Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253370 |
Resumo: | Este estudo foi motivado por uma inquietação diante dos recorrentes relatos de docentes que atuam nos Ensinos Médio e Superior quanto à deficiência dos estudantes no que diz respeito à linguagem natural escrita na norma padrão e à organização de soluções para problemas relacionados ao uso de estratégias associadas ao pensamento computacional (PC). Diante desse contexto desafiador, realizou-se uma Revisão Integrativa de Literatura com a intenção de analisar as sequências didáticas de trabalhos que envolvem a construção de narrativas multimodais no Ensino Fundamental, as quais trabalham simultaneamente o desenvolvimento da linguagem escrita e do pensamento computacional. Além disso, foram, também, entrevistados professores de sala de aula, com o propósito de ouvir suas vivências a respeito do tema investigado. Essas entrevistas exploratórias contaram com a participação de quatro voluntários. Como resultado da Revisão Integrativa de Literatura e das entrevistas, propôs-se uma sequência didática que inclui a remidiação como o eixo em torno do qual a linguagem natural escrita na norma padrão articula-se com a autoria de narrativas digitais, para promover o fortalecimento do estudante como escritor, o uso consciente de variedades linguísticas e o desenvolvimento do pensamento computacional. Por fim, para pesquisas futuras, considera-se importante a aplicação da sequência didática proposta em contexto de sala de aula, para sua validação e seu aperfeiçoamento. |
id |
UFRGS-2_ef63a94dc7bd1fb208ba328aba671db0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253370 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Foohs, Marcelo MagalhãesGiraffa, Lucia Maria Martins2023-01-04T05:03:41Z20220102-4698http://hdl.handle.net/10183/253370001157080Este estudo foi motivado por uma inquietação diante dos recorrentes relatos de docentes que atuam nos Ensinos Médio e Superior quanto à deficiência dos estudantes no que diz respeito à linguagem natural escrita na norma padrão e à organização de soluções para problemas relacionados ao uso de estratégias associadas ao pensamento computacional (PC). Diante desse contexto desafiador, realizou-se uma Revisão Integrativa de Literatura com a intenção de analisar as sequências didáticas de trabalhos que envolvem a construção de narrativas multimodais no Ensino Fundamental, as quais trabalham simultaneamente o desenvolvimento da linguagem escrita e do pensamento computacional. Além disso, foram, também, entrevistados professores de sala de aula, com o propósito de ouvir suas vivências a respeito do tema investigado. Essas entrevistas exploratórias contaram com a participação de quatro voluntários. Como resultado da Revisão Integrativa de Literatura e das entrevistas, propôs-se uma sequência didática que inclui a remidiação como o eixo em torno do qual a linguagem natural escrita na norma padrão articula-se com a autoria de narrativas digitais, para promover o fortalecimento do estudante como escritor, o uso consciente de variedades linguísticas e o desenvolvimento do pensamento computacional. Por fim, para pesquisas futuras, considera-se importante a aplicação da sequência didática proposta em contexto de sala de aula, para sua validação e seu aperfeiçoamento.This study was motivated by a concern with the recurring reports of teachers and professors who work in High School and Higher Education about the deficiency of students regarding natural language written in the standard norm and the organization of solutions to problems related to employing strategies associated with computational thinking (CT). Given this challenging context, we conducted an Integrative Literature Review to analyze didactic sequences of works involving the construction of multimodal narratives in Elementary School, which simultaneously work on developing written language and CT. In addition, classroom teachers were also interviewed to listen to their experiences regarding the investigated theme. Four volunteers participated in these exploratory interviews. As a result of the Integrative Literature Review and the interviews, we proposed a didactic sequence that includes remediation as the axis around which natural language written in the standard norm is articulated with the authorship of digital narratives to strengthen the student as a writer and the conscious use of linguistic varieties and to develop computational thinking. For future research, it is important to apply the proposed didactic sequence in a classroom context for its validation and improvement.Este estudio tuvo como motivación la inquietud causada por los reportes recurrentes — por parte de los docentes que trabajan en la educación secundaria y superior— acerca de la deficiencia de los estudiantes con respecto al lenguaje natural escrito en la norma estándar, y la organización de soluciones a los problemas con el uso de estrategias asociadas con el pensamiento computacional (PC). Para hacer frente a este contexto desafiante, se llevó a cabo una revisión integradora de la literatura con la intención de analizar las secuencias didácticas de trabajos que involucran la construcción de narrativas multimodales en la enseñanza fundamental, donde se trabaja simultáneamente con el desarrollo del lenguaje escrito y el pensamiento computacional. También fueron entrevistados profesores con el propósito de escuchar sus experiencias en relación al tema investigado. Como resultado de la revisión integradora de la literatura y de las entrevistas, se propuso una secuencia didáctica que incluye la remediación como eje en torno al cual se articula el lenguaje natural escrito en la norma estándar con la autoría de narrativas digitales; con el fin de promover el fortalecimiento del estudiante como escritor, el uso consciente de variaciones lingüísticas, y el desarrollo del pensamiento computacional. En la realización de las entrevistas exploratorias con los docentes, se contó con la participación de cuatro voluntarios. Finalizando, para futuras investigaciones se considera importante aplicar la secuencia didáctica, propuesta en este estudio, en el contexto del aula para su validación y perfeccionamiento.