Muda o governo, mudam as políticas? : o caso da política nacional de educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Júlia Gabriele Lima da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Luciana Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239851
Resumo: Mudanças em políticas públicas são acontecimentos que geram conflitos em virtude da alteração do status quo e da disputa pela alocação de recursos. Este trabalho analisa a tentativa de mudança da política nacional de educação especial, após as mudanças de governo ocorridas entre 2016 e 2019 no Brasil. Para isso, fez-se análise categorial de conteúdo em documentos produzidos ao longo da revisão da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Averiguou-se que a proposta de alteração promove a descontinuidade da inclusão escolar ao reorganizar as responsabilidades da família, do Estado e do mercado na escolarização e no atendimento educacional especializado; retomar o modelo de educação especial como modalidade alheia ao sistema de ensino regular; estimular a formação de profissionais para atuação em instituições especializadas; e fundamentar a avaliação de aprendizagem em metas e objetivos padronizados por deficiência.
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spelling Rosa, Júlia Gabriele Lima daLima, Luciana Leite2022-06-07T04:40:33Z20221413-2478http://hdl.handle.net/10183/239851001141365Mudanças em políticas públicas são acontecimentos que geram conflitos em virtude da alteração do status quo e da disputa pela alocação de recursos. Este trabalho analisa a tentativa de mudança da política nacional de educação especial, após as mudanças de governo ocorridas entre 2016 e 2019 no Brasil. Para isso, fez-se análise categorial de conteúdo em documentos produzidos ao longo da revisão da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Averiguou-se que a proposta de alteração promove a descontinuidade da inclusão escolar ao reorganizar as responsabilidades da família, do Estado e do mercado na escolarização e no atendimento educacional especializado; retomar o modelo de educação especial como modalidade alheia ao sistema de ensino regular; estimular a formação de profissionais para atuação em instituições especializadas; e fundamentar a avaliação de aprendizagem em metas e objetivos padronizados por deficiência.Policy change events generates conflicts due to the change in the status quo and the dispute over the allocation of resources. This paper analyzes the attempt to change the Special Education policy, after the government changes that occurred between 2016 and 2019 in Brazil. For this, a categorical analysis of contend is made in documents produced during the review of the National Special Education Policy from the Perspective of Inclusive Education (Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva). It was found that the proposed amendment promotes the discontinuity of school inclusion by reorganizing the responsibilities of the family, the State and the market in schooling and specialized educational assistance; resuming the Special Education model as a modality outside the regular education system; encouraging the training of professionals to work in specialized institutions; and by basing the learning assessment on standardized goals and objectives for disability.Los cambios en las políticas públicas son eventos que generan conflictos por el cambio en el status quo y la disputa por la asignación de recursos. Este trabajo analiza un intento de cambiar la política nacional de Educación Especial, luego de los cambios de gobierno ocurridos entre 2016 y 2019 en Brasil. Para ello, se realiza un análisis categórico de contenido en documentos completos a lo largo de la revisión de la Política Nacional de Educación Especial desde la Perspectiva de la Educación Inclusiva (Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva). Se constató que la enmienda propuesta promueve la discontinuidad de la inclusión escolar al reorganizar las responsabilidades de la familia, el Estado y el mercado en la escolarización y la asistencia educativa especializada; retomar el modelo de Educación Especial como modalidad fuera del sistema educativo regular; fomentar la formación de profesionales para trabajar en instituciones especializadas; y basar la evaluación del aprendizaje en metas y objetivos estandarizados por discapacidad.application/pdfporRevista brasileira de educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 27 (2022), e270026, p. 1-21Educação especialPolíticas públicasCiência políticaGovernoDeficiênciaPublic policiesSpecial educationInclusive educationDisabilityEducación especialEducación inclusivaDiscapacidadMuda o governo, mudam as políticas? : o caso da política nacional de educação especialThe government changes, do the policies change too? : the case of the national special education policyEl gobierno cambia, ¿cambian también las políticas? : el caso de la política nacional de educación especialinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141365.pdf.txt001141365.pdf.txtExtracted Texttext/plain68447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239851/3/001141365.pdf.txt350ec61d700d0c68aee4481cff5e51acMD53001141365-02.pdf.txt001141365-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain67233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239851/4/001141365-02.pdf.txt68364c42a5616a1cfd92bb3d88a01530MD54ORIGINAL001141365.pdfTexto completoapplication/pdf231232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239851/1/001141365.pdfb0be67f4aa5cf16974fa356670442397MD51001141365-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf231739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239851/2/001141365-02.pdf100a098757bd9651a0d8eee4c9e9f15bMD5210183/2398512022-06-08 04:39:59.494376oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239851Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-08T07:39:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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