Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300009 |
Resumo: | Este artigo descreve um programa de Treinamento de Habilidades Sociais para pais de crianças com problemas de comportamento. O programa, com duração de 11 semanas, apresentou, por meio de passos semanais seqüenciados, princípios da análise do comportamento para a prática disciplinar não-coerciva e modelos de habilidades sociais educativas para pais, com tarefas semanais de observar o comportamento do filho, estabelecer condições de aprendizagem e desempenho de comportamentos desejáveis (empatia, seguimento de instruções, independência etc.), expressão afetiva entre outros. Participaram do programa 32 mães e dois pais, com avaliações pré e pós-intervenção por meio de questionários de auto-relato e entrevistas. Os resultados mostraram redução significativa na freqüência e severidade de comportamentos importunos e/ou indisciplinados, conforme avaliação dos pais. Concluiu-se que o enfoque de habilidades sociais educativas para pais pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de práticas disciplinares não-coercivas junto a essa clientela. |
id |
UFRGS-5_ae45cb4fee716ade4da2e9178d24e307 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722006000300009 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamentoTreinamento de paistreinamento de habilidades sociaismodificação do comportamentodisciplina não-coercivacomportamentos externalizanteseducação infantilEste artigo descreve um programa de Treinamento de Habilidades Sociais para pais de crianças com problemas de comportamento. O programa, com duração de 11 semanas, apresentou, por meio de passos semanais seqüenciados, princípios da análise do comportamento para a prática disciplinar não-coerciva e modelos de habilidades sociais educativas para pais, com tarefas semanais de observar o comportamento do filho, estabelecer condições de aprendizagem e desempenho de comportamentos desejáveis (empatia, seguimento de instruções, independência etc.), expressão afetiva entre outros. Participaram do programa 32 mães e dois pais, com avaliações pré e pós-intervenção por meio de questionários de auto-relato e entrevistas. Os resultados mostraram redução significativa na freqüência e severidade de comportamentos importunos e/ou indisciplinados, conforme avaliação dos pais. Concluiu-se que o enfoque de habilidades sociais educativas para pais pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de práticas disciplinares não-coercivas junto a essa clientela.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300009Psicologia: Reflexão e Crítica v.19 n.3 2006reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722006000300009info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro,Maria Isabel SantosHaase,Vitor GeraldiDel Prette,AlmirAmarante,Claret Luiz DiasDel Prette,Zilda Aparecida Pereirapor2007-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722006000300009Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2007-04-17T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento |
title |
Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento |
spellingShingle |
Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento Pinheiro,Maria Isabel Santos Treinamento de pais treinamento de habilidades sociais modificação do comportamento disciplina não-coerciva comportamentos externalizantes educação infantil |
title_short |
Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento |
title_full |
Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento |
title_fullStr |
Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento |
title_full_unstemmed |
Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento |
title_sort |
Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento |
author |
Pinheiro,Maria Isabel Santos |
author_facet |
Pinheiro,Maria Isabel Santos Haase,Vitor Geraldi Del Prette,Almir Amarante,Claret Luiz Dias Del Prette,Zilda Aparecida Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Haase,Vitor Geraldi Del Prette,Almir Amarante,Claret Luiz Dias Del Prette,Zilda Aparecida Pereira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro,Maria Isabel Santos Haase,Vitor Geraldi Del Prette,Almir Amarante,Claret Luiz Dias Del Prette,Zilda Aparecida Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treinamento de pais treinamento de habilidades sociais modificação do comportamento disciplina não-coerciva comportamentos externalizantes educação infantil |
topic |
Treinamento de pais treinamento de habilidades sociais modificação do comportamento disciplina não-coerciva comportamentos externalizantes educação infantil |
description |
Este artigo descreve um programa de Treinamento de Habilidades Sociais para pais de crianças com problemas de comportamento. O programa, com duração de 11 semanas, apresentou, por meio de passos semanais seqüenciados, princípios da análise do comportamento para a prática disciplinar não-coerciva e modelos de habilidades sociais educativas para pais, com tarefas semanais de observar o comportamento do filho, estabelecer condições de aprendizagem e desempenho de comportamentos desejáveis (empatia, seguimento de instruções, independência etc.), expressão afetiva entre outros. Participaram do programa 32 mães e dois pais, com avaliações pré e pós-intervenção por meio de questionários de auto-relato e entrevistas. Os resultados mostraram redução significativa na freqüência e severidade de comportamentos importunos e/ou indisciplinados, conforme avaliação dos pais. Concluiu-se que o enfoque de habilidades sociais educativas para pais pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de práticas disciplinares não-coercivas junto a essa clientela. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722006000300009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.19 n.3 2006 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863106670592 |