Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217087 |
Resumo: | O presente artigo constitui uma pesquisa de caráter documental que objetivou analisar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso das IFES do Rio Grande do Sul apresentam e estruturam a componente curricular História da Matemática. Recorre-se a estudos disponíveis na literatura e legislação vigente para sustentar a ideia de que a História da Matemática, enquanto elemento constitutivo na formação inicial do professor de matemática apresenta-se na forma de um desafio permanente o qual deve mobilizar todos os envolvidos com a formação de professores. A partir de um mapeamento feito nos currículos de Licenciatura em Matemática constatou-se que as IFES no Rio Grande do Sul manifestam a intenção de propor uma componente curricular teórico-reflexiva, dialogando com os futuros professores a partir da perspectiva de que a organização, estruturação e contribuições inerentes ao conhecimento científico matemático são consequências de uma constante realização humana. |
id |
UFRGS-2_ff67fa1c9e6c6b230618719cd22cf7e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217087 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Andressa Abreu daArcaro, KatiaSilva, Rodrigo Sychocki da2021-01-07T04:16:36Z20201517-6312http://hdl.handle.net/10183/217087001116009O presente artigo constitui uma pesquisa de caráter documental que objetivou analisar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso das IFES do Rio Grande do Sul apresentam e estruturam a componente curricular História da Matemática. Recorre-se a estudos disponíveis na literatura e legislação vigente para sustentar a ideia de que a História da Matemática, enquanto elemento constitutivo na formação inicial do professor de matemática apresenta-se na forma de um desafio permanente o qual deve mobilizar todos os envolvidos com a formação de professores. A partir de um mapeamento feito nos currículos de Licenciatura em Matemática constatou-se que as IFES no Rio Grande do Sul manifestam a intenção de propor uma componente curricular teórico-reflexiva, dialogando com os futuros professores a partir da perspectiva de que a organização, estruturação e contribuições inerentes ao conhecimento científico matemático são consequências de uma constante realização humana.The present article composes a research of documental character, which aimed to analyze in which ways the courses’ pedagogical projects of IFES of Rio Grande do Sul present and structure the curricular component History of Mathematics. It appeals to available studies in the literature and in the current legislation to support the idea that the History of Mathematics, while constitutive element in the initial formation of the mathematics teachers, presents itself as a permanent challenge, which may mobilize everyone who is involved with formation of teachers. Since a mapping in the resumes of Major in Mathematics has been made, it was found that the IFES in Rio Grande do Sul show an intention of proposing a theoretical-reflective curricular component, dialoguing with the future teacher from a perspective that the organization, structuring and contributions inherent to scientific knowledge of Mathematics are consequences of a constant human realization.application/pdfporRevista Thema. Pelotas. Vol. 17, n. 1 (2020), p. 172-192Currículo : Ensino superiorHistória da matemáticaFormação de professores : MatemáticaApresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do SulPresentation and structure of curricular component History of Mathematics in the initial formation of the mathematics teachers : reflections from courses´ pedagogical projects at IFES of Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116009.pdf.txt001116009.pdf.txtExtracted Texttext/plain63093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217087/2/001116009.pdf.txtbd5d1f57c2d3e4fc2112b04d3945b34bMD52ORIGINAL001116009.pdfTexto completoapplication/pdf201409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217087/1/001116009.pdf8ad9bd48e562c0d6b1f63db75ceae6fdMD5110183/2170872023-08-05 03:39:11.154303oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217087Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-05T06:39:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Presentation and structure of curricular component History of Mathematics in the initial formation of the mathematics teachers : reflections from courses´ pedagogical projects at IFES of Rio Grande do Sul |
title |
Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul Silva, Andressa Abreu da Currículo : Ensino superior História da matemática Formação de professores : Matemática |
title_short |
Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul |
title_full |
Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Apresentação e estrutura da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática : reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso nas IFES do Rio Grande do Sul |
author |
Silva, Andressa Abreu da |
author_facet |
Silva, Andressa Abreu da Arcaro, Katia Silva, Rodrigo Sychocki da |
author_role |
author |
author2 |
Arcaro, Katia Silva, Rodrigo Sychocki da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andressa Abreu da Arcaro, Katia Silva, Rodrigo Sychocki da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo : Ensino superior História da matemática Formação de professores : Matemática |
topic |
Currículo : Ensino superior História da matemática Formação de professores : Matemática |
description |
O presente artigo constitui uma pesquisa de caráter documental que objetivou analisar de que forma os Projetos Pedagógicos de Curso das IFES do Rio Grande do Sul apresentam e estruturam a componente curricular História da Matemática. Recorre-se a estudos disponíveis na literatura e legislação vigente para sustentar a ideia de que a História da Matemática, enquanto elemento constitutivo na formação inicial do professor de matemática apresenta-se na forma de um desafio permanente o qual deve mobilizar todos os envolvidos com a formação de professores. A partir de um mapeamento feito nos currículos de Licenciatura em Matemática constatou-se que as IFES no Rio Grande do Sul manifestam a intenção de propor uma componente curricular teórico-reflexiva, dialogando com os futuros professores a partir da perspectiva de que a organização, estruturação e contribuições inerentes ao conhecimento científico matemático são consequências de uma constante realização humana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-07T04:16:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217087 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-6312 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116009 |
identifier_str_mv |
1517-6312 001116009 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Thema. Pelotas. Vol. 17, n. 1 (2020), p. 172-192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217087/2/001116009.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217087/1/001116009.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd5d1f57c2d3e4fc2112b04d3945b34b 8ad9bd48e562c0d6b1f63db75ceae6fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225006048346112 |