessociales y las potencialidades de la naturaleza sean contempladosen la educación para el campo.application/pdfporRevista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol.4 (2019), e5739 [16 f.]Educação ruralCiências da naturezaEducação ambientalRural EducationNatural SciencesEnvironmental EducationEducación RuralCiencias de la NaturalezaEducación AmbientalA construção de um formigueiro artificial como proposta de educação ambiental para a educação do campoThe building of an artificial anthill as a proposal of Environmental Education for Rural Education La construcción de un hormiguero artificial como propuesta de Educación Ambiental para la Educación Rural info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113305.pdf.txt001113305.pdf.txtExtracted Texttext/plain39594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210636/2/001113305.pdf.txt95c3817a845e8446ea850d110fe650b2MD52ORIGINAL001113305.pdfTexto completoapplication/pdf824953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210636/1/001113305.pdf0d7f775619b1ebe4324340cca96819caMD5110183/2106362020-06-27 03:39:42.936795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210636Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-27T06:39:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de um formigueiro artificial como proposta de educação ambiental para a educação do campo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The building of an artificial anthill as a proposal of Environmental Education for Rural Education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La construcción de un hormiguero artificial como propuesta de Educación Ambiental para la Educación Rural
title A construção de um formigueiro artificial como proposta de educação ambiental para a educação do campo
spellingShingle A construção de um formigueiro artificial como proposta de educação ambiental para a educação do campo
Barbosa, Renan de Almeida
Educação rural
Ciências da natureza
Educação ambiental
Rural Education
Natural Sciences
Environmental Education
Educación Rural
Ciencias de la Naturaleza
Educación Ambiental
title_short A construção de um formigueiro artificial como proposta de educação ambiental para a educação do campo
title_full A construção de um formigueiro artificial como proposta de educação ambiental para a educação do campo
title_fullStr A construção de um formigueiro artificial como proposta de educação ambiental para a educação do campo
title_full_unstemmed A construção de um formigueiro artificial como proposta de educação ambiental para a educação do campo
title_sort A construção de um formigueiro artificial como proposta de educação ambiental para a educação do campo
author Barbosa, Renan de Almeida
author_facet Barbosa, Renan de Almeida
Rosa, Sabrina Silveira da
Schwalm, Fernanda Undurraga
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Rosa, Sabrina Silveira da
Schwalm, Fernanda Undurraga
Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Renan de Almeida
Rosa, Sabrina Silveira da
Schwalm, Fernanda Undurraga
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Ciências da natureza
Educação ambiental
topic Educação rural
Ciências da natureza
Educação ambiental
Rural Education
Natural Sciences
Environmental Education
Educación Rural
Ciencias de la Naturaleza
Educación Ambiental
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural Education
Natural Sciences
Environmental Education
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Rural
Ciencias de la Naturaleza
Educación Ambiental
description O presente artigo aborda uma experiência pedagógica no campo das Ciências da Natureza, na qual foi executada uma oficina para construção de um modelo didático com vistas a abordar conceitos, atitudes e valores pertinentes ao propósito da Educação Ambiental no contexto da Educação do Campo. Trata-se de umapesquisa qualitativa, de natureza exploratória, caracterizando-se como um estudo de caso sobre as ações e objetivos do objeto investigado. Utilizou-se questionários e a categorização da análise de conteúdo para interpretação dos dados (Bardin, 2006). A oficina possibilitou a aprendizagem de conceitos a partir do tema gerador cooperativismo, envolvendo os alunos no processo de aquisição de conhecimentos científicos e de valores contextualizados com seu cotidiano. Na Educação do Campo, faz-se necessário taispráticas educativas para que o sentimento de pertencimento ao meio, a riqueza das relações sociais e as potencialidades da natureza sejam contempladas na educação para o campo
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-25T03:33:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210636
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-4863
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113305
identifier_str_mv 2525-4863
001113305
url http://hdl.handle.net/10183/210636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol.4 (2019), e5739 [16 f.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210636/2/001113305.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210636/1/001113305.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95c3817a845e8446ea850d110fe650b2
0d7f775619b1ebe4324340cca96819ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224993106821120