Aplicação da TRI em uma medida de avaliação da compreensão de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Lucas de Francisco
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Monteiro,Rebecca de Magalhães, Alcará,Adriana Rosecler, Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000100006
Resumo: Este trabalho objetivou verificar os parâmetros dos itens e dos sujeitos, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em uma medida de avaliação da compreensão de leitura, englobando análises quantitativas e qualitativas do mapa de itens, assim como investigar a presença de funcionamento diferencial dos itens (DIF). Participaram 518 crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, com idades entre 6 e 16 anos, de escolas particular e pública de Belo Horizonte. Utilizou-se um texto elaborado de acordo com a técnica de Cloze. Foi confirmada a unidimensionalidade do instrumento; verificou-se média de theta maior que a média de dificuldade dos itens; e, a presença de DIF foi observada em alguns itens de acordo com os anos de ensino. Tais resultados demonstraram evidências de validade para o instrumento e são discutidos no trabalho.
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