Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Abreu da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Arcaro, Katia, Silva, Rodrigo Sychocki da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217087
Resumo: O presente artigo constitui uma pesquisa de caráter documental que objetivou analisar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso das IFES do Rio Grande do Sul apresentam e estruturam a componente curricular História da Matemática. Recorre-se a estudos disponíveis na literatura e legislação vigente para sustentar a ideia de que a História da Matemática, enquanto elemento constitutivo na formação inicial do professor de matemática apresenta-se na forma de um desafio permanente o qual deve mobilizar todos os envolvidos com a formação de professores. A partir de um mapeamento feito nos currículos de Licenciatura em Matemática constatou-se que as IFES no Rio Grande do Sul manifestam a intenção de propor uma componente curricular teórico-reflexiva, dialogando com os futuros professores a partir da perspectiva de que a organização, estruturação e contribuições inerentes ao conhecimento científico matemático são consequências de uma constante realização humana.
id UFRGS-2_ff67fa1c9e6c6b230618719cd22cf7e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217087
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Andressa Abreu daArcaro, KatiaSilva, Rodrigo Sychocki da2021-01-07T04:16:36Z20201517-6312http://hdl.handle.net/10183/217087001116009O presente artigo constitui uma pesquisa de caráter documental que objetivou analisar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso das IFES do Rio Grande do Sul apresentam e estruturam a componente curricular História da Matemática. Recorre-se a estudos disponíveis na literatura e legislação vigente para sustentar a ideia de que a História da Matemática, enquanto elemento constitutivo na formação inicial do professor de matemática apresenta-se na forma de um desafio permanente o qual deve mobilizar todos os envolvidos com a formação de professores. A partir de um mapeamento feito nos currículos de Licenciatura em Matemática constatou-se que as IFES no Rio Grande do Sul manifestam a intenção de propor uma componente curricular teórico-reflexiva, dialogando com os futuros professores a partir da perspectiva de que a organização, estruturação e contribuições inerentes ao conhecimento científico matemático são consequências de uma constante realização humana.The present article composes a research of documental character, which aimed to analyze in which ways the courses’ pedagogical projects of IFES of Rio Grande do Sul present and structure the curricular component History of Mathematics. It appeals to available studies in the literature and in the current legislation to support the idea that the History of Mathematics, while constitutive element in the initial formation of the mathematics teachers, presents itself as a permanent challenge, which may mobilize everyone who is involved with formation of teachers. Since a mapping in the resumes of Major in Mathematics has been made, it was found that the IFES in Rio Grande do Sul show an intention of proposing a theoretical-reflective curricular component, dialoguing with the future teacher from a perspective that the organization, structuring and contributions inherent to scientific knowledge of Mathematics are consequences of a constant human realization.application/pdfporRevista Thema. Pelotas. Vol. 17, n. 1 (2020), p. 172-192Currículo : Ensino superiorHistória da matemáticaFormação de professores : MatemáticaApresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do SulPresentation and structure of curricular component History of Mathematics in the initial formation of the mathematics teachers : reflections from courses´ pedagogical projects at IFES of Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116009.pdf.txt001116009.pdf.txtExtracted Texttext/plain63093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217087/2/001116009.pdf.txtbd5d1f57c2d3e4fc2112b04d3945b34bMD52ORIGINAL001116009.pdfTexto completoapplication/pdf201409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217087/1/001116009.pdf8ad9bd48e562c0d6b1f63db75ceae6fdMD5110183/2170872023-08-05 03:39:11.154303oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217087Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-05T06:39:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Presentation and structure of curricular component History of Mathematics in the initial formation of the mathematics teachers : reflections from courses´ pedagogical projects at IFES of Rio Grande do Sul
title Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul
spellingShingle Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul
Silva, Andressa Abreu da
Currículo : Ensino superior
História da matemática
Formação de professores : Matemática
title_short Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul
title_full Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul
title_fullStr Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul
title_sort Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul
author Silva, Andressa Abreu da
author_facet Silva, Andressa Abreu da
Arcaro, Katia
Silva, Rodrigo Sychocki da
author_role author
author2 Arcaro, Katia
Silva, Rodrigo Sychocki da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andressa Abreu da
Arcaro, Katia
Silva, Rodrigo Sychocki da
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo : Ensino superior
História da matemática
Formação de professores : Matemática
topic Currículo : Ensino superior
História da matemática
Formação de professores : Matemática
description O presente artigo constitui uma pesquisa de caráter documental que objetivou analisar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso das IFES do Rio Grande do Sul apresentam e estruturam a componente curricular História da Matemática. Recorre-se a estudos disponíveis na literatura e legislação vigente para sustentar a ideia de que a História da Matemática, enquanto elemento constitutivo na formação inicial do professor de matemática apresenta-se na forma de um desafio permanente o qual deve mobilizar todos os envolvidos com a formação de professores. A partir de um mapeamento feito nos currículos de Licenciatura em Matemática constatou-se que as IFES no Rio Grande do Sul manifestam a intenção de propor uma componente curricular teórico-reflexiva, dialogando com os futuros professores a partir da perspectiva de que a organização, estruturação e contribuições inerentes ao conhecimento científico matemático são consequências de uma constante realização humana.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T04:16:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217087
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-6312
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116009
identifier_str_mv 1517-6312
001116009
url http://hdl.handle.net/10183/217087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Thema. Pelotas. Vol. 17, n. 1 (2020), p. 172-192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217087/2/001116009.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217087/1/001116009.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd5d1f57c2d3e4fc2112b04d3945b34b
8ad9bd48e562c0d6b1f63db75ceae6fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225006048346112