História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230507 |
Resumo: | Apesar dos motivos que determinam os padrões de qualidade na educação científica variarem entre os países e culturas, o nível de letramento científico é o que orienta as percepções e decisões dos estudantes a respeito de problemáticas científicas, seja a nível pessoal ou social. Para isso, enxergar e interpretar as ciências a partir de uma perspectiva mais contextualizada interdisciplinar se faz necessário, considerando não só os conteúdos científicos, mas também valorizando o aprendizado dos alunos no que diz respeito à natureza da ciência em seus vários aspectos e da atividade científica em si. Nos últimos trinta anos, o interesse pelo ensino contextual das ciências consolidou uma área de pesquisa no campo de educação em ciências, explorando seus componentes históricos, filosóficos, sociais e culturais, enfatizando as possibilidades e potencialidades de sua utilização nas aulas de ciências do ensino básico e nas disciplinas científicas do ensino superior, principalmente sobre o aprendizado em relação à natureza da ciência. A presente monografia apresenta os resultados do efeito de uma intervenção didática por abordagem contextual histórico-filosófica nas concepções sobre natureza da ciência presentes em alunos de uma disciplina do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram para concepções diversas e para uma mudança conceitual significativa e favorável no perfil geral da turma. |
id |
UFRGS-2_f021dc981d6822b93d4b1b133e0bcd01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230507 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Matzenbacher, Mateus Pio da SilvaFagundes, Nelson Jurandi RosaBombassaro, Luiz Carlos2021-10-06T04:13:04Z2018http://hdl.handle.net/10183/230507001109341Apesar dos motivos que determinam os padrões de qualidade na educação científica variarem entre os países e culturas, o nível de letramento científico é o que orienta as percepções e decisões dos estudantes a respeito de problemáticas científicas, seja a nível pessoal ou social. Para isso, enxergar e interpretar as ciências a partir de uma perspectiva mais contextualizada interdisciplinar se faz necessário, considerando não só os conteúdos científicos, mas também valorizando o aprendizado dos alunos no que diz respeito à natureza da ciência em seus vários aspectos e da atividade científica em si. Nos últimos trinta anos, o interesse pelo ensino contextual das ciências consolidou uma área de pesquisa no campo de educação em ciências, explorando seus componentes históricos, filosóficos, sociais e culturais, enfatizando as possibilidades e potencialidades de sua utilização nas aulas de ciências do ensino básico e nas disciplinas científicas do ensino superior, principalmente sobre o aprendizado em relação à natureza da ciência. A presente monografia apresenta os resultados do efeito de uma intervenção didática por abordagem contextual histórico-filosófica nas concepções sobre natureza da ciência presentes em alunos de uma disciplina do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram para concepções diversas e para uma mudança conceitual significativa e favorável no perfil geral da turma.application/pdfporBiologiaEvoluçãoFilosofia da ciênciaHistória da ciênciaHistória e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evoluçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109341.pdf.txt001109341.pdf.txtExtracted Texttext/plain65676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230507/2/001109341.pdf.txtd75b281be21b86dca3e0827b2cd9ba8dMD52ORIGINAL001109341.pdfTexto completoapplication/pdf638070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230507/1/001109341.pdfc73955c1db8af62d537e4780d05448d5MD5110183/2305072021-11-20 05:50:22.48425oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230507Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:50:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução |
title |
História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução |
spellingShingle |
História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução Matzenbacher, Mateus Pio da Silva Biologia Evolução Filosofia da ciência História da ciência |
title_short |
História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução |
title_full |
História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução |
title_fullStr |
História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução |
title_full_unstemmed |
História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução |
title_sort |
História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução |
author |
Matzenbacher, Mateus Pio da Silva |
author_facet |
Matzenbacher, Mateus Pio da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matzenbacher, Mateus Pio da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fagundes, Nelson Jurandi Rosa |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Bombassaro, Luiz Carlos |
contributor_str_mv |
Fagundes, Nelson Jurandi Rosa Bombassaro, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Evolução Filosofia da ciência História da ciência |
topic |
Biologia Evolução Filosofia da ciência História da ciência |
description |
Apesar dos motivos que determinam os padrões de qualidade na educação científica variarem entre os países e culturas, o nível de letramento científico é o que orienta as percepções e decisões dos estudantes a respeito de problemáticas científicas, seja a nível pessoal ou social. Para isso, enxergar e interpretar as ciências a partir de uma perspectiva mais contextualizada interdisciplinar se faz necessário, considerando não só os conteúdos científicos, mas também valorizando o aprendizado dos alunos no que diz respeito à natureza da ciência em seus vários aspectos e da atividade científica em si. Nos últimos trinta anos, o interesse pelo ensino contextual das ciências consolidou uma área de pesquisa no campo de educação em ciências, explorando seus componentes históricos, filosóficos, sociais e culturais, enfatizando as possibilidades e potencialidades de sua utilização nas aulas de ciências do ensino básico e nas disciplinas científicas do ensino superior, principalmente sobre o aprendizado em relação à natureza da ciência. A presente monografia apresenta os resultados do efeito de uma intervenção didática por abordagem contextual histórico-filosófica nas concepções sobre natureza da ciência presentes em alunos de uma disciplina do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram para concepções diversas e para uma mudança conceitual significativa e favorável no perfil geral da turma. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-06T04:13:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230507 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109341 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230507 |
identifier_str_mv |
001109341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230507/2/001109341.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230507/1/001109341.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d75b281be21b86dca3e0827b2cd9ba8d c73955c1db8af62d537e4780d05448d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224613886164992 |