O uso do Facebook na escola de educação infantil : estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duciak, Carla Giovana da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134029
Resumo: Atualmente muitas escolas possuem conta no Facebook, até mesmo as de educação infantil, no entanto, pouco se sabe sobre a utilização que é feita do site nesta etapa do ensino. Assim, este trabalho se propôs a investigar a utilização do Facebook em uma instituição pública de educação infantil do município de Sapucaia do Sul/RS. Teve por objetivos investigar como feita a gestão da página, identificar e categorizar os conteúdos publicados, bem como os autores destas publicações. Ainda, objetivou-se verificar as interações através das principais ferramentas (curtir, compartilhar e comentar) e analisar os propósitos educacionais relacionados ao uso do Facebook. O referencial teórico aborda as origens das instituições de educação infantil no Brasil, a interação família e escola e a possibilidade de utilizar as redes sociais virtuais para uma maior interação entre as duas instituições que partilham da responsabilidade de educar. Também é apresentado um breve histórico do Facebook e o seu uso na educação. Esta é uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso que para atingir os objetivos propostos utilizou-se de métodos mistos. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram a observação sistemática da linha da linha do tempo do perfil do Facebook da escola e entrevista estruturada com a responsável pela manutenção do site. Os resultados desta pesquisa apontam que a instituição pode aprimorar sua participação no Facebook. O site é utilizado principalmente para divulgar acontecimentos passados, sendo os conteúdos referentes aos projetos escolares desenvolvidos com as crianças os mais publicados. Também foram identificados outros conteúdos, com menor representatividade, que mostram que o perfil também é utilizado para comunicar acontecimentos futuros ou com enfoque educativo. Além da própria instituição, os familiares e educadores foram os que mais publicaram durante o período investigado. As interações que mais ocorreram nas publicações foram curtir, comentar e compartilhar respectivamente. Quanto aos propósitos educacionais da utilização do Facebook fica claro que é muito pouco explorado, pois os conteúdos que poderiam contribuir para troca de experiências entre familiares e educadores ou aprimoramento profissional da equipe estão entre os menos postados e com menor interação.
id UFRGS-2_ee1d99d712932efd5010516c35a8044c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134029
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duciak, Carla Giovana da SilvaBoucinha, Rafael Marimon2016-03-19T02:04:58Z2015http://hdl.handle.net/10183/134029000976493Atualmente muitas escolas possuem conta no Facebook, até mesmo as de educação infantil, no entanto, pouco se sabe sobre a utilização que é feita do site nesta etapa do ensino. Assim, este trabalho se propôs a investigar a utilização do Facebook em uma instituição pública de educação infantil do município de Sapucaia do Sul/RS. Teve por objetivos investigar como feita a gestão da página, identificar e categorizar os conteúdos publicados, bem como os autores destas publicações. Ainda, objetivou-se verificar as interações através das principais ferramentas (curtir, compartilhar e comentar) e analisar os propósitos educacionais relacionados ao uso do Facebook. O referencial teórico aborda as origens das instituições de educação infantil no Brasil, a interação família e escola e a possibilidade de utilizar as redes sociais virtuais para uma maior interação entre as duas instituições que partilham da responsabilidade de educar. Também é apresentado um breve histórico do Facebook e o seu uso na educação. Esta é uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso que para atingir os objetivos propostos utilizou-se de métodos mistos. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram a observação sistemática da linha da linha do tempo do perfil do Facebook da escola e entrevista estruturada com a responsável pela manutenção do site. Os resultados desta pesquisa apontam que a instituição pode aprimorar sua participação no Facebook. O site é utilizado principalmente para divulgar acontecimentos passados, sendo os conteúdos referentes aos projetos escolares desenvolvidos com as crianças os mais publicados. Também foram identificados outros conteúdos, com menor representatividade, que mostram que o perfil também é utilizado para comunicar acontecimentos futuros ou com enfoque educativo. Além da própria instituição, os familiares e educadores foram os que mais publicaram durante o período investigado. As interações que mais ocorreram nas publicações foram curtir, comentar e compartilhar respectivamente. Quanto aos propósitos educacionais da utilização do Facebook fica claro que é muito pouco explorado, pois os conteúdos que poderiam contribuir para troca de experiências entre familiares e educadores ou aprimoramento profissional da equipe estão entre os menos postados e com menor interação.Currently many schools have Facebook account, even the children's education, however, little is known about the use made of this site teaching step. This work aimed to investigate the use of Facebook in a public early childhood institution in the city of Sapucaia do Sul / RS. We aimed to investigate how made the page management, identify and categorize the content published as well as the authors of these publications. Still, if the objective was to verify the interactions through the main tools (enjoy, share and comment) and analyze educational purposes related to the use of Facebook. The theoretical framework discusses the origins of early childhood institutions in Brazil, the relationship family and school and the possibility to use virtual social networks for greater interaction between the two institutions share the responsibility to educate. It also presents a brief history of Facebook and its use in education. This is a descriptive study of a case study that to achieve the proposed objectives we used mixed methods. The instruments used for data collection were systematic observation of the line online school Facebook profile time and structured interview with the responsible for maintaining the site. The results of this research show that the institution can improve its participation in Facebook. The site is primarily used to disclose past events, and the contents related to school projects developed with children the most published. Other contents with smaller representation, showing the profile is also used to communicate future events or educational approach were also identified. In addition to the institution family members and educators were the most published during the period investigated. The interactions that occurred in more publications were enjoy, watch and share respectively. As for the educational purposes of using Facebook it is clear that is little explored because the contents that could contribute to exchange of experiences between families and educators or professional team improvement are among the least posted and less interaction.