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 38 (2022), p. 1-21, e35770Linguagem escritaNarrativaDigital narrativesRemediationScratchComputational thinkingWritten languageNarrativas digitalesRemediaciónScratchPensamiento computacionalLenguaje escritoRemidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratchRemediation from print to digital narratives : a proposal for an active methodology using scratchRemediación de medios impresos para narrativas digitales : una propuesta de metodología activa usando scratchinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157080.pdf.txt001157080.pdf.txtExtracted Texttext/plain84314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/3/001157080.pdf.txt2e0a249e8d62bdde65cfd0969bf2192bMD53001157080-02.pdf.txt001157080-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain78327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/4/001157080-02.pdf.txt0cd1a00a6cfd8aef4c072bd0478a8619MD54ORIGINAL001157080.pdfTexto completoapplication/pdf513232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/1/001157080.pdf4e05e35f63f3578b08a9b5ebad544bfcMD51001157080-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf496318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/2/001157080-02.pdf59ea14f14a331f08990d7459a66d74ecMD5210183/2533702023-01-06 06:01:17.783519oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253370Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-06T08:01:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Remediation from print to digital narratives : a proposal for an active methodology using scratch |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Remediación de medios impresos para narrativas digitales : una propuesta de metodología activa usando scratch |
title |
Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch |
spellingShingle |
Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch Foohs, Marcelo Magalhães Linguagem escrita Narrativa Digital narratives Remediation Scratch Computational thinking Written language Narrativas digitales Remediación Scratch Pensamiento computacional Lenguaje escrito |
title_short |
Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch |
title_full |
Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch |
title_fullStr |
Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch |
title_full_unstemmed |
Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch |
title_sort |
Remidiação do meio impresso para narrativas digitais : uma proposta de metodologia ativa usando o scratch |
author |
Foohs, Marcelo Magalhães |
author_facet |
Foohs, Marcelo Magalhães Giraffa, Lucia Maria Martins |
author_role |
author |
author2 |
Giraffa, Lucia Maria Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães Giraffa, Lucia Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem escrita Narrativa |
topic |
Linguagem escrita Narrativa Digital narratives Remediation Scratch Computational thinking Written language Narrativas digitales Remediación Scratch Pensamiento computacional Lenguaje escrito |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital narratives Remediation Scratch Computational thinking Written language |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Narrativas digitales Remediación Scratch Pensamiento computacional Lenguaje escrito |
description |
Este estudo foi motivado por uma inquietação diante dos recorrentes relatos de docentes que atuam nos Ensinos Médio e Superior quanto à deficiência dos estudantes no que diz respeito à linguagem natural escrita na norma padrão e à organização de soluções para problemas relacionados ao uso de estratégias associadas ao pensamento computacional (PC). Diante desse contexto desafiador, realizou-se uma Revisão Integrativa de Literatura com a intenção de analisar as sequências didáticas de trabalhos que envolvem a construção de narrativas multimodais no Ensino Fundamental, as quais trabalham simultaneamente o desenvolvimento da linguagem escrita e do pensamento computacional. Além disso, foram, também, entrevistados professores de sala de aula, com o propósito de ouvir suas vivências a respeito do tema investigado. Essas entrevistas exploratórias contaram com a participação de quatro voluntários. Como resultado da Revisão Integrativa de Literatura e das entrevistas, propôs-se uma sequência didática que inclui a remidiação como o eixo em torno do qual a linguagem natural escrita na norma padrão articula-se com a autoria de narrativas digitais, para promover o fortalecimento do estudante como escritor, o uso consciente de variedades linguísticas e o desenvolvimento do pensamento computacional. Por fim, para pesquisas futuras, considera-se importante a aplicação da sequência didática proposta em contexto de sala de aula, para sua validação e seu aperfeiçoamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-04T05:03:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/253370 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001157080 |
identifier_str_mv |
0102-4698 001157080 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/253370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 38 (2022), p. 1-21, e35770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/3/001157080.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/4/001157080-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/1/001157080.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253370/2/001157080-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e0a249e8d62bdde65cfd0969bf2192b 0cd1a00a6cfd8aef4c072bd0478a8619 4e05e35f63f3578b08a9b5ebad544bfc 59ea14f14a331f08990d7459a66d74ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447816242200576 |