Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Del Carmen Cabrera
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140167
Resumo: A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na EAD representa um importante papel no sentido de facilitar e socializar a produção dos conhecimentos culturalmente construídos. Em particular, interessa-nos o blog como uma forma de registro no qual o usuário registra reflexões e comentários reflexivos a respeito de algum processo (educativo ou não). O presente estudo trata de uma análise sobre blogs que constituem o que se denomina no curso de “portfólio de aprendizagem” e consiste no registro do caminho percorrido pelo aluno em seu processo educativo no curso de Pedagogia a Distancia (PEAD) da UFRGS. O trabalho aqui apresentado teve por finalidade investigar de que forma é possível utilizar o portfólio de aprendizagem como um instrumento de mediação. Os resultados evidenciaram que existem três formas de utilização do portfólio: a primeira forma é aquela não faz retomada das aprendizagens, a segunda forma faz retomada após os comentários das tutoras e a última é aquela em que ocorrem retomadas de forma autônoma.
id UFRGS-2_f20d026f772343f5e9d52ea7ea01d807
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140167
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Maria Del Carmen CabreraMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2016-05-04T02:07:44Z2010http://hdl.handle.net/10183/140167000990455A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na EAD representa um importante papel no sentido de facilitar e socializar a produção dos conhecimentos culturalmente construídos. Em particular, interessa-nos o blog como uma forma de registro no qual o usuário registra reflexões e comentários reflexivos a respeito de algum processo (educativo ou não). O presente estudo trata de uma análise sobre blogs que constituem o que se denomina no curso de “portfólio de aprendizagem” e consiste no registro do caminho percorrido pelo aluno em seu processo educativo no curso de Pedagogia a Distancia (PEAD) da UFRGS. O trabalho aqui apresentado teve por finalidade investigar de que forma é possível utilizar o portfólio de aprendizagem como um instrumento de mediação. Os resultados evidenciaram que existem três formas de utilização do portfólio: a primeira forma é aquela não faz retomada das aprendizagens, a segunda forma faz retomada após os comentários das tutoras e a última é aquela em que ocorrem retomadas de forma autônoma.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaPortifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990455.pdf000990455.pdfTexto completoapplication/pdf94180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140167/1/000990455.pdf2151ffa6a7c0ab6d5582925837dac51cMD51TEXT000990455.pdf.txt000990455.pdf.txtExtracted Texttext/plain21207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140167/2/000990455.pdf.txt99de69b0dad82821f55bafdd0b1006d6MD52THUMBNAIL000990455.pdf.jpg000990455.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140167/3/000990455.pdf.jpgc32e219738e7c037bc15c4155bb37209MD5310183/1401672021-12-06 05:37:31.213074oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140167Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:37:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância
title Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância
spellingShingle Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância
Martins, Maria Del Carmen Cabrera
Tutoria
Ensino a distância
title_short Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância
title_full Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância
title_fullStr Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância
title_full_unstemmed Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância
title_sort Portifólio de aprendizagem como espaço de construção de conhecimento em um curso a distância
author Martins, Maria Del Carmen Cabrera
author_facet Martins, Maria Del Carmen Cabrera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Del Carmen Cabrera
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Ensino a distância
topic Tutoria
Ensino a distância
description A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na EAD representa um importante papel no sentido de facilitar e socializar a produção dos conhecimentos culturalmente construídos. Em particular, interessa-nos o blog como uma forma de registro no qual o usuário registra reflexões e comentários reflexivos a respeito de algum processo (educativo ou não). O presente estudo trata de uma análise sobre blogs que constituem o que se denomina no curso de “portfólio de aprendizagem” e consiste no registro do caminho percorrido pelo aluno em seu processo educativo no curso de Pedagogia a Distancia (PEAD) da UFRGS. O trabalho aqui apresentado teve por finalidade investigar de que forma é possível utilizar o portfólio de aprendizagem como um instrumento de mediação. Os resultados evidenciaram que existem três formas de utilização do portfólio: a primeira forma é aquela não faz retomada das aprendizagens, a segunda forma faz retomada após os comentários das tutoras e a última é aquela em que ocorrem retomadas de forma autônoma.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:07:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990455
url http://hdl.handle.net/10183/140167
identifier_str_mv 000990455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140167/1/000990455.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140167/2/000990455.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140167/3/000990455.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2151ffa6a7c0ab6d5582925837dac51c
99de69b0dad82821f55bafdd0b1006d6
c32e219738e7c037bc15c4155bb37209
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724601134743552