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilFamíliaEscolaInteraçãoChildhood educationFacebookRegarding family and schoolO uso do Facebook na escola de educação infantil : estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976493.pdf000976493.pdfTexto completoapplication/pdf1209453http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134029/1/000976493.pdf6630660e642f8c6bb7b43a44eb452bf4MD51TEXT000976493.pdf.txt000976493.pdf.txtExtracted Texttext/plain70606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134029/2/000976493.pdf.txtce408f5681bb8d3c6e3c0e7876671040MD52THUMBNAIL000976493.pdf.jpg000976493.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134029/3/000976493.pdf.jpg318de7f5b71e0f6b5777a8796f62ed4bMD5310183/1340292018-10-29 07:46:06.642oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134029Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:46:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do Facebook na escola de educação infantil : estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RS
title O uso do Facebook na escola de educação infantil : estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RS
spellingShingle O uso do Facebook na escola de educação infantil : estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RS
Duciak, Carla Giovana da Silva
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Família
Escola
Interação
Childhood education
Facebook
Regarding family and school
title_short O uso do Facebook na escola de educação infantil : estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RS
title_full O uso do Facebook na escola de educação infantil : estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RS
title_fullStr O uso do Facebook na escola de educação infantil : estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RS
title_full_unstemmed O uso do Facebook na escola de educação infantil : estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RS
title_sort O uso do Facebook na escola de educação infantil : estudo de caso em uma instituição do município de Sapucaia do Sul/RS
author Duciak, Carla Giovana da Silva
author_facet Duciak, Carla Giovana da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duciak, Carla Giovana da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boucinha, Rafael Marimon
contributor_str_mv Boucinha, Rafael Marimon
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Família
Escola
Interação
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Família
Escola
Interação
Childhood education
Facebook
Regarding family and school
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhood education
Facebook
Regarding family and school
description Atualmente muitas escolas possuem conta no Facebook, até mesmo as de educação infantil, no entanto, pouco se sabe sobre a utilização que é feita do site nesta etapa do ensino. Assim, este trabalho se propôs a investigar a utilização do Facebook em uma instituição pública de educação infantil do município de Sapucaia do Sul/RS. Teve por objetivos investigar como feita a gestão da página, identificar e categorizar os conteúdos publicados, bem como os autores destas publicações. Ainda, objetivou-se verificar as interações através das principais ferramentas (curtir, compartilhar e comentar) e analisar os propósitos educacionais relacionados ao uso do Facebook. O referencial teórico aborda as origens das instituições de educação infantil no Brasil, a interação família e escola e a possibilidade de utilizar as redes sociais virtuais para uma maior interação entre as duas instituições que partilham da responsabilidade de educar. Também é apresentado um breve histórico do Facebook e o seu uso na educação. Esta é uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso que para atingir os objetivos propostos utilizou-se de métodos mistos. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram a observação sistemática da linha da linha do tempo do perfil do Facebook da escola e entrevista estruturada com a responsável pela manutenção do site. Os resultados desta pesquisa apontam que a instituição pode aprimorar sua participação no Facebook. O site é utilizado principalmente para divulgar acontecimentos passados, sendo os conteúdos referentes aos projetos escolares desenvolvidos com as crianças os mais publicados. Também foram identificados outros conteúdos, com menor representatividade, que mostram que o perfil também é utilizado para comunicar acontecimentos futuros ou com enfoque educativo. Além da própria instituição, os familiares e educadores foram os que mais publicaram durante o período investigado. As interações que mais ocorreram nas publicações foram curtir, comentar e compartilhar respectivamente. Quanto aos propósitos educacionais da utilização do Facebook fica claro que é muito pouco explorado, pois os conteúdos que poderiam contribuir para troca de experiências entre familiares e educadores ou aprimoramento profissional da equipe estão entre os menos postados e com menor interação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134029
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000976493
url http://hdl.handle.net/10183/134029
identifier_str_mv 000976493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134029/1/000976493.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134029/2/000976493.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134029/3/000976493.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6630660e642f8c6bb7b43a44eb452bf4
ce408f5681bb8d3c6e3c0e7876671040
318de7f5b71e0f6b5777a8796f62ed4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164644491264