Comportamento do consumidor : o processo de escolha de sabonetes no Hipermercado Big Sertório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhares, Henrique Pedroni
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29660
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso em Administração, na ênfase em Marketing, teve como objetivo analisar o comportamento de escolha durante o processo de compra de sabonete dos consumidores do hipermercado Big da Avenida Sertório de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva com técnica de observação pessoal, estruturada, disfarçada, no ponto de venda natural. Através dos dados mensurados, buscou-se compreender as peculiaridades dos consumidores da loja, em sua maioria de baixa renda, de maneira a constatar na prática as evidências comportamentais revistas no referencial teórico sobre marketing, canais de distribuição, comportamento do consumidor e consumo na base da pirâmide. Por fim, o presente trabalho apresenta sugestões gerenciais para serem utilizadas no varejo e novas possibilidades de estudo nesta área.
id UFRGS-2_fc5e664314c771c5ecb20ead56a5c09e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29660
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Palhares, Henrique PedroniSilveira, Teniza da2011-06-18T06:02:20Z2010http://hdl.handle.net/10183/29660000769149Este trabalho de conclusão de curso em Administração, na ênfase em Marketing, teve como objetivo analisar o comportamento de escolha durante o processo de compra de sabonete dos consumidores do hipermercado Big da Avenida Sertório de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva com técnica de observação pessoal, estruturada, disfarçada, no ponto de venda natural. Através dos dados mensurados, buscou-se compreender as peculiaridades dos consumidores da loja, em sua maioria de baixa renda, de maneira a constatar na prática as evidências comportamentais revistas no referencial teórico sobre marketing, canais de distribuição, comportamento do consumidor e consumo na base da pirâmide. Por fim, o presente trabalho apresenta sugestões gerenciais para serem utilizadas no varejo e novas possibilidades de estudo nesta área.This is a final paper of conclusion course in Business Administration in emphasis in Marketing and aims to analyze the choice behavior of bath soap consumer`s in Big hypermarket on Avenue Sertório in Porto Alegre. The methodology used in was descriptive technique with personal observation, structured, disguised in the natural point of sale. Using data measured, it has been tried to understand the peculiarities of shoppers, mostly poor people, with the intention to verify in practice behavioral evidence reviewed in reference theoretical on marketing, distribution channels, consumer behavior and consumption on the basis of economical pyramid. Finally, this paper presents managerial suggestions for use in retail and new possibilities for study in this area.application/pdfporComportamento do consumidorCompraTomada de decisãoRetailConsumer behaviorSupermarketComportamento do consumidor : o processo de escolha de sabonetes no Hipermercado Big Sertórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000769149.pdf.txt000769149.pdf.txtExtracted Texttext/plain136826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29660/2/000769149.pdf.txtb320e7ae5f39a4731b309427ed5b100aMD52ORIGINAL000769149.pdf000769149.pdfTexto completoapplication/pdf1671793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29660/1/000769149.pdff560bbee0f9b4cf31dde7017ec399775MD51THUMBNAIL000769149.pdf.jpg000769149.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29660/3/000769149.pdf.jpg32bbf09633f6128c707c5c0bc63d11d2MD5310183/296602018-10-09 09:21:19.473oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29660Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:21:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor : o processo de escolha de sabonetes no Hipermercado Big Sertório
title Comportamento do consumidor : o processo de escolha de sabonetes no Hipermercado Big Sertório
spellingShingle Comportamento do consumidor : o processo de escolha de sabonetes no Hipermercado Big Sertório
Palhares, Henrique Pedroni
Comportamento do consumidor
Compra
Tomada de decisão
Retail
Consumer behavior
Supermarket
title_short Comportamento do consumidor : o processo de escolha de sabonetes no Hipermercado Big Sertório
title_full Comportamento do consumidor : o processo de escolha de sabonetes no Hipermercado Big Sertório
title_fullStr Comportamento do consumidor : o processo de escolha de sabonetes no Hipermercado Big Sertório
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor : o processo de escolha de sabonetes no Hipermercado Big Sertório
title_sort Comportamento do consumidor : o processo de escolha de sabonetes no Hipermercado Big Sertório
author Palhares, Henrique Pedroni
author_facet Palhares, Henrique Pedroni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palhares, Henrique Pedroni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Compra
Tomada de decisão
topic Comportamento do consumidor
Compra
Tomada de decisão
Retail
Consumer behavior
Supermarket
dc.subject.eng.fl_str_mv Retail
Consumer behavior
Supermarket
description Este trabalho de conclusão de curso em Administração, na ênfase em Marketing, teve como objetivo analisar o comportamento de escolha durante o processo de compra de sabonete dos consumidores do hipermercado Big da Avenida Sertório de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva com técnica de observação pessoal, estruturada, disfarçada, no ponto de venda natural. Através dos dados mensurados, buscou-se compreender as peculiaridades dos consumidores da loja, em sua maioria de baixa renda, de maneira a constatar na prática as evidências comportamentais revistas no referencial teórico sobre marketing, canais de distribuição, comportamento do consumidor e consumo na base da pirâmide. Por fim, o presente trabalho apresenta sugestões gerenciais para serem utilizadas no varejo e novas possibilidades de estudo nesta área.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-18T06:02:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29660
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000769149
url http://hdl.handle.net/10183/29660
identifier_str_mv 000769149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29660/2/000769149.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29660/1/000769149.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29660/3/000769149.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b320e7ae5f39a4731b309427ed5b100a
f560bbee0f9b4cf31dde7017ec399775
32bbf09633f6128c707c5c0bc63d11d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447059170328576