The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224382 |
Resumo: | O presente artigo investiga a importância do afeto demonstrado pelo provedor de serviços para a construção da confiança do paciente em trocas com consequências severas. Consequências severas são situações difíceis nas quais as escolhas apresentam um dilema que pode causar estresse e reações emocionais severas (KAHN; LUCE, 2003). Nesse caso específico, a confiança baseada no afeto parece se tornar importante, principalmente porque os consumidores não possuem habilidade para avaliar aspectos cognitivos e, além disso, uma falha nos serviços médicos pode ser altamente problemática ou até mesmo fatal (LEYSEN; HYMAN, 2004). Por outro lado, em trocas com consequências brandas, estamos predizendo que a cognição será mais importante do que o afeto para a construção da confiança. Neste tipo de situação, os pacientes são mais autoconfiantes, menos sensíveis, não percebem uma alta probabilidade de perda (KUNREUTHER et al., 2002), e, além disso, focam mais nos resultados racionais das trocas. |
id |
UFRGS-2_fb8962fa378647a1b3c4382e0eaa4686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224382 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Terres, Mellina da SilvaSantos, Cristiane Pizzutti dos2021-07-23T04:40:53Z20121517-8900http://hdl.handle.net/10183/224382000884682O presente artigo investiga a importância do afeto demonstrado pelo provedor de serviços para a construção da confiança do paciente em trocas com consequências severas. Consequências severas são situações difíceis nas quais as escolhas apresentam um dilema que pode causar estresse e reações emocionais severas (KAHN; LUCE, 2003). Nesse caso específico, a confiança baseada no afeto parece se tornar importante, principalmente porque os consumidores não possuem habilidade para avaliar aspectos cognitivos e, além disso, uma falha nos serviços médicos pode ser altamente problemática ou até mesmo fatal (LEYSEN; HYMAN, 2004). Por outro lado, em trocas com consequências brandas, estamos predizendo que a cognição será mais importante do que o afeto para a construção da confiança. Neste tipo de situação, os pacientes são mais autoconfiantes, menos sensíveis, não percebem uma alta probabilidade de perda (KUNREUTHER et al., 2002), e, além disso, focam mais nos resultados racionais das trocas.The present article investigates the importance of affect displayed by service provider to build consumer trust in high consequence exchanges. Highconsequence exchanges are difficult situations in which the choices present a dilemma that can cause stress and severe emotional reactions (KAHN; LUCE, 2003). In this specific case, trust based on affect seems to become important; mainly because consumers may not have ability to evaluate the cognitive aspects of the situation, and moreover, a medical services failure can be highly problematic or even fatal (LEISEN; HYMAN, 2004). On the other hand, in low-consequence choices, we are predicting that cognition will be more important than affect in building trust. In this kind of situation, patients are more self-confident, less sensitive, and don’t perceive a high probability of loss (KUNREUTHER et al., 2002), and therefore focuses more on the rational outcomes.application/pdfengFaces : uma revista de idéias. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 4 (out./dez. 2012), p. 133-147ConsumidorSatisfação do consumidorMarketing de relacionamentoAffectCognitionTrustHigh-consequencesServiceThe importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchangesA importância do afeto para a construção da confiança em trocas com consequências severas info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000884682.pdf.txt000884682.pdf.txtExtracted Texttext/plain47470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224382/2/000884682.pdf.txtb7865e363d5b4b976b5a65572b3e97daMD52ORIGINAL000884682.pdfTexto completoapplication/pdf381865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224382/1/000884682.pdf9173a0c4eda1635ef92ecc2ee49ff1a6MD5110183/2243822021-08-18 04:38:22.282991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:38:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
A importância do afeto para a construção da confiança em trocas com consequências severas |
title |
The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges |
spellingShingle |
The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges Terres, Mellina da Silva Consumidor Satisfação do consumidor Marketing de relacionamento Affect Cognition Trust High-consequences Service |
title_short |
The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges |
title_full |
The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges |
title_fullStr |
The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges |
title_full_unstemmed |
The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges |
title_sort |
The importance of affect to build consumer trust in high-consequences exchanges |
author |
Terres, Mellina da Silva |
author_facet |
Terres, Mellina da Silva Santos, Cristiane Pizzutti dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Cristiane Pizzutti dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terres, Mellina da Silva Santos, Cristiane Pizzutti dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidor Satisfação do consumidor Marketing de relacionamento |
topic |
Consumidor Satisfação do consumidor Marketing de relacionamento Affect Cognition Trust High-consequences Service |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Affect Cognition Trust High-consequences Service |
description |
O presente artigo investiga a importância do afeto demonstrado pelo provedor de serviços para a construção da confiança do paciente em trocas com consequências severas. Consequências severas são situações difíceis nas quais as escolhas apresentam um dilema que pode causar estresse e reações emocionais severas (KAHN; LUCE, 2003). Nesse caso específico, a confiança baseada no afeto parece se tornar importante, principalmente porque os consumidores não possuem habilidade para avaliar aspectos cognitivos e, além disso, uma falha nos serviços médicos pode ser altamente problemática ou até mesmo fatal (LEYSEN; HYMAN, 2004). Por outro lado, em trocas com consequências brandas, estamos predizendo que a cognição será mais importante do que o afeto para a construção da confiança. Neste tipo de situação, os pacientes são mais autoconfiantes, menos sensíveis, não percebem uma alta probabilidade de perda (KUNREUTHER et al., 2002), e, além disso, focam mais nos resultados racionais das trocas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-23T04:40:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224382 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-8900 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000884682 |
identifier_str_mv |
1517-8900 000884682 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Faces : uma revista de idéias. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 4 (out./dez. 2012), p. 133-147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224382/2/000884682.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224382/1/000884682.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7865e363d5b4b976b5a65572b3e97da 9173a0c4eda1635ef92ecc2ee49ff1a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225027530522624 |