Aplicação da TRI em uma medida de avaliação da compreensão de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000100006 |
Resumo: | Este trabalho objetivou verificar os parâmetros dos itens e dos sujeitos, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em uma medida de avaliação da compreensão de leitura, englobando análises quantitativas e qualitativas do mapa de itens, assim como investigar a presença de funcionamento diferencial dos itens (DIF). Participaram 518 crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, com idades entre 6 e 16 anos, de escolas particular e pública de Belo Horizonte. Utilizou-se um texto elaborado de acordo com a técnica de Cloze. Foi confirmada a unidimensionalidade do instrumento; verificou-se média de theta maior que a média de dificuldade dos itens; e, a presença de DIF foi observada em alguns itens de acordo com os anos de ensino. Tais resultados demonstraram evidências de validade para o instrumento e são discutidos no trabalho. |
id |
UFRGS-5_00db81e06e52d433ba4409ee0ff4bd93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722013000100006 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação da TRI em uma medida de avaliação da compreensão de leituraCompreensão de leituraPsicometriaensino fundamentalavaliação psicológicaEste trabalho objetivou verificar os parâmetros dos itens e dos sujeitos, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em uma medida de avaliação da compreensão de leitura, englobando análises quantitativas e qualitativas do mapa de itens, assim como investigar a presença de funcionamento diferencial dos itens (DIF). Participaram 518 crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, com idades entre 6 e 16 anos, de escolas particular e pública de Belo Horizonte. Utilizou-se um texto elaborado de acordo com a técnica de Cloze. Foi confirmada a unidimensionalidade do instrumento; verificou-se média de theta maior que a média de dificuldade dos itens; e, a presença de DIF foi observada em alguns itens de acordo com os anos de ensino. Tais resultados demonstraram evidências de validade para o instrumento e são discutidos no trabalho.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000100006Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.1 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000100006info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Lucas de FranciscoMonteiro,Rebecca de MagalhãesAlcará,Adriana RoseclerSantos,Acácia Aparecida Angeli dospor2013-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-10-09T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação da TRI em uma medida de avaliação da compreensão de leitura |
title |
Aplicação da TRI em uma medida de avaliação da compreensão de leitura |
spellingShingle |
Aplicação da TRI em uma medida de avaliação da compreensão de leitura Carvalho,Lucas de Francisco Compreensão de leitura Psicometria ensino fundamental avaliação psicológica |
title_short |
Aplicação da TRI em uma medida de avaliação da compreensão de leitura |
title_full |
Aplicação da TRI em uma medida de avaliação da compreensão de leitura |
title_fullStr |
Aplicação da TRI em uma medida de avaliação da compreensão de leitura |
title_full_unstemmed |
Aplicação da TRI em uma medida de avaliação da compreensão de leitura |
title_sort |
Aplicação da TRI em uma medida de avaliação da compreensão de leitura |
author |
Carvalho,Lucas de Francisco |
author_facet |
Carvalho,Lucas de Francisco Monteiro,Rebecca de Magalhães Alcará,Adriana Rosecler Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro,Rebecca de Magalhães Alcará,Adriana Rosecler Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho,Lucas de Francisco Monteiro,Rebecca de Magalhães Alcará,Adriana Rosecler Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão de leitura Psicometria ensino fundamental avaliação psicológica |
topic |
Compreensão de leitura Psicometria ensino fundamental avaliação psicológica |
description |
Este trabalho objetivou verificar os parâmetros dos itens e dos sujeitos, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em uma medida de avaliação da compreensão de leitura, englobando análises quantitativas e qualitativas do mapa de itens, assim como investigar a presença de funcionamento diferencial dos itens (DIF). Participaram 518 crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, com idades entre 6 e 16 anos, de escolas particular e pública de Belo Horizonte. Utilizou-se um texto elaborado de acordo com a técnica de Cloze. Foi confirmada a unidimensionalidade do instrumento; verificou-se média de theta maior que a média de dificuldade dos itens; e, a presença de DIF foi observada em alguns itens de acordo com os anos de ensino. Tais resultados demonstraram evidências de validade para o instrumento e são discutidos no trabalho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722013000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.1 2013 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865232134144 |