A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Raulino da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71972
Resumo: As atividades maçantes, mecânicas e artificiais ainda se fazem presente nas escolas, com o intuito de promover a alfabetização, provocando desinteresse dos alunos. Diante desse problema, o presente trabalho de conclusão do curso objetivou realizar um estudo focado na relação entre alfabetização e ludicidade, apresentando uma reflexão quanto à importância da ludicidade no processo de alfabetização de crianças de 2º ano. Neste contexto, apresento primeiramente as razões que me motivaram a desenvolver a presente pesquisa, bem como a caracterização do problema, as questões, as hipóteses e os objetivos da pesquisa. No segundo momento destaco os aspectos mais relevantes para este trabalho acerca do conceito de alfabetização. No terceiro realizei estudos para compreender a definição de professor ludo-educador. A partir do estudo, enfatizei a importância das atividades lúdicas no enriquecimento e desenvolvimento da alfabetização. Por último foi analisado a minha prática que se desenvolveu durante o estagio curricular. Por meio deste estudo foi possível concluir que o lúdico é uma forma mais agradável de trabalhar a escrita, tornando assim a alfabetização um processo mais prazeroso.
id UFRGS-2_f9c1ac276f365eb6b1abce4c8e61cae7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71972
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Adriana Raulino daRapkiewicz, Clevi Elena2013-05-28T01:45:00Z2011http://hdl.handle.net/10183/71972000880812As atividades maçantes, mecânicas e artificiais ainda se fazem presente nas escolas, com o intuito de promover a alfabetização, provocando desinteresse dos alunos. Diante desse problema, o presente trabalho de conclusão do curso objetivou realizar um estudo focado na relação entre alfabetização e ludicidade, apresentando uma reflexão quanto à importância da ludicidade no processo de alfabetização de crianças de 2º ano. Neste contexto, apresento primeiramente as razões que me motivaram a desenvolver a presente pesquisa, bem como a caracterização do problema, as questões, as hipóteses e os objetivos da pesquisa. No segundo momento destaco os aspectos mais relevantes para este trabalho acerca do conceito de alfabetização. No terceiro realizei estudos para compreender a definição de professor ludo-educador. A partir do estudo, enfatizei a importância das atividades lúdicas no enriquecimento e desenvolvimento da alfabetização. Por último foi analisado a minha prática que se desenvolveu durante o estagio curricular. Por meio deste estudo foi possível concluir que o lúdico é uma forma mais agradável de trabalhar a escrita, tornando assim a alfabetização um processo mais prazeroso.application/pdfporJogos pedagógicosAlfabetizaçãoPrimeiro cicloA importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880812.pdf000880812.pdfTexto completoapplication/pdf837618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71972/1/000880812.pdfddfcc7934aee42bbded21c48cb6c8a47MD51TEXT000880812.pdf.txt000880812.pdf.txtExtracted Texttext/plain77461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71972/2/000880812.pdf.txt0bfb31568c9ea6878e435e1e32bae892MD52THUMBNAIL000880812.pdf.jpg000880812.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71972/3/000880812.pdf.jpg7b50153a631b71c751c90e2ef89fcbaeMD5310183/719722018-10-09 09:11:34.845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71972Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:11:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso
title A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso
spellingShingle A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso
Silva, Adriana Raulino da
Jogos pedagógicos
Alfabetização
Primeiro ciclo
title_short A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso
title_full A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso
title_fullStr A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso
title_full_unstemmed A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso
title_sort A importância da ludicidade na alfabetização de crianças de 2º ano : um estudo de caso
author Silva, Adriana Raulino da
author_facet Silva, Adriana Raulino da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Raulino da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos pedagógicos
Alfabetização
Primeiro ciclo
topic Jogos pedagógicos
Alfabetização
Primeiro ciclo
description As atividades maçantes, mecânicas e artificiais ainda se fazem presente nas escolas, com o intuito de promover a alfabetização, provocando desinteresse dos alunos. Diante desse problema, o presente trabalho de conclusão do curso objetivou realizar um estudo focado na relação entre alfabetização e ludicidade, apresentando uma reflexão quanto à importância da ludicidade no processo de alfabetização de crianças de 2º ano. Neste contexto, apresento primeiramente as razões que me motivaram a desenvolver a presente pesquisa, bem como a caracterização do problema, as questões, as hipóteses e os objetivos da pesquisa. No segundo momento destaco os aspectos mais relevantes para este trabalho acerca do conceito de alfabetização. No terceiro realizei estudos para compreender a definição de professor ludo-educador. A partir do estudo, enfatizei a importância das atividades lúdicas no enriquecimento e desenvolvimento da alfabetização. Por último foi analisado a minha prática que se desenvolveu durante o estagio curricular. Por meio deste estudo foi possível concluir que o lúdico é uma forma mais agradável de trabalhar a escrita, tornando assim a alfabetização um processo mais prazeroso.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-28T01:45:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880812
url http://hdl.handle.net/10183/71972
identifier_str_mv 000880812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71972/1/000880812.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71972/2/000880812.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71972/3/000880812.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ddfcc7934aee42bbded21c48cb6c8a47
0bfb31568c9ea6878e435e1e32bae892
7b50153a631b71c751c90e2ef89fcbae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224447612420096