Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foragi, Carolina Vilanova
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56387
Resumo: O presente trabalho aborda uma pesquisa realizada numa escola pública municipal situada em Alvorada/RS, e teve como objetivo identificar as percepções de pais, alunos e professoras sobre a escola na contemporaneidade. Os dados foram obtidos através de questionários com pais, professoras e alunos do 5º ano e de conversas gravadas com alunos do 1º ano. A problematização dos dados contou com o aporte teórico de autores como B. Charlot, J. Dayrell e M. L. Xavier. Com relação ao pensamento dos pais, foi possível perceber a valorização da instituição escolar como um espaço tanto de aprendizagens dos conhecimentos sistematizados, quanto um local de socialização e de continuidade dos ensinamentos iniciados na família. Também apareceu a ideia da escola ser fundamental para uma futura inserção no mundo do trabalho, no sentido de que sejam “alguém na vida”. Quanto aos alunos de 1º e 5º ano, percebeu-se um reconhecimento da relevância da escola como um espaço em que se vai para aprender. Enquanto os alunos do 1º ano expressaram o seu gosto pela escola e por aprender os conteúdos escolares, os alunos do 5º ano manifestaram a sua preferência por atividades realizadas fora da sala de aula, afirmando o lugar da escola como um espaço sociocultural. Para as professoras, a escola encontra-se atravessada por tensões e dilemas com relação aos seus propósitos, que se complexificaram diante das demandas da sociedade atual.
id UFRGS-2_f1a1cc53ffd3731031b6a5005a90e54a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56387
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Foragi, Carolina VilanovaHickmann, Roseli Inês2012-10-12T01:35:27Z2012http://hdl.handle.net/10183/56387000859006O presente trabalho aborda uma pesquisa realizada numa escola pública municipal situada em Alvorada/RS, e teve como objetivo identificar as percepções de pais, alunos e professoras sobre a escola na contemporaneidade. Os dados foram obtidos através de questionários com pais, professoras e alunos do 5º ano e de conversas gravadas com alunos do 1º ano. A problematização dos dados contou com o aporte teórico de autores como B. Charlot, J. Dayrell e M. L. Xavier. Com relação ao pensamento dos pais, foi possível perceber a valorização da instituição escolar como um espaço tanto de aprendizagens dos conhecimentos sistematizados, quanto um local de socialização e de continuidade dos ensinamentos iniciados na família. Também apareceu a ideia da escola ser fundamental para uma futura inserção no mundo do trabalho, no sentido de que sejam “alguém na vida”. Quanto aos alunos de 1º e 5º ano, percebeu-se um reconhecimento da relevância da escola como um espaço em que se vai para aprender. Enquanto os alunos do 1º ano expressaram o seu gosto pela escola e por aprender os conteúdos escolares, os alunos do 5º ano manifestaram a sua preferência por atividades realizadas fora da sala de aula, afirmando o lugar da escola como um espaço sociocultural. Para as professoras, a escola encontra-se atravessada por tensões e dilemas com relação aos seus propósitos, que se complexificaram diante das demandas da sociedade atual.application/pdfporComunidade escolarEscolaEnsino fundamentalContemporaneidadePor que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859006.pdf000859006.pdfTexto completoapplication/pdf741374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56387/1/000859006.pdfe20d73035f6b6c8de531166dd09c0657MD51TEXT000859006.pdf.txt000859006.pdf.txtExtracted Texttext/plain101848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56387/2/000859006.pdf.txteb1dd8edc1738f82083e02416dc24228MD52THUMBNAIL000859006.pdf.jpg000859006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56387/3/000859006.pdf.jpg7573acbfbd9e3b3faf5c13584d6334c6MD5310183/563872018-10-08 08:18:50.701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:18:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade
title Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade
spellingShingle Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade
Foragi, Carolina Vilanova
Comunidade escolar
Escola
Ensino fundamental
Contemporaneidade
title_short Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade
title_full Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade
title_fullStr Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade
title_full_unstemmed Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade
title_sort Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade
author Foragi, Carolina Vilanova
author_facet Foragi, Carolina Vilanova
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Foragi, Carolina Vilanova
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hickmann, Roseli Inês
contributor_str_mv Hickmann, Roseli Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade escolar
Escola
Ensino fundamental
Contemporaneidade
topic Comunidade escolar
Escola
Ensino fundamental
Contemporaneidade
description O presente trabalho aborda uma pesquisa realizada numa escola pública municipal situada em Alvorada/RS, e teve como objetivo identificar as percepções de pais, alunos e professoras sobre a escola na contemporaneidade. Os dados foram obtidos através de questionários com pais, professoras e alunos do 5º ano e de conversas gravadas com alunos do 1º ano. A problematização dos dados contou com o aporte teórico de autores como B. Charlot, J. Dayrell e M. L. Xavier. Com relação ao pensamento dos pais, foi possível perceber a valorização da instituição escolar como um espaço tanto de aprendizagens dos conhecimentos sistematizados, quanto um local de socialização e de continuidade dos ensinamentos iniciados na família. Também apareceu a ideia da escola ser fundamental para uma futura inserção no mundo do trabalho, no sentido de que sejam “alguém na vida”. Quanto aos alunos de 1º e 5º ano, percebeu-se um reconhecimento da relevância da escola como um espaço em que se vai para aprender. Enquanto os alunos do 1º ano expressaram o seu gosto pela escola e por aprender os conteúdos escolares, os alunos do 5º ano manifestaram a sua preferência por atividades realizadas fora da sala de aula, afirmando o lugar da escola como um espaço sociocultural. Para as professoras, a escola encontra-se atravessada por tensões e dilemas com relação aos seus propósitos, que se complexificaram diante das demandas da sociedade atual.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56387
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859006
url http://hdl.handle.net/10183/56387
identifier_str_mv 000859006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56387/1/000859006.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56387/2/000859006.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56387/3/000859006.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e20d73035f6b6c8de531166dd09c0657
eb1dd8edc1738f82083e02416dc24228
7573acbfbd9e3b3faf5c13584d6334c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224433958912000