Friedrich Schiller : Revolução Francesa, autonomia e educação estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Korfmann, Michael
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248778
Resumo: Schillers Reflektionen zur Autonomie der Kunst und éisthetischen Erziehung werden in einer historischen Epoche formuliert, in der die Grundziige der modernen Gesellschaft gelegt werden. In dieser Zeit konsolidieren sichjene gesellschafilichen Ausdifferenzierungen, die fiir die kommenden Jahrhunderte bestimmend sein sollten undin der Franzósischen Revolution symbolisch verortet sind. Schillers anfingliche Begeisterung iiber dieses historische Ereignis und seine Versprechungen weicht einem cher skeptischen Blick aufdie Geschichte. Dieser Beitrag zeigt, welche Konsequenzen Schiller im Kontext dieser Ausgangsposition fiir die Funktionsbestimmung von Kunst und Literatur zieht.
id UFRGS-2_f46cc5976571f526c6adfaa4c92d8018
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248778
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Korfmann, Michael2022-09-13T04:52:09Z20050104-1886http://hdl.handle.net/10183/248778000571798Schillers Reflektionen zur Autonomie der Kunst und éisthetischen Erziehung werden in einer historischen Epoche formuliert, in der die Grundziige der modernen Gesellschaft gelegt werden. In dieser Zeit konsolidieren sichjene gesellschafilichen Ausdifferenzierungen, die fiir die kommenden Jahrhunderte bestimmend sein sollten undin der Franzósischen Revolution symbolisch verortet sind. Schillers anfingliche Begeisterung iiber dieses historische Ereignis und seine Versprechungen weicht einem cher skeptischen Blick aufdie Geschichte. Dieser Beitrag zeigt, welche Konsequenzen Schiller im Kontext dieser Ausgangsposition fiir die Funktionsbestimmung von Kunst und Literatur zieht.As reflexões de Schiller sobre a autonomia artística e a educação estética foram desenvolvidas durante um período histórico decisivo para a estruturação da sociedade moderna. Nele, consolidaram-se as diferenciações sociais que marcariam as relações sociopolíticas dos próximos séculos, uma virada fregiientemente simbolizada através da Revolução Francesa. O entusiasmo inicial de Schiller referente a esse acontecimento e a suas promessas cede a uma visão mais cética sobre o progresso histórico. Este artigo tem como objetivo principal mostrar quais foram as consegiiências, frente a esse quadro histórico, para Schiller em relação à sua definição das novas tarefas artísticas.application/pdfporCadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 30 (jun. 2005), p. 13-27AutonomieÄsthetikSchiller, Johann Christoph Friedrich von, 1759-1805AutonomiaEstéticaArteLiteratura alemãFriedrich Schiller : Revolução Francesa, autonomia e educação estéticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000571798.pdf.txt000571798.pdf.txtExtracted Texttext/plain22749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248778/2/000571798.pdf.txtaf8104e9e898752c7b1d9fcf3afb6d07MD52ORIGINAL000571798.pdfTexto completoapplication/pdf3359384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248778/1/000571798.pdffa29d93e2406f164c3ecd2ee24e8f3b4MD5110183/2487782022-09-15 05:00:49.983656oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248778Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-15T08:00:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Friedrich Schiller : Revolução Francesa, autonomia e educação estética
title Friedrich Schiller : Revolução Francesa, autonomia e educação estética
spellingShingle Friedrich Schiller : Revolução Francesa, autonomia e educação estética
Korfmann, Michael
Autonomie
Ästhetik
Schiller, Johann Christoph Friedrich von, 1759-1805
Autonomia
Estética
Arte
Literatura alemã
title_short Friedrich Schiller : Revolução Francesa, autonomia e educação estética
title_full Friedrich Schiller : Revolução Francesa, autonomia e educação estética
title_fullStr Friedrich Schiller : Revolução Francesa, autonomia e educação estética
title_full_unstemmed Friedrich Schiller : Revolução Francesa, autonomia e educação estética
title_sort Friedrich Schiller : Revolução Francesa, autonomia e educação estética
author Korfmann, Michael
author_facet Korfmann, Michael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Korfmann, Michael
dc.subject.de.fl_str_mv Autonomie
Ästhetik
topic Autonomie
Ästhetik
Schiller, Johann Christoph Friedrich von, 1759-1805
Autonomia
Estética
Arte
Literatura alemã
dc.subject.por.fl_str_mv Schiller, Johann Christoph Friedrich von, 1759-1805
Autonomia
Estética
Arte
Literatura alemã
description Schillers Reflektionen zur Autonomie der Kunst und éisthetischen Erziehung werden in einer historischen Epoche formuliert, in der die Grundziige der modernen Gesellschaft gelegt werden. In dieser Zeit konsolidieren sichjene gesellschafilichen Ausdifferenzierungen, die fiir die kommenden Jahrhunderte bestimmend sein sollten undin der Franzósischen Revolution symbolisch verortet sind. Schillers anfingliche Begeisterung iiber dieses historische Ereignis und seine Versprechungen weicht einem cher skeptischen Blick aufdie Geschichte. Dieser Beitrag zeigt, welche Konsequenzen Schiller im Kontext dieser Ausgangsposition fiir die Funktionsbestimmung von Kunst und Literatur zieht.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-13T04:52:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248778
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-1886
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000571798
identifier_str_mv 0104-1886
000571798
url http://hdl.handle.net/10183/248778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 30 (jun. 2005), p. 13-27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248778/2/000571798.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248778/1/000571798.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv af8104e9e898752c7b1d9fcf3afb6d07
fa29d93e2406f164c3ecd2ee24e8f3b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225068885311488