Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35320 |
Resumo: | O livro didático é uma das ferramentas mais comumente aplicadas pelos professores em suas aulas nas escolas de Educação Básica. Sendo as Ciências Biológicas, entre outras ciências, as que têm sido marcadamente conduzidas pelas Teorias da Evolução, é importante que as mesmas tenham lugar de destaque nas publicações destinadas à Educação Básica, em especial, àquelas direcionadas ao ensino de Biologia do nível Médio. Esta Monografia apresenta uma reflexão analítica acerca dos conteúdos escolares sobre o tema Evolução Biológica, presentes em Livros Didáticos de Biologia para o Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), 2009-2011. Os principais objetivos deste estudo foram investigar e identificar se os modos de apresentação desses conteúdos impressos nos Livros Didáticos, tanto das palavras, quanto das imagens, estão em acordo com os conhecimentos científicos que vigoram na atualidade. A partir dos dados coletados, das categorias de análise construídas com base em Bardin (1969) e dos resultados encontrados é possível afirmar que há uma constante ausência de informações ou saberes relativos à contextualização histórica, filosófica e social das teorias evolutivas, assim como, o direcionamento dos conteúdos de evolução biológica está orientado pelos e para os concursos de ingresso no Ensino Superior. As considerações finais apresentam uma discussão a respeito das teorias evolutivas em seus diferentes contextos, bem como suas relações com outros campos do conhecimento, que não utilizam os mesmos métodos das Ciências Naturais. |
id |
UFRGS-2_f89466b1e0798dba778fa429a3b53280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35320 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Capra Neto, Luiz de Freitas BarcellosJunqueira, Heloisa2011-12-09T01:19:39Z2010http://hdl.handle.net/10183/35320000781987O livro didático é uma das ferramentas mais comumente aplicadas pelos professores em suas aulas nas escolas de Educação Básica. Sendo as Ciências Biológicas, entre outras ciências, as que têm sido marcadamente conduzidas pelas Teorias da Evolução, é importante que as mesmas tenham lugar de destaque nas publicações destinadas à Educação Básica, em especial, àquelas direcionadas ao ensino de Biologia do nível Médio. Esta Monografia apresenta uma reflexão analítica acerca dos conteúdos escolares sobre o tema Evolução Biológica, presentes em Livros Didáticos de Biologia para o Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), 2009-2011. Os principais objetivos deste estudo foram investigar e identificar se os modos de apresentação desses conteúdos impressos nos Livros Didáticos, tanto das palavras, quanto das imagens, estão em acordo com os conhecimentos científicos que vigoram na atualidade. A partir dos dados coletados, das categorias de análise construídas com base em Bardin (1969) e dos resultados encontrados é possível afirmar que há uma constante ausência de informações ou saberes relativos à contextualização histórica, filosófica e social das teorias evolutivas, assim como, o direcionamento dos conteúdos de evolução biológica está orientado pelos e para os concursos de ingresso no Ensino Superior. As considerações finais apresentam uma discussão a respeito das teorias evolutivas em seus diferentes contextos, bem como suas relações com outros campos do conhecimento, que não utilizam os mesmos métodos das Ciências Naturais.application/pdfporEvolução biológicaLivro didáticoDos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000781987.pdf000781987.pdfTexto completoapplication/pdf365414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35320/1/000781987.pdff054db70a4089763c9aa66bff75a8bf9MD51TEXT000781987.pdf.txt000781987.pdf.txtExtracted Texttext/plain50462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35320/2/000781987.pdf.txt7f515f5ca852f0704098ce1a5d960fe4MD52THUMBNAIL000781987.pdf.jpg000781987.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35320/3/000781987.pdf.jpg366c5b5d327c78bb97405b78d0618bd9MD5310183/353202018-10-08 08:42:06.212oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35320Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:42:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares |
title |
Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares |
spellingShingle |
Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares Capra Neto, Luiz de Freitas Barcellos Evolução biológica Livro didático |
title_short |
Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares |
title_full |
Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares |
title_fullStr |
Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares |
title_full_unstemmed |
Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares |
title_sort |
Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares |
author |
Capra Neto, Luiz de Freitas Barcellos |
author_facet |
Capra Neto, Luiz de Freitas Barcellos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capra Neto, Luiz de Freitas Barcellos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
contributor_str_mv |
Junqueira, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evolução biológica Livro didático |
topic |
Evolução biológica Livro didático |
description |
O livro didático é uma das ferramentas mais comumente aplicadas pelos professores em suas aulas nas escolas de Educação Básica. Sendo as Ciências Biológicas, entre outras ciências, as que têm sido marcadamente conduzidas pelas Teorias da Evolução, é importante que as mesmas tenham lugar de destaque nas publicações destinadas à Educação Básica, em especial, àquelas direcionadas ao ensino de Biologia do nível Médio. Esta Monografia apresenta uma reflexão analítica acerca dos conteúdos escolares sobre o tema Evolução Biológica, presentes em Livros Didáticos de Biologia para o Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), 2009-2011. Os principais objetivos deste estudo foram investigar e identificar se os modos de apresentação desses conteúdos impressos nos Livros Didáticos, tanto das palavras, quanto das imagens, estão em acordo com os conhecimentos científicos que vigoram na atualidade. A partir dos dados coletados, das categorias de análise construídas com base em Bardin (1969) e dos resultados encontrados é possível afirmar que há uma constante ausência de informações ou saberes relativos à contextualização histórica, filosófica e social das teorias evolutivas, assim como, o direcionamento dos conteúdos de evolução biológica está orientado pelos e para os concursos de ingresso no Ensino Superior. As considerações finais apresentam uma discussão a respeito das teorias evolutivas em seus diferentes contextos, bem como suas relações com outros campos do conhecimento, que não utilizam os mesmos métodos das Ciências Naturais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-09T01:19:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35320 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000781987 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35320 |
identifier_str_mv |
000781987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35320/1/000781987.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35320/2/000781987.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35320/3/000781987.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f054db70a4089763c9aa66bff75a8bf9 7f515f5ca852f0704098ce1a5d960fe4 366c5b5d327c78bb97405b78d0618bd9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224418551136256 |