Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Cândido Luciano de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201318
Resumo: O Google Classroom é um software que proporciona interatividade e é usado em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino. Assim o objetivo deste trabalho foi Analisar a aplicação do Google Classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino na disciplina de Criação de Sites do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato. O mesmo foi aplicado em uma turma de ensino médio da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, na disciplina de Criação de Sites. A pesquisa inicialmente baseou-se na aplicação da ferramenta e no levantamento bibliográfico. Posteriormente foi feito o acompanhamento do uso do Google Classroom durante as aulas e aplicação de questionários para medir resultados e estabelecer perfis. As atividades da disciplina foram realizadas totalmente em laboratório, por se tratar de uma disciplina que exige em sua totalidade o uso deste recurso. Em relação ao rendimento dos alunos do grupo pesquisado foi muito positivo, pois o uso deste recurso facilita o aprendizado através das interações fora da sala de aula proporcionada pelo conteúdo disponível e das discussões proporcionadas.
id UFRGS-2_ef10bd39edf613e15220449e51b9346d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201318
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Farias, Cândido Luciano deMachado, Andreia de Bem2019-11-02T03:52:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/201318001102399O Google Classroom é um software que proporciona interatividade e é usado em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino. Assim o objetivo deste trabalho foi Analisar a aplicação do Google Classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino na disciplina de Criação de Sites do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato. O mesmo foi aplicado em uma turma de ensino médio da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, na disciplina de Criação de Sites. A pesquisa inicialmente baseou-se na aplicação da ferramenta e no levantamento bibliográfico. Posteriormente foi feito o acompanhamento do uso do Google Classroom durante as aulas e aplicação de questionários para medir resultados e estabelecer perfis. As atividades da disciplina foram realizadas totalmente em laboratório, por se tratar de uma disciplina que exige em sua totalidade o uso deste recurso. Em relação ao rendimento dos alunos do grupo pesquisado foi muito positivo, pois o uso deste recurso facilita o aprendizado através das interações fora da sala de aula proporcionada pelo conteúdo disponível e das discussões proporcionadas.This work had as its theme the use of Google Classroom as a support tool in the teaching process. The same was applied in a high school class of the Monteiro Lobato State Technical School, in the Site Creation discipline. The research was initially based on the application of the tool and on the bibliographic survey. Afterwards, the use of Google Classroom was monitored during classes and questionnaires were applied to measure results and establish profiles. The activities of the discipline were carried out totally in the laboratory, because it is a discipline that demands in its totality the use of this resource. In relation to the students' performance of the group studied was very positive, because the use of this resource facilitates learning through the interactions outside the classroom provided by the available content and the discussions provided.application/pdfporMídias digitaisEnsino médioEnsino fundamentalMediaSupportGoogle ClassroomSupport ToolHigh SchoolAplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médioThe use of a social network for tetxual production in a multiseriate class info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102399.pdf.txt001102399.pdf.txtExtracted Texttext/plain71307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201318/2/001102399.pdf.txt9b723e30340e4db9e38dace1857b05c9MD52ORIGINAL001102399.pdfTexto completoapplication/pdf3679128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201318/1/001102399.pdf85f17c2f77bf9d5f3ccb9c32ffd38666MD5110183/2013182023-12-25 04:25:26.540142oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of a social network for tetxual production in a multiseriate class
title Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio
spellingShingle Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio
Farias, Cândido Luciano de
Mídias digitais
Ensino médio
Ensino fundamental
Media
Support
Google Classroom
Support Tool
High School
title_short Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio
title_full Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio
title_fullStr Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio
title_full_unstemmed Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio
title_sort Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio
author Farias, Cândido Luciano de
author_facet Farias, Cândido Luciano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Cândido Luciano de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Andreia de Bem
contributor_str_mv Machado, Andreia de Bem
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias digitais
Ensino médio
Ensino fundamental
topic Mídias digitais
Ensino médio
Ensino fundamental
Media
Support
Google Classroom
Support Tool
High School
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Support
Google Classroom
Support Tool
High School
description O Google Classroom é um software que proporciona interatividade e é usado em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino. Assim o objetivo deste trabalho foi Analisar a aplicação do Google Classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino na disciplina de Criação de Sites do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato. O mesmo foi aplicado em uma turma de ensino médio da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, na disciplina de Criação de Sites. A pesquisa inicialmente baseou-se na aplicação da ferramenta e no levantamento bibliográfico. Posteriormente foi feito o acompanhamento do uso do Google Classroom durante as aulas e aplicação de questionários para medir resultados e estabelecer perfis. As atividades da disciplina foram realizadas totalmente em laboratório, por se tratar de uma disciplina que exige em sua totalidade o uso deste recurso. Em relação ao rendimento dos alunos do grupo pesquisado foi muito positivo, pois o uso deste recurso facilita o aprendizado através das interações fora da sala de aula proporcionada pelo conteúdo disponível e das discussões proporcionadas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-02T03:52:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201318
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102399
url http://hdl.handle.net/10183/201318
identifier_str_mv 001102399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201318/2/001102399.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201318/1/001102399.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b723e30340e4db9e38dace1857b05c9
85f17c2f77bf9d5f3ccb9c32ffd38666
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224586262478848