The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terres, Mellina da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Cristiane Pizzutti dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224382
Resumo: O presente artigo investiga a importância do afeto demonstrado pelo provedor de serviços para a construção da confiança do paciente em trocas com consequências severas. Consequências severas são situações difíceis nas quais as escolhas apresentam um dilema que pode causar estresse e reações emocionais severas (KAHN; LUCE, 2003). Nesse caso específico, a confiança baseada no afeto parece se tornar importante, principalmente porque os consumidores não possuem habilidade para avaliar aspectos cognitivos e, além disso, uma falha nos serviços médicos pode ser altamente problemática ou até mesmo fatal (LEYSEN; HYMAN, 2004). Por outro lado, em trocas com consequências brandas, estamos predizendo que a cognição será mais importante do que o afeto para a construção da confiança. Neste tipo de situação, os pacientes são mais autoconfiantes, menos sensíveis, não percebem uma alta probabilidade de perda (KUNREUTHER et al., 2002), e, além disso, focam mais nos resultados racionais das trocas.
id UFRGS-2_fb8962fa378647a1b3c4382e0eaa4686
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224382
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Terres, Mellina da SilvaSantos, Cristiane Pizzutti dos2021-07-23T04:40:53Z20121517-8900http://hdl.handle.net/10183/224382000884682O presente artigo investiga a importância do afeto demonstrado pelo provedor de serviços para a construção da confiança do paciente em trocas com consequências severas. Consequências severas são situações difíceis nas quais as escolhas apresentam um dilema que pode causar estresse e reações emocionais severas (KAHN; LUCE, 2003). Nesse caso específico, a confiança baseada no afeto parece se tornar importante, principalmente porque os consumidores não possuem habilidade para avaliar aspectos cognitivos e, além disso, uma falha nos serviços médicos pode ser altamente problemática ou até mesmo fatal (LEYSEN; HYMAN, 2004). Por outro lado, em trocas com consequências brandas, estamos predizendo que a cognição será mais importante do que o afeto para a construção da confiança. Neste tipo de situação, os pacientes são mais autoconfiantes, menos sensíveis, não percebem uma alta probabilidade de perda (KUNREUTHER et al., 2002), e, além disso, focam mais nos resultados racionais das trocas.The present article investigates the importance of affect displayed by service provider to build consumer trust in high consequence exchanges. Highconsequence exchanges are difficult situations in which the choices present a dilemma that can cause stress and severe emotional reactions (KAHN; LUCE, 2003). In this specific case, trust based on affect seems to become important; mainly because consumers may not have ability to evaluate the cognitive aspects of the situation, and moreover, a medical services failure can be highly problematic or even fatal (LEISEN; HYMAN, 2004). On the other hand, in low-consequence choices, we are predicting that cognition will be more important than affect in building trust. In this kind of situation, patients are more self-confident, less sensitive, and don’t perceive a high probability of loss (KUNREUTHER et al., 2002), and therefore focuses more on the rational outcomes.application/pdfengFaces : uma revista de idéias. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 4 (out./dez. 2012), p. 133-147ConsumidorSatisfação do consumidorMarketing de relacionamentoAffectCognitionTrustHigh-consequencesServiceThe importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchangesA importância do afeto para a construção da confiança em trocas com consequências severas info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000884682.pdf.txt000884682.pdf.txtExtracted Texttext/plain47470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224382/2/000884682.pdf.txtb7865e363d5b4b976b5a65572b3e97daMD52ORIGINAL000884682.pdfTexto completoapplication/pdf381865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224382/1/000884682.pdf9173a0c4eda1635ef92ecc2ee49ff1a6MD5110183/2243822021-08-18 04:38:22.282991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:38:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A importância do afeto para a construção da confiança em trocas com consequências severas
title The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges
spellingShingle The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges
Terres, Mellina da Silva
Consumidor
Satisfação do consumidor
Marketing de relacionamento
Affect
Cognition
Trust
High-consequences
Service
title_short The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges
title_full The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges
title_fullStr The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges
title_full_unstemmed The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges
title_sort The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges
author Terres, Mellina da Silva
author_facet Terres, Mellina da Silva
Santos, Cristiane Pizzutti dos
author_role author
author2 Santos, Cristiane Pizzutti dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terres, Mellina da Silva
Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor
Satisfação do consumidor
Marketing de relacionamento
topic Consumidor
Satisfação do consumidor
Marketing de relacionamento
Affect
Cognition
Trust
High-consequences
Service
dc.subject.eng.fl_str_mv Affect
Cognition
Trust
High-consequences
Service
description O presente artigo investiga a importância do afeto demonstrado pelo provedor de serviços para a construção da confiança do paciente em trocas com consequências severas. Consequências severas são situações difíceis nas quais as escolhas apresentam um dilema que pode causar estresse e reações emocionais severas (KAHN; LUCE, 2003). Nesse caso específico, a confiança baseada no afeto parece se tornar importante, principalmente porque os consumidores não possuem habilidade para avaliar aspectos cognitivos e, além disso, uma falha nos serviços médicos pode ser altamente problemática ou até mesmo fatal (LEYSEN; HYMAN, 2004). Por outro lado, em trocas com consequências brandas, estamos predizendo que a cognição será mais importante do que o afeto para a construção da confiança. Neste tipo de situação, os pacientes são mais autoconfiantes, menos sensíveis, não percebem uma alta probabilidade de perda (KUNREUTHER et al., 2002), e, além disso, focam mais nos resultados racionais das trocas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-23T04:40:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224382
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-8900
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000884682
identifier_str_mv 1517-8900
000884682
url http://hdl.handle.net/10183/224382
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Faces : uma revista de idéias. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 4 (out./dez. 2012), p. 133-147
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224382/2/000884682.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224382/1/000884682.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7865e363d5b4b976b5a65572b3e97da
9173a0c4eda1635ef92ecc2ee49ff1a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225027530522624