“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Adriana Ramos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251946
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender de que modo as ações pedagógicas realizadas no contexto escolar, norteadas pelos documentos legais, podem garantir à criança o seu direito à brincar. Para tal foram buscados autores que auxiliaram a compreender conceitos base, como o brincar e o lúdico. Ainda foram buscadas informações sobre as ações lúdicas presentes nos documentos legais que norteiam a educação brasileira. Por fim, apresenta um breve relato de experiência pessoal realizada durante o estágio docente na Educação Infantil, no qual pode-se experimentar como na prática o brincar está presente na sala de aula. Este estudo apontou, em teoria e prática, como as ações lúdicas podem ser fundamentais para o desenvolvimento infantil.
id UFRGS-2_f9f89cde3633853f7cc9a5046307f309
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251946
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Araújo, Adriana Ramos deWeber, Dorcas Janice2022-11-30T04:52:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/251946001153971O presente trabalho teve como objetivo compreender de que modo as ações pedagógicas realizadas no contexto escolar, norteadas pelos documentos legais, podem garantir à criança o seu direito à brincar. Para tal foram buscados autores que auxiliaram a compreender conceitos base, como o brincar e o lúdico. Ainda foram buscadas informações sobre as ações lúdicas presentes nos documentos legais que norteiam a educação brasileira. Por fim, apresenta um breve relato de experiência pessoal realizada durante o estágio docente na Educação Infantil, no qual pode-se experimentar como na prática o brincar está presente na sala de aula. Este estudo apontou, em teoria e prática, como as ações lúdicas podem ser fundamentais para o desenvolvimento infantil.The present work aimed to understand how the pedagogical actions carried out in the school context, guided by legal documents, can guarantee children their right to play. For this, authors were sought who helped to understand basic concepts, such as playing and ludic. Information was also sought about the recreational actions present in the legal documents that guide Brazilian education. Finally, it presents a brief account of a personal experience carried out during the teaching internship in Early Childhood Education, in which one can experience how in practice playing is present in the classroom. This study pointed out, in theory and practice, how playful actions can be fundamental for child development.application/pdfporBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Educação infantilBrincadeiraEarly childhood educationTo playBNCC“Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153971.pdf.txt001153971.pdf.txtExtracted Texttext/plain68406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251946/2/001153971.pdf.txtc64368e051332c5eef716ac782f300c5MD52ORIGINAL001153971.pdfTexto completoapplication/pdf20142504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251946/1/001153971.pdf976aa9f4e2050d89886b6a4121075287MD5110183/2519462022-12-01 05:52:03.783725oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251946Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:52:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula
title “Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula
spellingShingle “Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula
Araújo, Adriana Ramos de
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Educação infantil
Brincadeira
Early childhood education
To play
BNCC
title_short “Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula
title_full “Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula
title_fullStr “Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula
title_full_unstemmed “Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula
title_sort “Profi, vem brincar comigo!” : a importância do brincar na sala de aula
author Araújo, Adriana Ramos de
author_facet Araújo, Adriana Ramos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Adriana Ramos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Dorcas Janice
contributor_str_mv Weber, Dorcas Janice
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Educação infantil
Brincadeira
topic Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Educação infantil
Brincadeira
Early childhood education
To play
BNCC
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
To play
BNCC
description O presente trabalho teve como objetivo compreender de que modo as ações pedagógicas realizadas no contexto escolar, norteadas pelos documentos legais, podem garantir à criança o seu direito à brincar. Para tal foram buscados autores que auxiliaram a compreender conceitos base, como o brincar e o lúdico. Ainda foram buscadas informações sobre as ações lúdicas presentes nos documentos legais que norteiam a educação brasileira. Por fim, apresenta um breve relato de experiência pessoal realizada durante o estágio docente na Educação Infantil, no qual pode-se experimentar como na prática o brincar está presente na sala de aula. Este estudo apontou, em teoria e prática, como as ações lúdicas podem ser fundamentais para o desenvolvimento infantil.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T04:52:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251946
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153971
url http://hdl.handle.net/10183/251946
identifier_str_mv 001153971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251946/2/001153971.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251946/1/001153971.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c64368e051332c5eef716ac782f300c5
976aa9f4e2050d89886b6a4121075287
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224645097029632