Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140167 |
Resumo: | A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na EAD representa um importante papel no sentido de facilitar e socializar a produção dos conhecimentos culturalmente construídos. Em particular, interessa-nos o blog como uma forma de registro no qual o usuário registra reflexões e comentários reflexivos a respeito de algum processo (educativo ou não). O presente estudo trata de uma análise sobre blogs que constituem o que se denomina no curso de “portfólio de aprendizagem” e consiste no registro do caminho percorrido pelo aluno em seu processo educativo no curso de Pedagogia a Distancia (PEAD) da UFRGS. O trabalho aqui apresentado teve por finalidade investigar de que forma é possível utilizar o portfólio de aprendizagem como um instrumento de mediação. Os resultados evidenciaram que existem três formas de utilização do portfólio: a primeira forma é aquela não faz retomada das aprendizagens, a segunda forma faz retomada após os comentários das tutoras e a última é aquela em que ocorrem retomadas de forma autônoma. |
id |
UFRGS-2_f20d026f772343f5e9d52ea7ea01d807 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140167 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Maria Del Carmen CabreraMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2016-05-04T02:07:44Z2010http://hdl.handle.net/10183/140167000990455A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na EAD representa um importante papel no sentido de facilitar e socializar a produção dos conhecimentos culturalmente construídos. Em particular, interessa-nos o blog como uma forma de registro no qual o usuário registra reflexões e comentários reflexivos a respeito de algum processo (educativo ou não). O presente estudo trata de uma análise sobre blogs que constituem o que se denomina no curso de “portfólio de aprendizagem” e consiste no registro do caminho percorrido pelo aluno em seu processo educativo no curso de Pedagogia a Distancia (PEAD) da UFRGS. O trabalho aqui apresentado teve por finalidade investigar de que forma é possível utilizar o portfólio de aprendizagem como um instrumento de mediação. Os resultados evidenciaram que existem três formas de utilização do portfólio: a primeira forma é aquela não faz retomada das aprendizagens, a segunda forma faz retomada após os comentários das tutoras e a última é aquela em que ocorrem retomadas de forma autônoma.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaPortifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990455.pdf000990455.pdfTexto completoapplication/pdf94180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140167/1/000990455.pdf2151ffa6a7c0ab6d5582925837dac51cMD51TEXT000990455.pdf.txt000990455.pdf.txtExtracted Texttext/plain21207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140167/2/000990455.pdf.txt99de69b0dad82821f55bafdd0b1006d6MD52THUMBNAIL000990455.pdf.jpg000990455.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140167/3/000990455.pdf.jpgc32e219738e7c037bc15c4155bb37209MD5310183/1401672021-12-06 05:37:31.213074oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140167Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:37:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância |
title |
Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância |
spellingShingle |
Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância Martins, Maria Del Carmen Cabrera Tutoria Ensino a distância |
title_short |
Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância |
title_full |
Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância |
title_fullStr |
Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância |
title_full_unstemmed |
Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância |
title_sort |
Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância |
author |
Martins, Maria Del Carmen Cabrera |
author_facet |
Martins, Maria Del Carmen Cabrera |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria Del Carmen Cabrera |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Ensino a distância |
topic |
Tutoria Ensino a distância |
description |
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na EAD representa um importante papel no sentido de facilitar e socializar a produção dos conhecimentos culturalmente construídos. Em particular, interessa-nos o blog como uma forma de registro no qual o usuário registra reflexões e comentários reflexivos a respeito de algum processo (educativo ou não). O presente estudo trata de uma análise sobre blogs que constituem o que se denomina no curso de “portfólio de aprendizagem” e consiste no registro do caminho percorrido pelo aluno em seu processo educativo no curso de Pedagogia a Distancia (PEAD) da UFRGS. O trabalho aqui apresentado teve por finalidade investigar de que forma é possível utilizar o portfólio de aprendizagem como um instrumento de mediação. Os resultados evidenciaram que existem três formas de utilização do portfólio: a primeira forma é aquela não faz retomada das aprendizagens, a segunda forma faz retomada após os comentários das tutoras e a última é aquela em que ocorrem retomadas de forma autônoma. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-04T02:07:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140167 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990455 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140167 |
identifier_str_mv |
000990455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140167/1/000990455.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140167/2/000990455.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140167/3/000990455.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2151ffa6a7c0ab6d5582925837dac51c 99de69b0dad82821f55bafdd0b1006d6 c32e219738e7c037bc15c4155bb37209 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724601134743552 |